BLOG

14/06/2022 - Serviços

Você sabe a diferença entre Auxiliar, Assistente e Analista? Entenda melhor as nomenclaturas.

Todo mundo já ouviu falar dos cargos de auxiliar, assistente e analista, principalmente quando recebem mensagens sobre novas vagas, né? Mas na hora de procurar emprego pode surgir a dúvida: será que você tem o perfil desta vaga?

Pensando em hierarquia, a função do analista está acima do assistente que, por sua vez, é superior ao auxiliar. Basicamente, as nomenclaturas estão ligadas à vivência corporativa e ao tempo de experiência, sendo as responsabilidades do analista mais amplas, complexas e estratégicas, enquanto o assistente foca em questões operacionais e o auxiliar é considerado um jovem profissional que está dando o primeiro passo no mercado de trabalho. Em algumas áreas, ao invés do auxiliar, é mais comum encontrarmos estagiários que são alunos dos últimos anos do curso superior.

Para que as nomenclaturas fiquem mais claras para você, a Authent vai pontuar o que estes profissionais realizam quando são contratados pela área administrativa, de Recursos Humanos e de Marketing. Confira!

 

Se o analista tem 5 anos na área, o assistente possui 2 e o auxiliar está iniciando agora

 

Área Administrativa

 

👉 Analista Administrativo – Realiza serviços administrativos que exijam conhecimentos específicos. Planeja e organiza fluxos de trabalhos; fazendo análises dos sistemas de controle e logística.

👉 Assistente Administrativo – Dá suporte para as áreas administrativa, de RH, finanças e logística. Recebe e fornece informações, preparando relatórios e planilhas.

👉 Auxiliar Administrativo – Executa tarefas de organização, mantendo arquivos e documentações organizadas e a agenda telefônica sempre atualizada. Controla entrada e saída de correspondências, atende telefone e público.

 

Área de Recursos Humanos

 

👉 Analista de cargos e salários – Administra plano de cargos, salários e benefícios. Promove ações de treinamento e desenvolvimento de pessoal. Realiza o processo de recrutamento e de seleção. Administra relações de trabalho, dando assistência aos trabalhadores e coordenando o sistema de avaliação de desempenho. Geralmente, são psicólogos, administradores ou tecnólogos em Gestão de Pessoas.

👉 Assistente de Recursos Humanos – Apoia os analistas, tratando dos documentos e seus respectivos procedimentos. São profissionais geralmente com curso profissionalizante voltado à prática, cálculos e legislação.

👉 Auxiliar de Recursos Humanos – Auxilia nos processos de recrutamento e seleção, realizando: triagem de currículos, divulgação de vagas, montagem de kits, entre outros. Ajuda a cadastrar os novos colaboradores nos sistemas de gestão de pessoas da empresa. Auxilia em demandas operacionais e burocráticas.

 

Área de Marketing

 

👉 Analista de Marketing – Cria estratégias de campanhas em mídia online e offline. Realiza pesquisas de mercado para conhecer o comportamento dos consumidores e criar novos produtos / serviços. Presta suporte na organização de feiras, eventos e exposições.

👉 Assistente de Marketing – Acompanha o desempenho de vendas e fornecedores. Dá suporte à agência de propaganda. Controla notas fiscais e a implementação de campanhas e promoções.

👉 Estagiário de Marketing – Faz pesquisas de mercado e análise do público-alvo, ajuda a definir estratégias de lançamento de novos produtos.

Dependendo do grau de experiência adquirida e da formação, o profissional pode subir na carreira e, depois de analista, se tornar supervisor, gerente ou até diretor da área. Estas funções coordenam muitos colaboradores e têm a responsabilidade de acompanhar e zelar por operações estratégicas da empresa, definindo o planejamento anual, normas e processos que farão a companhia caminhar rumo ao sucesso.

Post relacionados

29/09/2022 - Serviços

Nos tempos atuais estamos vivenciando a importância e os benefícios do trabalho remoto. Esse novo formato tem refletido diretamente em diversos fatores, como por exemplo na produtividade e satisfação do colaborador de forma positiva, consequentemente, gerando para o empregador baixos índices de insatisfação por parte dos funcionários, diminuição no turnover , redução dos encargos sociais, retenção de talentos, contratação de mão de obra especialista de outras localidades entre outros diversos benefícios.  

25/07/2022 - Serviços

Criada em 2003, o LinkedIn é a mais famosa e maior rede social profissional e nasceu com o objetivo de gerar conexões e relacionamentos entre as pessoas que estão no mercado de trabalho. A ideia que move a plataforma é conectar profissionais e empresas que tenham interesses em comum.

18/07/2022 - Serviços

Conciliar períodos de trabalho com momentos de descanso, ou ainda vida profissional com pessoal, é um desafio para os trabalhadores modernos. Afinal, o avanço da tecnologia deixou muito tênue a linha entre uma coisa e outra, propiciando o aumento de doenças, como a Síndrome de Burnout.

Rua Machado Bittencourt, 205, sala 26
Vila Clementino - São Paulo / SP - CEP: 04044-904

+55 11 5906-7500