BLOG

29/03/2022 - Candidatos, Recrutadores

O que é E-recruitment?

Um tema que gostamos muito de abordar em nosso blog é o processo de recrutamento e seleção porque não é tarefa fácil contratar um colaborador que tenha todos os pré-requisitos da função e combine com a cultural organizacional da empresa. Quando há urgência no preenchimento da vaga, a tensão aumenta ainda mais. É aí que a tecnologia surge para otimizar todas as etapas, tornando o processo digital e simplificando a rotina do recrutador.

 

O e-recruitment é a contratação de colaboradores pela internet que permite que os melhores profissionais sejam atraídos de forma ágil e assertiva, diminuindo o tempo de admissão. Também conhecido como recrutamento digital, ele usa várias ferramentas e estratégias para buscar e selecionar os candidatos mais aptos, com o objetivo de reduzir a quantidade de tarefas que precisam ser realizadas de forma manual e centralizar todas as informações em sistemas online. Além disso, o recrutamento digital usa Big Data e Inteligência Artificial para aumentar as chances de acertar a contratação e minimizar o turnover

 

Faz parte do E-recruitment:

👉 Usufruir dos anúncios online que podem ser postados rapidamente em plataformas específicas ou nas redes sociais, alcançando mais candidatos, independentemente do local em que estejam;

👉  Ter acesso online aos profissionais, interagindo com aqueles que estão interessados na vaga e guardar o histórico de cada um, bem como as trocas de informações;

👉  Criar um banco de currículos online fácil de arquivar e, quando houver necessidade, usá-lo para preencher novas vagas.

 

O recrutamento digital torna a seleção mais assertiva e rápida.

 

 

Um dos primeiros passos do e-recruitment é escolher quais plataformas online serão usadas pela empresa para anunciar suas vagas. Para isso, é necessário ter uma boa descrição das atividades que serão desempenhadas por aquele profissional, bem como os pré-requisitos que a instituição está procurando (formação, experiências anteriores e comportamento). Depois de feito o anúncio, a triagem de currículos é realizada de forma automatizada e o RH recebe as melhores candidaturas. Em algumas plataformas, ainda é possível ser proativo e buscar os profissionais por palavra-chave e convidá-los para o processo seletivo.

 

Outro caminho para chegar aos melhores talentos é apostar nas Redes sociais. Com mais de 600 milhões de usuários, o LinkedIn possibilita que empresas tenham seu próprio perfil e postem suas vagas. Nesta rede, os profissionais também conseguem gerar conteúdo, fazer networking, divulgar seus projetos, estabelecendo relacionamento com pessoas suas áreas de atuação. O LinkedIn ainda oferece recursos exclusivos para headhunters, facilitando a busca pelo candidato ideal.

 

Hoje, com o grande volume de informações disponível, é muito importante ter velocidade na hora de processá-las. Depois de atingir muitos candidatos com um anúncio bem feito da vaga, é interessante usar o Big Data para fazer uma análise de dados assertiva. Softwares e ferramentas digitais com seus algoritmos inteligentes ajudam a recolher, agrupar e interpretar as informações, de forma dinâmica, com o objetivo de auxiliar a encontrar e contratar os profissionais que se encaixarão adequadamente no perfil da vaga aberta.

 

Em conjunto com o Big Data, a Inteligência artificial conta com máquinas e robôs que conseguem aprender e tomar decisões por conta própria, agilizando ainda mais o recrutamento e seleção. Eles são capazes de analisar as respostas por escrito dos candidatos e até avaliar critérios como expressão facial, linguagem corporal e velocidade da fala.

Post relacionados

17/05/2022 - Recrutadores

O que você pretende com essa contratação? Como o produto ou serviço pode ajudar os colaboradores e a empresa, como um todo, a se desenvolver?

09/05/2022 - Recrutadores

Na hora de preencher uma nova vaga na organização, a possibilidade de recontratar um ex-colaborador se torna uma boa opção por diversos motivos: o fato de já conhecer o clima organizacional e a cultura da empresa e saber quais são os objetivos do negócio torna a reintegração mais simples.

03/05/2022 - Recrutadores

Com a pandemia, a revolução digital, que já estávamos vivendo, se intensificou. As relações pessoais, o trabalho, o consumo e o entretenimento acabaram migrando, em grande parte, para o ambiente virtual.

Rua Machado Bittencourt, 205, sala 26
Vila Clementino - São Paulo / SP - CEP: 04044-904

+55 11 5906-7500