BLOG

21/12/2021 - Recrutadores

Conheça 7 estratégias de RH para sua empresa crescer

Fazer uma empresa crescer no menor tempo possível é uma meta perseguida por qualquer empresário. Porém, muitos enfrentam uma série de dificuldades para atingir este objetivo.

 

É importante ressaltar que as instituições que querem se manter e/ou se destacar no mercado precisam buscar inovações – aquilo que as diferencia dos concorrentes – e uma estratégia de crescimento eficaz.

O departamento de Recursos Humanos – cada vez mais estratégico – é um dos recursos da gestão inteligente e de alta performance, essencial para quem busca competitividade e sustentabilidade de seu negócio. Ele trabalha com todas as ferramentas necessárias para esse desenvolvimento, fortalecendo a cultura organizacional e estimulando os processos internos da empresa.

 

Não é preciso ferramentas sofisticadas para gerir pessoas e expandir negócios. Basta ter a capacidade de analisar os contextos e entender os colaboradores para saber quais são os pontos fortes e fracos. 

 

Um bom crescimento se faz a partir de objetivos a serem alcançados. A Authent, portanto, separou 7 estratégias de RH para ajudar sua empresa a crescer!

 

Estratégias inovadoras de RH podem fazer sua empresa crescer com qualidade

 

 

1- Integração de colaboradores

 

Estratégias de integração são essenciais, pois são uma forma de transmitir as ideias, valores, metas e normas da empresa ao novo funcionário e reforçá-las à equipe já existente. Quanto mais eles entendem sobre as responsabilidades que possuem e como devem agir, mais fácil se atinge as metas estabelecidas.

Há investimentos cada vez maiores, por exemplo, no onbording de colaboradores e em programas que motivem as equipes a trabalharem mais e melhor.

 

2-  Investimento em qualificação

 

O capital humano é o diferencial de qualquer negócio. Há muitas demandas em diferentes setores que requerem qualificação contínua e é um diferencial para o mercado cada vez mais exigente e acelerado. Cabe ao gestor definir o que deseja para sua empresa e alinhar estratégias de RH e de outros setores envolvidos para implementar programas de treinamento, ações e desenvolvimento humano.

 

3- Avaliação de resultados

 

Não se pode crescer sem avaliar os resultados de uma empresa. Criar padrões de avaliação de desempenho bem estruturadas ajuda o gestor a tomar decisões em relação aos direcionamentos que precisam ser tomados: capacitar, contratar novos talentos, remanejar pessoas e equipes, identificar contingências, plano de recompensar, otimizar custos, gerenciar investimento, entre outros.

4- Pesquisa regular de clima organizacional

 

Estar disposto a ouvir o que os colaboradores têm a dizer sobre o ambiente de trabalho é um recurso de RH dos mais importantes para as organizações que queiram se destacar. A pesquisa de clima é um instrumento de gestão relevante, pois aponta de que forma a empresa poderá melhorar suas ações e processos produtivos.

5- Formação de novos líderes

 

Líderes que formam líderes e estimulam um cenário de aprendizagem mútua e colaboração é mais um aspecto da gestão de alta performance, que permite que a empresa cresça em pouco tempo. Afinal, são os líderes que motivam e conduzem a equipe ao sucesso. E o RH precisa estar atento e preparado para identificar esses talentos e reconhecer a possibilidade de desenvolvê-los.

6- BONS RELACIONAMENTOS

 

Estabelecer uma relação positiva com a empresa e com a equipe é algo de muito valor. Os colaboradores que sentem que seus líderes os tratam com confiança, respeito e apoio, tendem a ter um melhor desempenho e a trabalhar com iniciativa. Trabalhe sem separação de equipes, apostando em ações de integração. Empatia e compreensão são as palavras-chave.

 

7- TRANSPARÊNCIA

 

Quando os colaboradores sabem que as regras e normas são iguais para todos, aumenta-se a inovação dos processos. Comunicar-se de forma aberta e clara gera confiança e maximiza a produtividade geral da empresa

 

A gestão de recursos humanos é considerada um dos principais processos que impactam no crescimento de qualquer negócio. E todas as ações listadas acima ajudam a evitar o rodízio de talentos, que gera altos custos de recrutamento, contratação de desligamentos. Além disso, garante um clima organizacional adequado, aumentando a motivação e o engajamento.

Post relacionados

17/05/2022 - Recrutadores

O que você pretende com essa contratação? Como o produto ou serviço pode ajudar os colaboradores e a empresa, como um todo, a se desenvolver?

09/05/2022 - Recrutadores

Na hora de preencher uma nova vaga na organização, a possibilidade de recontratar um ex-colaborador se torna uma boa opção por diversos motivos: o fato de já conhecer o clima organizacional e a cultura da empresa e saber quais são os objetivos do negócio torna a reintegração mais simples.

03/05/2022 - Recrutadores

Com a pandemia, a revolução digital, que já estávamos vivendo, se intensificou. As relações pessoais, o trabalho, o consumo e o entretenimento acabaram migrando, em grande parte, para o ambiente virtual.

Rua Machado Bittencourt, 205, sala 26
Vila Clementino - São Paulo / SP - CEP: 04044-904

+55 11 5906-7500