BLOG

06/06/2022 - Serviços

A importância da educação financeira para os colaboradores

Em uma pesquisa recente, o Serasa apontou que 63 milhões de brasileiros estão inadimplentes. E seus colaboradores podem fazer parte deste grupo endividado que enfrenta dificuldades de quitar as pendências e economizar dinheiro para conquistar o tão sonhado equilíbrio financeiro.

Neste sentido, o departamento de RH tem a possibilidade de auxiliar os profissionais a se organizarem financeiramente, aprendendo a não desperdiçar o salário com gastos desnecessários e a alocar, com antecedência, os recursos necessários para as contas.

 

O que é educação financeira?

 

Educação financeira é a maneira como alguém se relaciona com o dinheiro, o que permite tomar decisões conscientes e avaliar o impacto presente e futuro. Ela é fundamental para funcionários que querem conhecer as oportunidades e riscos envolvidos em suas escolhas e almejam ter tranquilidade em relação ao orçamento.

Com educação financeira, os colaboradores não desperdiçam o salário.

Dicas da Authent

 

O RH pode fazer a diferença ao oferecer um programa de Educação Financeira com palestras, cursos e consultorias para os colaboradores. O objetivo é ajudá-los a fugir do descontrole financeiro, fazendo aprender a economizar e investir o dinheiro com segurança. Para vencer as dívidas é importante seguir o passo a passo:

  1. Faça uma planilha com todos os gastos e inclua despesas fixas, dívidas e supérfluos.
  2. Analise os custos e reserve uma parte do salário para os gastos essenciais, como aluguel, alimentação, transporte e educação.
  3. Corte o que for desnecessário, conversando com a família para diminuir custos e conseguir renda extra.
  4. Aproveite os benefícios corporativos, como: vale alimentação, desconto em academia e farmácia, auxílio creche etc.
  5. Junte dinheiro e negocie com os credores descontos e pague suas dívidas, começando por aquelas com os maiores juros.
  6. Quando equilibrar sua situação financeira, crie uma reserva de emergência para se sentir mais seguro e ficar preparado a eventuais imprevistos.

Colaboradores que estão vivenciando estresse financeiro ou ansiedade podem ser instruídos a procurar ajuda psicológica para cuidar da saúde mental. Com a terapia, é possível aprender a ter um maior controle dos gastos e acompanhar a compulsão por compra.

Post relacionados

27/06/2022 - Recrutadores

Além de uma grande responsabilidade, contratar um novo colaborador é uma tarefa complexa e delicada. Primeiro, há o risco de realizar um processo de recrutamento e seleção falho com consequências negativas para a companhia. Depois, existe a questão da integração do novato à equipe e à empresa. Quando esta etapa não é bem realizada, ela pode prejudicar o engajamento do profissional, provocando queda de produtividade, dificuldades para que o contratado atinja seu desempenho máximo e possibilitando um maior turnover.

20/06/2022 - Não categorizado

Você sabe qual é uma das palavras mais buscadas na internet desde o fim de 2021? É a palavra metaverso: um universo virtual onde cada pessoa pode ser, fazer e construir o que quiser. Podemos dizer que ele é uma espécie de realidade paralela – em alguns casos ficcional, como os games – em que temos a possibilidade de vivenciar uma experiência de imersão.

14/06/2022 - Serviços

Todo mundo já ouviu falar dos cargos de auxiliar, assistente e analista, principalmente quando recebem mensagens sobre novas vagas, né? Mas na hora de procurar emprego pode surgir a dúvida: será que você tem o perfil desta vaga?

Rua Machado Bittencourt, 205, sala 26
Vila Clementino - São Paulo / SP - CEP: 04044-904

+55 11 5906-7500