BLOG

14/06/2022 - Serviços

Você sabe a diferença entre Auxiliar, Assistente e Analista? Entenda melhor as nomenclaturas.

Todo mundo já ouviu falar dos cargos de auxiliar, assistente e analista, principalmente quando recebem mensagens sobre novas vagas, né? Mas na hora de procurar emprego pode surgir a dúvida: será que você tem o perfil desta vaga?

Pensando em hierarquia, a função do analista está acima do assistente que, por sua vez, é superior ao auxiliar. Basicamente, as nomenclaturas estão ligadas à vivência corporativa e ao tempo de experiência, sendo as responsabilidades do analista mais amplas, complexas e estratégicas, enquanto o assistente foca em questões operacionais e o auxiliar é considerado um jovem profissional que está dando o primeiro passo no mercado de trabalho. Em algumas áreas, ao invés do auxiliar, é mais comum encontrarmos estagiários que são alunos dos últimos anos do curso superior.

Para que as nomenclaturas fiquem mais claras para você, a Authent vai pontuar o que estes profissionais realizam quando são contratados pela área administrativa, de Recursos Humanos e de Marketing. Confira!

 

Se o analista tem 5 anos na área, o assistente possui 2 e o auxiliar está iniciando agora

 

Área Administrativa

 

👉 Analista Administrativo – Realiza serviços administrativos que exijam conhecimentos específicos. Planeja e organiza fluxos de trabalhos; fazendo análises dos sistemas de controle e logística.

👉 Assistente Administrativo – Dá suporte para as áreas administrativa, de RH, finanças e logística. Recebe e fornece informações, preparando relatórios e planilhas.

👉 Auxiliar Administrativo – Executa tarefas de organização, mantendo arquivos e documentações organizadas e a agenda telefônica sempre atualizada. Controla entrada e saída de correspondências, atende telefone e público.

 

Área de Recursos Humanos

 

👉 Analista de cargos e salários – Administra plano de cargos, salários e benefícios. Promove ações de treinamento e desenvolvimento de pessoal. Realiza o processo de recrutamento e de seleção. Administra relações de trabalho, dando assistência aos trabalhadores e coordenando o sistema de avaliação de desempenho. Geralmente, são psicólogos, administradores ou tecnólogos em Gestão de Pessoas.

👉 Assistente de Recursos Humanos – Apoia os analistas, tratando dos documentos e seus respectivos procedimentos. São profissionais geralmente com curso profissionalizante voltado à prática, cálculos e legislação.

👉 Auxiliar de Recursos Humanos – Auxilia nos processos de recrutamento e seleção, realizando: triagem de currículos, divulgação de vagas, montagem de kits, entre outros. Ajuda a cadastrar os novos colaboradores nos sistemas de gestão de pessoas da empresa. Auxilia em demandas operacionais e burocráticas.

 

Área de Marketing

 

👉 Analista de Marketing – Cria estratégias de campanhas em mídia online e offline. Realiza pesquisas de mercado para conhecer o comportamento dos consumidores e criar novos produtos / serviços. Presta suporte na organização de feiras, eventos e exposições.

👉 Assistente de Marketing – Acompanha o desempenho de vendas e fornecedores. Dá suporte à agência de propaganda. Controla notas fiscais e a implementação de campanhas e promoções.

👉 Estagiário de Marketing – Faz pesquisas de mercado e análise do público-alvo, ajuda a definir estratégias de lançamento de novos produtos.

Dependendo do grau de experiência adquirida e da formação, o profissional pode subir na carreira e, depois de analista, se tornar supervisor, gerente ou até diretor da área. Estas funções coordenam muitos colaboradores e têm a responsabilidade de acompanhar e zelar por operações estratégicas da empresa, definindo o planejamento anual, normas e processos que farão a companhia caminhar rumo ao sucesso.

Post relacionados

27/06/2022 - Recrutadores

Além de uma grande responsabilidade, contratar um novo colaborador é uma tarefa complexa e delicada. Primeiro, há o risco de realizar um processo de recrutamento e seleção falho com consequências negativas para a companhia. Depois, existe a questão da integração do novato à equipe e à empresa. Quando esta etapa não é bem realizada, ela pode prejudicar o engajamento do profissional, provocando queda de produtividade, dificuldades para que o contratado atinja seu desempenho máximo e possibilitando um maior turnover.

20/06/2022 - Não categorizado

Você sabe qual é uma das palavras mais buscadas na internet desde o fim de 2021? É a palavra metaverso: um universo virtual onde cada pessoa pode ser, fazer e construir o que quiser. Podemos dizer que ele é uma espécie de realidade paralela – em alguns casos ficcional, como os games – em que temos a possibilidade de vivenciar uma experiência de imersão.

08/06/2022 - Serviços

A pandemia da Covid-19 fez com que muitas empresas optassem pelo trabalho remoto. Com essa mudança, agora é possível conquistar um emprego fora do Brasil sem precisar estar presente no país-sede da vaga. E como tudo pode ser feito pelo computador, com interação online entre os membros da equipe, dá para trabalhar para companhias de qualquer lugar do mundo.

Rua Machado Bittencourt, 205, sala 26
Vila Clementino - São Paulo / SP - CEP: 04044-904

+55 11 5906-7500