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A importância do equilíbrio entre trabalho e descanso para aumentar a produtividade
Conciliar períodos de trabalho com momentos de descanso, ou ainda vida profissional com pessoal, é um desafio para os trabalhadores modernos. Afinal, o avanço da tecnologia deixou muito tênue a linha entre uma coisa e outra, propiciando o aumento de doenças, como a Síndrome de Burnout.
Com uma rotina de trabalho de 09 horas diárias, em média, sem contar locomoção e horas extras, como conseguir cuidar da família, da casa, ter vida social e encontrar tempo para relaxar? Daí, a importância de alcançar um equilíbrio entre trabalho e descanso – tanto em dias de folga quanto em pequenas pausas ao longo do expediente – para recuperar as forças físicas e mentais.
Períodos de descanso, como finais de semana, férias, horário de almoço e intervalo para o café, já são comprovados cientificamente como benéficos para o rendimento de funcionários, independentemente da posição que ocupem. Ao contrário do que parece, estes momentos revitalizam a mente e recuperam a capacidade de atenção ou memória, fazendo com que retornemos muito mais motivados.
Indícios de que você esteja trabalhando demais
Descanso e lazer devem andar juntos com o trabalho. A falta de equilíbrio entre vida profissional e pessoal atrapalha ambas. Por isso, separamos alguns indícios de que você possa estar priorizando demais o trabalho e não tendo tempo de esvaziar a mente. Confira!
- Na hora do almoçar, intervalo ou após o término do expediente, continuar falando de trabalho e desperdiçar seu momento de descontração.
- Confundir emoções pessoais com as do trabalho, ou seja, contaminar sua vida particular com os problemas profissionais.
- Deixar que horas extras se tornem uma rotina diária e seguir respondendo e-mails e ligações mesmo depois de encerrar as atividades.
- Não tirar férias ou pular dias de descanso.
Se você identificou alguns dos indícios, talvez seja o momento de procurar um melhor equilíbrio e uma vida um pouco mais tranquila. Um dos pontos que pode te ajudar é manter uma agenda organizada. Assim, você realiza todas as demandas previstas dentro do horário de trabalho, deixando espaços vazios entre as atividades para possíveis ajustes ou atrasos.
Os benefícios do equilíbrio da vida pessoal e profissional
Os períodos de descanso impactam positivamente na nossa rotina:
- Durante as pausas ou folgas, recuperamos a disposição, reorganizamos as ideias e podemos ter insights criativos para solucionar problemas;
- Uma mente descansada faz com que mantenhamos o foco, tornando o trabalho muito mais eficiente;
- Descansar também ajuda a acalmar os ânimos e o coração e liberar as tensões, evitando conflitos desnecessários;
- As pausas evitam problemas físicos, como tensão no pescoço, nas costas, dor de cabeça e fadiga ocular, além de distúrbios psicológicos, como ansiedade e depressão.
Pessoas exaustas são contraproducentes. Por isso, precisamos encontrar a chave para a qualidade de vida e devemos respeitar nossos limites. Aproveite as folgas para viajar, sair da rotina, aprender coisas novas, tirar um antigo sonho do papel etc. Esta é a melhor forma de autocuidado, pois minimiza o estresse e potencializa nossa criatividade.
Além do mais, não esqueça de fazer as pequenas pausas (de 5 a 15 minutos) durante o trabalho. Você pode programar o alarme do celular para se lembrar e sair para tomar um café com um colega; aproveitar para se alongar; se estiver em home office, brincar com seu pet; tomar um pouco de sol; ou dar um pequeno cochilo.
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