BLOG

25/05/2021 - Recrutadores

Porque o Big data é um grande aliado do RH?

Na era do Big Data, dados são matéria-prima para a análise dos perfis dos candidatos e, quanto mais informações um recrutador tem, mais chances de conduzir um processo de recrutamento e seleção assertivo. 

Softwares e ferramentas digitais com seus algoritmos inteligentes são grandes aliados do RH porque ajudam a recolher, agrupar e interpretar dados, de forma dinâmica, com o objetivo de auxiliar a encontrar e contratar os profissionais que se encaixarão adequadamente no perfil da vaga aberta.

Podemos definir Big Data justamente como o processo de seleção, coleta, armazenagem e análise de um grande volume de informações que estão espalhadas na internet por fontes externas e no ambiente interno das empresas. 

Dados sobre candidatos podem vir de diversos lugares como, por exemplo: cadastros feitos em plataformas, sites de vagas, banco de talentos da própria empresa, redes sociais e até pesquisas na internet. Quando bem analisados, eles podem aumentar a probabilidade de fazer uma boa contratação ao indicar o quanto determinado candidato está inclinado a permanecer na empresa e se suas experiências anteriores são capazes de influenciar o desempenho no cargo pretendido.

Para a gestão de RH é importante cruzar estas inúmeras informações de forma correta para embasar a tomada de decisão em relação aos candidatos realmente capacitados em meio a oferta de mão de obra despreparada. Ou seja: é necessário utilizar adequadamente as ferramentas para transformar dados desorganizados em informações úteis que sirvam para definir processos de recrutamento e seleção.

Softwares como o People Analytics possibilitam ao recrutador identificar comportamentos e competências do candidato para concluir se ele é aderente ao cargo e à cultura organizacional da instituição. 

Com o intuito de proporcionar uma melhoria contínua das metodologias de recrutamento e seleção é fundamental fazer uma análise minuciosa após a efetivação do colaborador, retroalimentando as ferramentas digitais com indicadores relevantes capazes de torná-las cada vez mais eficientes. Entre dados que são considerados importantes, podemos citar:

porcentagem de profissionais atraídos por cada canal de comunicação, identificando quais são os principais;

engajamento dos candidatos nas etapas do processo de seleção;

tempo médio e número de vagas fechadas no prazo;

porcentagem de propostas aceitas e custos com a contratação;

média de permanência dos colaboradores selecionados, possibilitando uma análise preditiva que estima se um determinado profissional teria sucesso se contratado para determinada função.

Ao alimentar o sistema com dados dos candidatos e manter atualizado o cadastro dos funcionários, com o passar do tempo, o Big Data fará com que a empresa tenha informações suficientes para efetuar comparações, criar metas e aprimorar o processo de recrutamento.

O Big Data também é aliado de RH e gestores na hora de aprimorar a performance das equipes porque utilizando as ferramentas digitais é possível verificar as tendências e padrões de comportamento dos colaboradores, sabendo o que engaja sua equipe para torná-la mais produtiva, melhorando o ambiente corporativo e a satisfação dos funcionários. Quando bem analisados, os dados são capazes de identificar custos desnecessários e setores onde é preciso mais investimento, permitindo fazer previsões, avaliar tendências de mercado e de comportamento. 

Antigamente, o uso de dados não era muito comum, porém a realidade mudou e usar o Big Data se tornou pré-requisito para um RH estratégico. Trabalhar corretamente com as informações aprimora não só o processo de recrutamento e seleção, mas também facilita o trabalho dos gestores, melhorando a produtividade das organizações. A Avance-Authent tem muita experiência em usar tecnologias e ferramentas digitais. Com todo este know-how, conseguimos promover o encontro ideal entre sua empresa e os melhores talentos disponíveis no mercado de trabalho.

Post relacionados

17/05/2022 - Recrutadores

O que você pretende com essa contratação? Como o produto ou serviço pode ajudar os colaboradores e a empresa, como um todo, a se desenvolver?

09/05/2022 - Recrutadores

Na hora de preencher uma nova vaga na organização, a possibilidade de recontratar um ex-colaborador se torna uma boa opção por diversos motivos: o fato de já conhecer o clima organizacional e a cultura da empresa e saber quais são os objetivos do negócio torna a reintegração mais simples.

03/05/2022 - Recrutadores

Com a pandemia, a revolução digital, que já estávamos vivendo, se intensificou. As relações pessoais, o trabalho, o consumo e o entretenimento acabaram migrando, em grande parte, para o ambiente virtual.

Rua Machado Bittencourt, 205, sala 26
Vila Clementino - São Paulo / SP - CEP: 04044-904

+55 11 5906-7500