BLOG

10/08/2021 - Candidatos, Recrutadores

A importância das dinâmicas de treinamento

Saber trabalhar em equipe é uma das competências pessoais mais estimuladas pelas grandes empresas nos últimos anos. Profissionais capazes de liderar e motivar os colaboradores, melhorando os resultados e criando um ambiente saudável e positivo, são valorizados.

 

As dinâmicas de treinamentos em grupo são ferramentas funcionais para envolver e treinar os times de uma organização, com o objetivo de integrar, desinibir, divertir, refletir e promover o conhecimento entre todos. Além disso, é fundamental para os gestores de RH observarem o comportamento dos profissionais, avaliando suas características individuais e como atuam em conjunto com os outros colaboradores.

Para envolver os funcionários de uma maneira atrativa e inteligente, é preciso estabelecer a conexão entre a realidade do problema na empresa e o ambiente de treinamento. Só a partir daí é que surgem discussões e aprendizados eficazes, fazendo com que eles se sintam mais motivados e preparados para vencer os desafios da rotina corporativa.

 

Dinâmicas de treinamento envolvem colaboradores de maneira atrativa e inteligente

 

As instituições que apostam nesse tipo de treinamento mais dinâmico agregam valor aos seus produtos e serviços, pois geram confiança em seus profissionais ao prezar pela diversidade de ideias e pelo compartilhamento de experiências.

 

Tais dinâmicas costumam ser realizas por meio de jogos, por conta de seu aspecto lúdico, criativo e espontâneo, levando os colaboradores a liberarem sua espontaneidade e criatividade. Ao vivenciar no jogo um pouco da realidade de cada um, cria-se a percepção do modo de agir e interagir entre os participantes e a possibilidade de aprimorá-los.

 

Portanto, os treinamentos trazem

  • transmissão e fixação da aprendizagem;
  • interação entre os diferentes colaboradores;
  • liberação do corpo e mente dos condicionamentos da vida atual;
  • ampliação do campo de respostas do indivíduo;
  • experimentação de novos comportamentos;
  • definição de visão, valores, regras de conduta etc;
  • competição.

 

E as vantagens e benefícios para as empresas são:

  • aproveitamento dos talentos individuais;
  • maior criatividade e produtividade no campo profissional;
  • motivação para atingir metas;
  • descentralização de poder, trazendo maior responsabilidade individual;
  • novas abordagens e soluções para problemas corriqueiros.

 

Cabe dizer que as dinâmicas em grupo também podem ocorrer de forma remota, já que estamos em tempo de home office ou trabalho híbrido. Basta utilizar ferramentas de videoconferência, como Zoom ou Google Meet, por exemplo.

 

A Authent, por fim, ressalta que é sempre bom contar com estratégias inteligentes na retenção de talentos e criar possibilidades para que os colaboradores atuem em conjunto, fortalecendo a empresa e o trabalho em equipe.

 

Post relacionados

17/05/2022 - Recrutadores

O que você pretende com essa contratação? Como o produto ou serviço pode ajudar os colaboradores e a empresa, como um todo, a se desenvolver?

09/05/2022 - Recrutadores

Na hora de preencher uma nova vaga na organização, a possibilidade de recontratar um ex-colaborador se torna uma boa opção por diversos motivos: o fato de já conhecer o clima organizacional e a cultura da empresa e saber quais são os objetivos do negócio torna a reintegração mais simples.

03/05/2022 - Recrutadores

Com a pandemia, a revolução digital, que já estávamos vivendo, se intensificou. As relações pessoais, o trabalho, o consumo e o entretenimento acabaram migrando, em grande parte, para o ambiente virtual.

Rua Machado Bittencourt, 205, sala 26
Vila Clementino - São Paulo / SP - CEP: 04044-904

+55 11 5906-7500