BLOG

15/03/2022 - Candidatos, Recrutadores

Saiba como proporcionar maior flexibilidade no trabalho

Já falamos anteriormente sobre como uma empresa flexível acredita em rotinas desburocratizadas, no modelo de trabalho remoto ou híbrido e em mais liberdade para o colaborador escolher quando, onde e como trabalhar. Com uma cultura organizacional baseada na confiança e que prega valores como autonomia e diversidade, essas instituições que apostam na flexibilização do trabalho ganham muitos benefícios, tais como:

 

👉 Retenção dos melhores talentos que aprovam uma rotina mais maleável e uma otimização do employer branding ao passar a chamar atenção dos mais brilhantes profissionais do mercado de trabalho.

 

👉 Maior produtividade, já que os colaboradores tendem a se concentrar mais quando estão trabalhando porque não se sentem mais presos em um modelo rígido que deve ser seguido a qualquer custo. A equipe passa também a ter mais insights sobre os processos, graças à liberdade conquistada em um ambiente mais flexível.

 

👉 Inovação, uma hierarquia horizontal e mais transparência entre líderes e funcionários, que acabam garantindo mais maturidade de gestão e uma equipe mais comprometida com a excelência da execução do seu trabalho. 

 

 A flexibilidade no trabalho garante grande satisfação a sua equipe

A flexibilidade no trabalho garante grande satisfação a sua equipe

 

Para a flexibilidade no trabalho acontecer, é necessário um acordo entre gestores e colaboradores, sobre em que período, onde e como as funções serão realizadas. O objetivo da flexibilização é fazer com que o colaborador tenha mais tempo para cuidar da sua vida particular, alcançando um maior equilíbrio entre ela e sua carreira, gerando maior satisfação.

 

Acompanhe as dicas que separamos para sua empresa alcançar maior flexibilidade no trabalho!

 

INVISTA EM RECURSOS TECNOLÓGICOS

Eles são necessários para a execução e acompanhamento das tarefas e para garantir o fluxo de trabalho e uma boa comunicação entre todos. As lideranças precisam estar atentas às novas tendências de automação, integração e virtualização da gestão de colaboradores

 

CONHEÇA METODOLOGIAS DE TRABALHO ÁGEIS

Elas são um conjunto de práticas para que o gestor e a sua equipe desenvolvam rotinas e projetos flexíveis, respeitando prazos e mantendo a qualidade das entregas. Os métodos apostam em equipes menores e em reuniões frequentes para acompanhar a execução das demandas, compartilhando informações que permitem que todos os funcionários estejam na mesma página.

 

DESCENTRALIZE SEU ESCRITÓRIO 

Os colaboradores que escolheram o trabalho remoto ou híbrido precisam desenvolver a mesma conexão com a equipe do que aqueles que estão trabalhando de forma presencial. Para tanto, softwares permitem que o fluxo de trabalho caminhe de forma assertiva independente do lugar onde a equipe esteja, ajudando os gestores a entenderem o que já foi feito e o que precisa ser realizado para entregar uma tarefa. 

 

REPENSE OS BENEFÍCIOS DOS FUNCIONÁRIOS 

Com a flexibilidade de trabalho, é preciso reavaliar os benefícios conforme as necessidades dos modelos de trabalho, pois, desta forma, nenhum profissional sai prejudicado. Por exemplo: que tal oferecer uma parceria com uma rede de coworking para seus colaboradores que optaram pelo trabalho remoto? 

 

APOSTE EM UM PROCESSO MAIS COLABORATIVO

É hora de inovar as estruturas hierárquicas e descentralizar as tomadas de decisão, ouvindo a opinião de quem faz parte da sua equipe. Para isso, envolva os colaboradores em todas as etapas da gestão de projetos. As consequências serão positivas: os profissionais tendem a ocupar posições mais estratégicas. Invista também em mentoria e projetos para qualificação da equipe e veja sua empresa melhorar a performance e conquistar mais espaço no mercado.

Post relacionados

17/05/2022 - Recrutadores

O que você pretende com essa contratação? Como o produto ou serviço pode ajudar os colaboradores e a empresa, como um todo, a se desenvolver?

09/05/2022 - Recrutadores

Na hora de preencher uma nova vaga na organização, a possibilidade de recontratar um ex-colaborador se torna uma boa opção por diversos motivos: o fato de já conhecer o clima organizacional e a cultura da empresa e saber quais são os objetivos do negócio torna a reintegração mais simples.

03/05/2022 - Recrutadores

Com a pandemia, a revolução digital, que já estávamos vivendo, se intensificou. As relações pessoais, o trabalho, o consumo e o entretenimento acabaram migrando, em grande parte, para o ambiente virtual.

Rua Machado Bittencourt, 205, sala 26
Vila Clementino - São Paulo / SP - CEP: 04044-904

+55 11 5906-7500