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03/05/2022 - Recrutadores

Por que sua empresa precisa criar um perfil nas redes sociais

Com a pandemia, a revolução digital, que já estávamos vivendo, se intensificou. As relações pessoais, o trabalho, o consumo e o entretenimento acabaram migrando, em grande parte, para o ambiente virtual. 

 

E mesmo com a reabertura que estamos presenciando, a verdade é que não voltaremos a agir como antigamente. Ou você consegue se imaginar sem internet, sem WhatsApp, sem PIX ou internet banking, sem compras online ou redes sociais? As empresas também foram afetadas pelo forte processo de transformação digital que fez com que a presença delas nas mídias sociais se tornasse um pré-requisito para o sucesso. 

 

Porém, se é muito comum que as redes sociais corporativas foquem nos potenciais consumidores, ainda é raro aquelas que investem em conteúdos mostrando sua importância como marca empregadora e tentando atrair novos talentos. Os melhores profissionais estão conectados com o que acontece nas redes sociais e pensar em estratégias específicas para eles fará com que a instituição tenha mais facilidade em chamar a atenção dos bons candidatos para preencher suas vagas, além de se consolidar no ambiente competitivo da internet, melhorando seu employer branding.

 

As redes sociais corporativas podem ajudar a construir o employer branding.

 

Então, para a empresa ter uma presença de impacto nas mídias sociais é importante trabalhar sua imagem e construir conteúdos levando em conta não só os consumidores e leads, mas também os profissionais, investidores e concorrentes. Para isso, na hora de se comunicar, o primeiro passo é fazer um planejamento segmentando os posts conforme o público-alvo. 

 

COMO CRIAR UM PERFIL ATRAENTE PARA OS MELHORES TALENTOS

 

  • 👉 DEFINA COM QUEM VOCÊ VAI FALAR

Antes de escrever o texto e escolher a imagem que serão postadas, é importante conhecer os anseios, dores e desejos de seus atuais colaboradores e dos talentos que poderão preencher as futuras vagas. A partir daí, faça uma pesquisa de temas relevantes e crie um calendário editorial, mesclando diferentes formatos de conteúdo: imagem fixa, carrossel, vídeo, story, reels etc. Defina também a periodicidade das publicações e mantenha a frequência das postagens para alcançar bons resultados.

 

  • 👉  POSTE CONTEÚDO PERTINENTE

Independente do formato escolhido, não adianta ficar “enchendo linguiça”. É importante que o conteúdo seja realmente atraente para os melhores talentos do mercado e que a empresa tenha autoridade nos assuntos aos quais está abordando. Entre outras opções, a instituição pode divulgar oportunidades, projetos e ações internas, sua cultura organizacional ou ainda mostrar um pouco dos bastidores e de como é fazer parte do seu time de colaboradores. É legal também mostrar as conquistas e marcas alcançadas, parabenizando os profissionais envolvidos e o esforço coletivo.

 

  • 👉  CAPRICHE NO VISUAL

De nada adianta o assunto ser interessante, mas o visual sem graça. Forma e conteúdo estão interligados, por isso, é fundamental pensar em como serão as fotos e os vídeos postados. O ideal é respeitar a identidade visual da empresa, escolhendo imagens que tenham apelo com os profissionais e candidatos. Empresas maiores podem investir em um designer para criar estas artes ou em um fotógrafo para registrar seu dia a dia e eventos importantes.

 

  • 👉  HUMANIZE SUA MARCA

As redes sociais conseguiram dar voz aos consumidores e aos candidatos em potencial. Por isso, é tão importante desenvolver uma imagem que aproxime sua empresa dos diferentes públicos, trabalhando o employer branding nesta época dominada pela comunicação no ambiente virtual. Outra dica importante é interagir com os usuários, respondendo perguntas e comentários de forma cordial, evitando problemas comuns nas mídias sociais, como polêmicas, erros gramaticais e críticas.

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