BLOG

04/08/2021 - Recrutadores

Conheça as vantagens do Microlearning

Ao longo do tempo, os departamentos de Recursos Humanos perceberam que fazer com que os colaboradores participassem de treinamentos extensos, em que precisam absorver muito conteúdo de uma única vez, era cansativo e interferia de forma negativa na produtividade deles dentro da empresa.

 

É fato que o ritmo de aprendizagem das pessoas mudou com o avanço da tecnologia. Estamos conectados vinte e quatro horas por dia, pensando e resolvendo vários assuntos ao mesmo tempo. E são bem pequenas as chances de prestarmos atenção em único assunto por um longo período.

 

Por isso, a educação corporativa precisou se transformar, levando em conta tais mudanças no comportamento para continuar sendo eficaz. Foi assim que surgiu o microlearning, que significa micro aprendizado.

 

Novas formas de aprendizagem sem perder a qualidade do conteúdo

Novas formas de aprendizagem sem perder a qualidade do conteúdo

 

Esta modalidade de gestão de aprendizagem foca no ensino rápido e objetivo para abordar conteúdos específicos em um curto espaço de tempo. Ela permite que as empresas invistam na capacitação dos colaboradores sem gastar muito tempo, propondo aulas ou atividades de fácil compreensão, sobre um único tema, com o apoio de recursos multimídia, tais como vídeos, tutoriais, podcasts ou jogos.

 

Seja presencial, semipresencial ou à distância, o microlearning aumenta o engajamento dos colaboradores, o foco e os resultados da equipe. No entanto, para funcionar, é preciso saber aplicá-lo de forma estratégica. Confira as dicas que a Authent separou!

  • Planejamento: entenda quais são as necessidades dos funcionários, quais habilidades e processos precisam ser aperfeiçoados e quais conhecimentos estão desatualizados.

 

  • Conteúdo: defina se quer dar uma visão geral de algum tema para a equipe ou se prefere abordar temas que são de conhecimento geral, mas que existe a necessidade de compreensão de alguma etapa intermediária para gerar melhor entendimento.

 

  • Ferramentas e plataformas: invista em uma boa plataforma de aprendizagem que seja capaz de disponibilizar todos os conteúdos de forma organizada, clara e de fácil acesso.

Além disso, ele traz diversos benefícios não só para as empresas que o aplicam em suas estratégias de gestão, mas também para os colaboradores que podem absorver seu conteúdo.

 

Vantagens para a empresa:

  • Economia de recursos;
  • Facilidade de compartilhamento em diversas ferramentas de comunicação;
  • Facilidade de produção em poucos dias;
  • Facilidade de atualização, permitindo a remoção ou inclusão de conteúdo.

Vantagens para os colaboradores:

  • Flexibilidade para acessar os conteúdos em qualquer hora e lugar;
  • Acesso pelo computador, tablet ou smartphone;
  • Treinamentos bem-direcionados, curtos, interativos e objetivos;
  • Abordagem em cima do que é de interesse e necessário para execução das atividades.

 

Combinar formas mais tradicionais de aprendizado corporativo com vias inovadoras é um caminho que leva à eficiência, fazendo com que sua equipe consiga aprender e ser produtiva ao mesmo tempo.

 

Post relacionados

17/05/2022 - Recrutadores

O que você pretende com essa contratação? Como o produto ou serviço pode ajudar os colaboradores e a empresa, como um todo, a se desenvolver?

09/05/2022 - Recrutadores

Na hora de preencher uma nova vaga na organização, a possibilidade de recontratar um ex-colaborador se torna uma boa opção por diversos motivos: o fato de já conhecer o clima organizacional e a cultura da empresa e saber quais são os objetivos do negócio torna a reintegração mais simples.

03/05/2022 - Recrutadores

Com a pandemia, a revolução digital, que já estávamos vivendo, se intensificou. As relações pessoais, o trabalho, o consumo e o entretenimento acabaram migrando, em grande parte, para o ambiente virtual.

Rua Machado Bittencourt, 205, sala 26
Vila Clementino - São Paulo / SP - CEP: 04044-904

+55 11 5906-7500