BLOG

27/07/2021 - Candidatos, Recrutadores

Programa de gerenciamento de riscos e a saúde ocupacional nas empresas

A Saúde Ocupacional tem como objetivo prevenir problemas relacionados ao trabalho, evitando doenças físicas ou mentais causadas pela rotina corporativa, garantindo um ambiente laboral favorável ao bem-estar de todos os profissionais. 

Entre os programas que protegem o trabalhador estão:

PGR — Programa de Gerenciamento de Riscos

PPRA — Programa de Prevenção de Riscos Ambientais

PCMSO — Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional

PPP — Perfil Profissiográfico Previdenciário

 

É sempre importante frisar que ter boa saúde é pré-requisito para uma performance de alto nível. Colaboradores saudáveis são engajados, produtivos e reduzem o índice de absenteísmo das organizações. Ao ficar menos vezes doentes, as despesas médicas e assistenciais diminuem, baixando a sinistralidade dos planos de saúde e, consequentemente, as mensalidades e reajustes. Além disso, as empresas diminuem a incidência de conflitos judiciais ocasionados por funcionários enfermos ou acidentados, construindo, assim, uma imagem positiva não só internamente, mas também perante a sociedade.

 

Uma instituição consegue mostrar o cuidado e preocupação que tem pelos seus colaboradores de diversas formas: investindo em instalações seguras e materiais adequados; realizando ações de conscientização, como palestras sobre a importância dos exames periódicos e sobre doenças recorrentes; e focando na gestão de saúde, ao analisar o perfil dos colaboradores para criar medidas capazes de transformar comportamentos insalubres dentro do ambiente corporativo.

 

O PGR promove a qualidade de vida dos funcionários e aprimorar o crescimento da empresa.

 

MAS AFINAL, O QUE É O PROGRAMA DE GERENCIAMENTO DE RISCOS?

 

O Programa de Gerenciamento de Riscos ou PGR faz parte das estratégias do RH e tem como objetivo a criação e a implantação de requisitos e processos administrativos e técnicos para prevenir, minimizar, monitorar e controlar os riscos, fazendo com que todos os colaboradores envolvidos cumpram as normas de segurança. Além de promover a qualidade de vida no trabalho, o PGR proporciona serviços e produtos com confiabilidade e credibilidade.

 

Entre as ameaças que devem ser levadas em conta para elaborar o programa estão: o risco físico, químico, biológico, ergonômico e de acidentes que podem prejudicar a vida de colaboradores, a propriedade privada e o meio ambiente. No caso de acidentes ambientais, o PGR necessita também apontar ações para minimizar danos e impactos a curto, médio e longo prazo, caso imprevistos aconteçam.

 

Em primeiro lugar, o Programa de Gerenciamento de Riscos precisa identificar exatamente cada um dos riscos presentes na rotina corporativa para, em seguida, realizar uma avaliação criteriosa de que atitudes devem ser tomadas para eliminar, controlar ou monitorar estas ameaças.

 

Organizações com riscos maiores precisam adotar um PGR que siga a norma técnica da CETESB P4.261, que discorre sobre “risco de acidente de origem tecnológica – método para decisão e termos de referência”.

 

Em agosto de 2021, com a junção do Programa de Prevenção dos Riscos Ambientais (PPRA) com o Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR), as organizações vão ter que prestar informações de segurança e saúde no trabalho em formato digital, seguindo o modelo aprovado pela Secretária do Trabalho. A digitalização aumentará em muito a fiscalização das instituições.

Post relacionados

17/05/2022 - Recrutadores

O que você pretende com essa contratação? Como o produto ou serviço pode ajudar os colaboradores e a empresa, como um todo, a se desenvolver?

09/05/2022 - Recrutadores

Na hora de preencher uma nova vaga na organização, a possibilidade de recontratar um ex-colaborador se torna uma boa opção por diversos motivos: o fato de já conhecer o clima organizacional e a cultura da empresa e saber quais são os objetivos do negócio torna a reintegração mais simples.

03/05/2022 - Recrutadores

Com a pandemia, a revolução digital, que já estávamos vivendo, se intensificou. As relações pessoais, o trabalho, o consumo e o entretenimento acabaram migrando, em grande parte, para o ambiente virtual.

Rua Machado Bittencourt, 205, sala 26
Vila Clementino - São Paulo / SP - CEP: 04044-904

+55 11 5906-7500