BLOG

19/10/2021 - Candidatos, Recrutadores

Qual é o impacto do turnover na sua empresa?

A gestão de uma empresa precisa conhecer as particularidades do negócio, definir metas comerciais e analisar as exigências do mercado para estabelecer o número de colaboradores necessários para garantir que a engrenagem produtiva alcance uma boa performance. Neste sentido, o turnover – fluxo de entradas e saídas de funcionários em uma organização – é uma ameaça que pode indicar problemas de administração e falta de infraestrutura e motivação das equipes.

 

O índice de rotatividade é calculado a partir da relação entre o desligamento e a admissão de novos colaboradores durante o período de um ano. Ele revela a capacidade da organização reter funcionários, sendo atrativa para eles e, consequentemente, para os clientes. 

 

Fórmula para calcular o turnover

 

O turnover pode ser voluntário e involuntário. O primeiro caso acontece quando um profissional pede demissão por estar descontente ou por receber uma proposta de trabalho melhor. 

 

Entre os motivos para o alto índice da rotatividade voluntária, estão:

👉 Insatisfação com as condições de trabalho, remuneração ou conflitos com o gestor;

👉 Falta de feedback que dificulta que o funcionário desenvolva suas competências a ponto de ficar apto para assumir cargos com maiores responsabilidades e salários;

👉 Acomodação do líder, que mantém um colaborador por dois ou três anos realizando as mesmas tarefas, sem oportunidades de aprendizagem e crescimento;

👉 Ausência de plano de carreira ou possibilidade de ascensão;

👉 Alta carga de pressão por resultados que prejudica o espírito de equipe e os bons resultados;

👉 Ambiente corporativo insalubre que atrapalha o bem-estar e pode até afetar a saúde do funcionário.

 

Cabe ao RH realizar a entrevista de desligamento para compreender o que motivou a saída do profissional e, junto com os gestores, traçar estratégias de retenção dos talentos.

 

Já o turnover involuntário está relacionado ao desligamento de colaboradores com desempenho ruim, comportamento inadequado ou falta de fit cultural com a empresa e pode revelar falhas no processo de recrutamento e seleção, como, por exemplo, uma descrição de vaga que não corresponde com a realidade do cargo.

 

CONHEÇA OS IMPACTOS GERADOS PELO TURNOVER

 

Entre os efeitos negativos, podemos citar:

👉 Problemas de produtividade e rentabilidade, pois a empresa sentirá dificuldades para atender aos pedidos no tempo e expectativa do cliente e, com um ritmo de trabalho mais lento, poderá ver sua excelência abalada;

👉 Sem a quantidade necessária de funcionários, até que novas contratações sejam realizadas, haverá acúmulo de processos sem conclusão;

👉 Insatisfação dos colaboradores, que podem ficar sobrecarregados com uma pessoa a menos na equipe;

 👉 Clima corporativo prejudicado e aumento de conflitos, acarretando para os gestores mais dificuldades em lidar com a equipe que restou;

👉 Despesas com exames admissionais e de desligamento do funcionário;

👉 Custos com a abertura de processos de recrutamento e seleção, bem como com a divulgação de vagas;

👉 Despesas com o treinamento e integração do novo colaborador.

É necessário compreender os motivos que levam os funcionários a saírem ou permanecerem na empresa e pensar em estratégias para gerenciar a rotatividade e reter os profissionais talentosos, como: pacote de benefícios, plano de carreira, líderes bem-preparados e desafios que estimulem a motivação na equipe. Para reverter um alto índice de turnover recomendamos a união de forças entre RH, Marketing e gestores para melhorias nos processos internos, na rotina corporativa, bem como a promoção da marca.

 

Post relacionados

17/05/2022 - Recrutadores

O que você pretende com essa contratação? Como o produto ou serviço pode ajudar os colaboradores e a empresa, como um todo, a se desenvolver?

09/05/2022 - Recrutadores

Na hora de preencher uma nova vaga na organização, a possibilidade de recontratar um ex-colaborador se torna uma boa opção por diversos motivos: o fato de já conhecer o clima organizacional e a cultura da empresa e saber quais são os objetivos do negócio torna a reintegração mais simples.

03/05/2022 - Recrutadores

Com a pandemia, a revolução digital, que já estávamos vivendo, se intensificou. As relações pessoais, o trabalho, o consumo e o entretenimento acabaram migrando, em grande parte, para o ambiente virtual.

Rua Machado Bittencourt, 205, sala 26
Vila Clementino - São Paulo / SP - CEP: 04044-904

+55 11 5906-7500