BLOG

28/01/2020 - Candidatos

Vai mudar de carreira? Saiba como organizar seu novo currículo

Saiba como escrever um currículo diferente da melhor forma para mudar de carreira.

Ex-publicitário, agora psicólogo. Ex-administrador, agora profissional de educação física. Trocar de carreira é um passo importante e requer, além de coragem e planejamento, mudanças drásticas na organização do seu currículo.

Independentemente da nova área de atuação, você precisará de um currículo para se apresentar e buscar oportunidades na nova área.

Mas, afinal, como elaborar um currículo atraente em uma área que você ainda não possui experiência?

Os profissionais da Avance Authent separaram algumas dicas para organizar o documento.

 

1. Edite mais do que o objetivo profissional

Objetivos diferentes requerem “caminhos” diferentes. Se você mudou o objetivo profissional, é preciso fazer ajustes em sua apresentação como um todo.

Mesmo que você não tenha experiência na nova área, seu currículo deve trazer competências técnicas e comportamentais relacionadas à nova carreira, além de cursos que realmente agreguem para execução dessas novas atividades.

Não tenha preguiça de desenvolver um currículo para cada cargo procurado, caso você vá enviar o documento diretamente para a empresa e/ou recrutador. Essa personalização pode fazer a diferença na visão de quem está selecionando os candidatos para a vaga.

 

2. Explique a razão da mudança de carreira

Você irá “competir” com pessoas que já têm experiência na área, portanto, ressaltar na apresentação do currículo o motivo da mudança de carreira faz com que o recrutador compreenda o cenário e não descarte seu currículo.

Mas, lembre-se, essa apresentação deve ser breve. Seja claro e sucinto.

 

3. Defina o que excluir

Nesse pente-fino no currículo algumas informações deixarão de ter relevância. Leia atentamente a versão anterior e defina quais pontos podem e devem ser deixados de lado.

Lembre-se de que a objetividade é uma característica essencial em sua apresentação.

Não adianta ter um currículo de diversas páginas, quando a metade das informações não têm ligação com os requisitos dessa nova área de atuação.

 

4. Altere o formato

Se você não tem experiência na área, dê destaque a outros campos do currículo, como a formação acadêmica, cursos e habilidades profissionais.

Dessa forma, você pode driblar a falta de experiência e dar ênfase a um perfil que possa fazer jus à oportunidade que está buscando, conquistando a oportunidade de participar do processo seletivo.

 

5. Não deixe de lado seu histórico profissional

Apesar de seu histórico profissional não trazer experiências nessa nova área, algumas delas podem ter ligação com atividades específicas dessa nova oportunidade.

Você pode apresentar esses pontos resumidamente, para que toda a sua vida profissional até aqui não seja deletada.

 

6. Inclua atividades extracurriculares

Certifique-se de incluir atividades não ligadas a trabalho, como consultorias e voluntariados, por exemplo.
Essa é uma maneira de se mostrar versátil e destacar o quanto você pode atuar de forma multidisciplinar, se adaptando a diferentes funções.

 

Avance Authent

A Avance Authent conta com um time de profissionais experientes no mercado de trabalho, seja para intermediar vagas no segmento atual ou novas oportunidades de carreira.

Atualize seu currículo com base nas dicas acima e também nas orientações que já trouxemos aqui, e envie para nossa equipe.

Post relacionados

29/09/2022 - Serviços

Nos tempos atuais estamos vivenciando a importância e os benefícios do trabalho remoto. Esse novo formato tem refletido diretamente em diversos fatores, como por exemplo na produtividade e satisfação do colaborador de forma positiva, consequentemente, gerando para o empregador baixos índices de insatisfação por parte dos funcionários, diminuição no turnover , redução dos encargos sociais, retenção de talentos, contratação de mão de obra especialista de outras localidades entre outros diversos benefícios.  

25/07/2022 - Serviços

Criada em 2003, o LinkedIn é a mais famosa e maior rede social profissional e nasceu com o objetivo de gerar conexões e relacionamentos entre as pessoas que estão no mercado de trabalho. A ideia que move a plataforma é conectar profissionais e empresas que tenham interesses em comum.

18/07/2022 - Serviços

Conciliar períodos de trabalho com momentos de descanso, ou ainda vida profissional com pessoal, é um desafio para os trabalhadores modernos. Afinal, o avanço da tecnologia deixou muito tênue a linha entre uma coisa e outra, propiciando o aumento de doenças, como a Síndrome de Burnout.

Rua Machado Bittencourt, 205, sala 26
Vila Clementino - São Paulo / SP - CEP: 04044-904

+55 11 5906-7500