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Descubra a aprendizagem organizacional e seus benefícios
A vida profissional e o universo corporativo são desafiadores e oferecem a oportunidade para que os colaboradores aprendam novas habilidades diariamente. Adquirir novas capacidades e conhecimentos servem não só para otimizar o desempenho de quem está no mercado de trabalho, mas também ajudam a melhorar outras áreas, elevando o nível cultural dos profissionais, a capacidade de entender contextos complexos e interagir com pessoas com experiências diversas.
Por outro lado, para as empresas, investir na aprendizagem organizacional é acreditar na potência desta cadeia de transmissão de informações que impulsiona a retenção, desenvolvimento e transferência de conhecimento através da observação, compartilhando know-how, o uso de tecnologia e a cultura organizacional com a propagação de pilares, como:
????ambiente organizacional e relações de trabalho;
???? políticas, cultura e ações gerenciais;
???? infraestrutura da empresa.
FORMAS DE APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL
Para melhorar a produtividade e a performance das empresas, diferentes ferramentas, metodologias e processos podem ser utilizados para incentivar o ensino corporativo, otimizando os conhecimentos dos colaboradores com foco no aprimoramento de habilidades e experiências que têm ligação direta e indireta nas atividades profissionais.
Entre os diversos tipos de aprendizagem, vale a pena citar:
✅ Sistêmica ou por observação
O colaborador aprende a realizar suas funções durante a própria rotina corporativa, vivenciando os processos na prática, com o olhar atento em funcionários mais experientes.
✅ Com líderes
Aqui, o conhecimento é transmitido de forma vertical, por meio de orientações faladas ou escritas que são passadas pelos líderes. As habilidades também podem ser adquiridas pelos colaboradores também por exemplos práticos.
✅ Em grupo
Esta forma de aprendizagem é mais horizontal. Nela, o trabalho em equipe é visto como fundamental na hora de compartilhar experiências e aprendizados. A troca de conhecimentos pode acontecer em bate-papos virtuais, dinâmicas de grupo e workshops.
✅ Aprendizagem cultural
A missão, a visão e o valor – pilares de uma instituição – são transmitidos aos colaboradores para servir como guias de como ele precisa agir diante de situações problemáticas.
OS VÁRIOS BENEFÍCIOS DA APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL
Conforme os treinamentos são aplicados e as habilidades dos colaboradores aprimoradas, o time como um todo acaba se tornando mais assertivo e surge o primeiro benefício, que é a melhora na qualidade dos produtos e serviços prestados pela empresa, gerando uma maior satisfação por parte dos clientes.
Com uma equipe cada vez mais capaz de atender às demandas de consumidores exigentes, a instituição vai aos poucos se consolidando e ficando mais apta a lidar com um mercado tão concorrido. O investimento na aprendizagem organizacional também está relacionado a uma melhora no ambiente de trabalho, ao aumento no índice de satisfação dos funcionários, na redução do turnover e na retenção de talentos.
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