BLOG

28/12/2021 - Recrutadores

Investindo em treinamentos para melhorar os resultados

O investimento em treinamentos de funcionários tem se tornado uma prática muito comum nas empresas nos últimos tempos. Estudos e pesquisas apontam que a verba destinada à prática cresce a cada ano, mesmo com a contenção de despesas do cenário de crise político-econômica, pois os resultados são muito positivos.

 

Com esses treinamentos, é possível desenvolver habilidades e potencialidades de cada um e, consequentemente, gerar desenvolvimento da própria organização, afinal, são as pessoas que estão ligadas aos seus grandes desafios: produtividade, excelência no atendimento ao cliente, superação de metas, resiliência, entre outros.

 

Podemos definir o treinamento como um processo educacional de curto prazo, sendo aplicado de forma sistemática e organizada. Cabe dizer que este é considerado um investimento inteligente, onde o retorno é garantido, pois dará aos profissionais conhecimentos, técnicas e ferramentas para aplicar no dia a dia.

 

Devido aos seus benefícios, portanto, tais investimentos tem ganhado destaque.

 

 

A importância de investir em treinamentos de colaboradores

 

  • Vantagem competitiva

Quanto mais capacitação o profissional tem, mais criativo e competitivo ele se torna, pois será capaz de inovar e perceber tendências. Desta forma, é possível obter melhores posições no ambiente organizacional, ter preços atrativos e atendimento diferenciado, colocando a empresa à frente da concorrência.

 

  • Aumento da produtividade

Treinamentos tem influência no alcance de melhores resultados, pois permitem aos colaboradores sanarem alguma lacuna técnica ou comportamental que atrapalhe o seu desempenho. Há tempo para treiná-los no que for necessário para que possam cumprir seu trabalho de forma mais eficiente. A qualificação teórica e técnica tende a fazer com que os funcionários se sintam mais satisfeitos profissionalmente, aumentando, assim, a motivação e produtividade.

 

  • Satisfação profissional

Colaboradores qualificados passam a enxergar a organização como um local que oferece oportunidades alinhadas aos seus objetivos de carreira, pois demonstra preocupação com o desenvolvimento do time. Isso reduz os índices de turnover e ainda impede que os concorrentes tirem seus melhores funcionários. Além disso, a formação contínua permite a realização de promoções internas em pessoas que já se conhece e confia.

 

  • Clima organizacional e cultura

O ambiente de trabalho melhora quando o funcionário percebe que não é apenas um número, mas um ativo valioso e importante para a empresa. Ou seja, o clima organizacional é favorecido. Os diferentes treinamentos formam profissionais mais identificados e engajados com as necessidades da empresa. Alinha-se, assim, os objetivos e interesses de ambas as partes.

 

  • Redução de custos

Apesar de parecer um gasto a mais para a empresa, a redução do turnover e o aumento da produtividade, a partir da realização dos treinamentos, reduz muitos custos e compensa o investimento com alta performance e qualidade.

 

A Authent ratifica: treinamento é investimento e não custo! A ausência desta prática faz com que a empresa entre numa espiral de tentativa e erro até que alcance o resultado esperado. Para evitar prejuízos à organização, o melhor é poupar tempo e agilizar as ações.

 

O treinamento, alinhado aos valores, visão de futuro e um planejamento estratégico bem definidos, ajuda no desenvolvimento da empresa. Gestores podem estabelecer metas mais altas, que desafiem a equipe e os funcionários se sentem mais dispostos a alcançar os objetivos do período, podem até ganhar bônus ou gratificações.

 

Post relacionados

17/05/2022 - Recrutadores

O que você pretende com essa contratação? Como o produto ou serviço pode ajudar os colaboradores e a empresa, como um todo, a se desenvolver?

09/05/2022 - Recrutadores

Na hora de preencher uma nova vaga na organização, a possibilidade de recontratar um ex-colaborador se torna uma boa opção por diversos motivos: o fato de já conhecer o clima organizacional e a cultura da empresa e saber quais são os objetivos do negócio torna a reintegração mais simples.

03/05/2022 - Recrutadores

Com a pandemia, a revolução digital, que já estávamos vivendo, se intensificou. As relações pessoais, o trabalho, o consumo e o entretenimento acabaram migrando, em grande parte, para o ambiente virtual.

Rua Machado Bittencourt, 205, sala 26
Vila Clementino - São Paulo / SP - CEP: 04044-904

+55 11 5906-7500