BLOG

20/06/2022 - Não categorizado

Descubra o que é o metaverso e como ele funciona

Você sabe qual é uma das palavras mais buscadas na internet desde o fim de 2021? É a palavra metaverso: um universo virtual onde cada pessoa pode ser, fazer e construir o que quiser. Podemos dizer que ele é uma espécie de realidade paralela – em alguns casos ficcional, como os games – em que temos a possibilidade de vivenciar uma experiência de imersão.

Portanto, metaverso é o nome usado para denominar um ambiente virtual imersivo, coletivo e hiper-realista, onde as pessoas poderão conviver entre si usando avatares customizados em 3D. O acesso a este universo é feito por meio de óculos especiais, fones de ouvido, sensores e outros equipamentos.

Apesar de possuir toda a estrutura do mundo real, tecnicamente, o metaverso não é real, apenas busca passar a sensação de realidade. É uma evolução da nossa internet atual: as redes sociais são o nosso ambiente virtual, podendo ser acessadas com celulares e computadores; já com o metaverso, a experiência é muito mais imersiva, uma vez que será possível vivenciá-la por dentro. Entendeu?

 

No metaverso, o céu é o limite e tudo é possível

 

Quais os impactos do metaverso no mercado de trabalho?

 

Nos próximos anos, a tendência é que aconteça uma grande transformação no modo como as pessoas interagem socialmente pela internet. Não sabemos exatamente como o metaverso vai funcionar na prática ainda, porém o que se sabe é que todos os usuários poderiam trabalhar, manter contato com os amigos, construir e decorar uma casa, comprar roupas e acessórios, ir a shows e até fazer viagens, tudo virtualmente.

No caso das empresas, o metaverso poderia abrir possibilidades de conexões, ao aproximar virtualmente as pessoas, oferecendo tradução simultânea para diferentes línguas, além de permitir que o usuário se represente da forma mais próxima do desejado. Desta maneira, são várias as expectativas de incorporar este universo virtual no mundo corporativo:

  • O metaverso poderia trazer uma nova experiência, unindo o trabalho híbrido com as vantagens do home office ao permitir interações diferentes entre os profissionais e, consequentemente, uma mudança nas relações e diminuição da fadiga digital.
  • A tendência é surgir modelos de trabalhos menos verticalizados, com menos hierarquias e mais colaboração.
  • Os treinamentos de colaboradores remotos poderiam ser realizados em salas especiais que permitissem dinâmicas de grupo interativas, além de perceber quem está mais atento ou não.
  • Mudanças também são esperadas nas entrevistas de empregos de novos colaboradores, com provas e dinâmicas em grupos por meio do ambiente digital, sem a necessidade de deslocamento.
  • Outra coisa que o metaverso poderia favorecer é o regime de trabalho intermitente que permite que um mesmo profissional esteja em uma empresa de manhã e em outra à tarde. Neste caso, haveria adaptações de companhias e funcionários.
  • Já existe um movimento de algumas empresas em contratar profissionais mais jovens que conhecem mais a fundo este tipo de tecnologia. A geração que mais investe nesta nova realidade tem em torno de 24 anos, ou seja, é ela quem estará mais capacitada para especificar e criar valor em um mundo virtual 3D.

Tudo isso parece ainda um sonho distante. Há projeções de que o metaverso poderá fazer parte do nosso dia a dia nos próximos 5 ou 10 anos. Mas, para isso, uma série de fatores devem ser considerados, como a tecnologia 5G – ainda em fase de implantação no Brasil – e os preços dos equipamentos que são caros atualmente. Só nos resta esperar.

Post relacionados

27/06/2022 - Recrutadores

Além de uma grande responsabilidade, contratar um novo colaborador é uma tarefa complexa e delicada. Primeiro, há o risco de realizar um processo de recrutamento e seleção falho com consequências negativas para a companhia. Depois, existe a questão da integração do novato à equipe e à empresa. Quando esta etapa não é bem realizada, ela pode prejudicar o engajamento do profissional, provocando queda de produtividade, dificuldades para que o contratado atinja seu desempenho máximo e possibilitando um maior turnover.

14/06/2022 - Serviços

Todo mundo já ouviu falar dos cargos de auxiliar, assistente e analista, principalmente quando recebem mensagens sobre novas vagas, né? Mas na hora de procurar emprego pode surgir a dúvida: será que você tem o perfil desta vaga?

08/06/2022 - Serviços

A pandemia da Covid-19 fez com que muitas empresas optassem pelo trabalho remoto. Com essa mudança, agora é possível conquistar um emprego fora do Brasil sem precisar estar presente no país-sede da vaga. E como tudo pode ser feito pelo computador, com interação online entre os membros da equipe, dá para trabalhar para companhias de qualquer lugar do mundo.

Rua Machado Bittencourt, 205, sala 26
Vila Clementino - São Paulo / SP - CEP: 04044-904

+55 11 5906-7500