BLOG

17/05/2022 - Recrutadores

RH: como avaliar melhor seus fornecedores?

Com um mercado tão competitivo, para crescer e se destacar, é necessário que as empresas tenham metodologias adequadas para avaliar a qualidade de seus fornecedores. E o RH também é responsável por esta análise, pois, ao contratar serviços e produtos de organizações competentes, o setor faz com que a experiência dos colaboradores seja positiva e garante que a produtividade esperada seja alcançada.

 

Por isso, nós, da Authent, separamos um passo a passo para o Departamento de Recursos Humanos descobrir como avaliar seus fornecedores com mais assertividade. Preste atenção!

 

Quando contratar um fornecedor avalie o nível de comprometimento dele

 

PASSO 1 ???? DEFINA AS EXPECTATIVAS COM A CONTRATAÇÃO DO FORNECEDOR

 

O que você pretende com essa contratação? Como o produto ou serviço pode ajudar os colaboradores e a empresa, como um todo, a se desenvolver? Quais índices o RH pretende melhorar: diminuir o absenteísmo, o turnover, aumentar a produtividade da equipe etc? O alinhamento inicial é muito importante para que a performance do fornecedor seja analisada e acompanhada de forma correta. 

 

PASSO 2 ???? LISTE OS FATORES QUE DEVEM SER LEVADOS EM CONTA EM UMA AVALIAÇÃO

 

Entre os requisitos que podem ser avaliados, existem os conhecidos 10Cs:

 

  1. Competência – Como é a qualidade da entrega?
  2. Capacidade – Qual a estrutura, equipamento e equipe da empresa fornecedora?
  3. Compromisso – O fornecedor cumpre prazos? Resolve problemas quando eles surgem?
  4. Controle – O processo é organizado? Qual o tamanho do controle que o fornecedor tem?
  5. Cash (Dinheiro) – O fornecedor é sólido financeiramente? Tem condição de realizar as entregas propostas?
  6. Custo – O preço é competitivo perante os concorrentes?
  7. Consistência – Quanto tempo de mercado tem a empresa fornecedora? Qual sua reputação?
  8. Cultura – Quais os valores do fornecedor?
  9. Clean (Limpeza) – A empresa é sustentável? Recebeu reclamações no Procon ou Reclame aqui?
  10. Comunicação – Os canais de comunicação com o fornecedor funcionam? 

 

PASSO 3 ????  SAIBA A OPINIÃO DOS COLABORADORES SOBRE OS FORNECEDORES

 

Uma ótima forma de avaliar os fornecedores de RH é perguntar a opinião dos funcionários que utilizam os serviços ou produtos contratados no dia a dia. Uma pesquisa de satisfação por escrito funciona bem e possibilita que as empresas fornecedoras tenham feedbacks concretos sobre o desempenho delas, aprimorando, assim, suas entregas.

 

PASSO 4 ???? ESCOLHA NÚMEROS CONCRETOS PARA MEDIR OS RESULTADOS DOS FORNECEDORES

 

Outro passo é descobrir o ROI ou Retorno Sobre Investimento. O índice pode ser definido conforme as taxas de engajamento, produtividade e retenção dos talentos. Quanto maior o ROI, melhor o serviço prestado pelo fornecedor.

 

A fórmula é simples:  ROI = (Ganho obtido – Investimento)

 

Por exemplo, qual o lucro que a empresa teve ao conseguir diminuir a rotatividade de funcionários menos o valor investido com um curso de capacitação? 

 

Lembrando que, na hora de fazer as contratações, nem sempre o melhor custo é o fator determinante. Como falamos, existem vários requisitos importantes. Um serviço mais barato de um fornecedor menos estruturado pode implicar em atrasos e imprevistos, atrapalhando a qualidade do projeto ao qual está vinculado e a performance das equipes. Por isso, o departamento de RH deve antecipar os riscos antes de escolher determinada empresa.

Post relacionados

29/09/2022 - Serviços

Nos tempos atuais estamos vivenciando a importância e os benefícios do trabalho remoto. Esse novo formato tem refletido diretamente em diversos fatores, como por exemplo na produtividade e satisfação do colaborador de forma positiva, consequentemente, gerando para o empregador baixos índices de insatisfação por parte dos funcionários, diminuição no turnover , redução dos encargos sociais, retenção de talentos, contratação de mão de obra especialista de outras localidades entre outros diversos benefícios.  

25/07/2022 - Serviços

Criada em 2003, o LinkedIn é a mais famosa e maior rede social profissional e nasceu com o objetivo de gerar conexões e relacionamentos entre as pessoas que estão no mercado de trabalho. A ideia que move a plataforma é conectar profissionais e empresas que tenham interesses em comum.

18/07/2022 - Serviços

Conciliar períodos de trabalho com momentos de descanso, ou ainda vida profissional com pessoal, é um desafio para os trabalhadores modernos. Afinal, o avanço da tecnologia deixou muito tênue a linha entre uma coisa e outra, propiciando o aumento de doenças, como a Síndrome de Burnout.

Rua Machado Bittencourt, 205, sala 26
Vila Clementino - São Paulo / SP - CEP: 04044-904

+55 11 5906-7500