BLOG

15/06/2021 - Recrutadores

Por que contratar colaboradores com Síndrome de Down?

A Síndrome de Down é uma ocorrência genética causada por uma divisão celular anormal que resulta em um material genético extra do cromossomo 21. Ela não é uma doença e não foi batizada como “down” no sentido de “para baixo” e, sim, por causa do último sobrenome de John Langdon Down, médico britânico que descreveu a síndrome já em 1866.

Assim como todos os profissionais que entram no mercado de trabalho, as pessoas com Down se fortalecem e mudam suas posturas, sentindo-se mais independentes e capazes de realizar seus desejos quando começam a trabalhar.

O artigo 27 da Convenção da ONU estabelece que todos têm direito a oportunidade iguais no mundo corporativo. No caso do Brasil, possuímos uma legislação trabalhista que favorece a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho, seja por meio de cotas ou de subsídios para os empregadores.

Mas os benefícios para a empresa vão muito além das cotas impostas pela legislação. Confira!

Benefícios afetam a equipe como um todo

 

  1. Pesquisas apontam que a presença de um funcionário com Síndrome de Down aumenta a sensibilidade e o jogo de cintura dos colaboradores para resolverem conflitos, além de melhorar a motivação de todos no ambiente de trabalho.

  2. Profissionais com Down são mais espontâneos e diretos ao questionarem suas dúvidas, o que faz com que líderes ou gestores acabem exercitando a empatia e aptidão para resolver conflitos com todos os colaboradores da equipe.

  3. Seriedade e comprometimento são qualidades que fazem parte de pessoas com Down, o que impacta na rotina de todo o time que se torna mais colaborativo e unido. A superação deles é fonte de inspiração aos colegas de trabalho que passam também a desafiar seus próprios limites.

  4. Por serem bastante carismáticas e se comunicarem de maneira assertiva, as pessoas com Down acabam se sobressaindo em atividades que incluem atendimento ao público. São mais sensíveis e entusiasmados na hora de ajudar o próximo.

 

DICAS PARA CONTRATAR COLABORADORES COM DOWN

Para incorporar colaboradores com Síndrome de Down, as empresas precisam se preparar. Veja as dicas que a Avance Authent separou!

👉 Defina de que maneira o funcionário com Down poderá contribuir com a empresa;

👉 Ofereça treinamentos e apresente as regras de forma clara;

👉 Explique quais são os direitos e deveres relacionados ao trabalho;

👉 Crie plano de carreira e oportunidades de desenvolvimento;

👉 Implante um programa próprio de inclusão ou faça parcerias com ONGs;

👉 Escolha um colaborador do time como responsável para esclarecer dúvidas e acompanhar a adaptação ao trabalho;

👉 Coloque um profissional especializado para conversar com a equipe toda, a fim de criar um ambiente propício para receber o novo colaborador com Down.

Cabe ressaltar que a adaptação e o desenvolvimento adequados dos colaboradores com Down são fundamentais para o dia a dia nas relações. Se for o caso, o gestor pode entrar em contato com familiares ou profissionais de saúde que os acompanham para tirar dúvidas. Empresas de pequeno, médio e grande porte devem se conscientizar da importância destas contratações.

Post relacionados

29/09/2022 - Serviços

Nos tempos atuais estamos vivenciando a importância e os benefícios do trabalho remoto. Esse novo formato tem refletido diretamente em diversos fatores, como por exemplo na produtividade e satisfação do colaborador de forma positiva, consequentemente, gerando para o empregador baixos índices de insatisfação por parte dos funcionários, diminuição no turnover , redução dos encargos sociais, retenção de talentos, contratação de mão de obra especialista de outras localidades entre outros diversos benefícios.  

25/07/2022 - Serviços

Criada em 2003, o LinkedIn é a mais famosa e maior rede social profissional e nasceu com o objetivo de gerar conexões e relacionamentos entre as pessoas que estão no mercado de trabalho. A ideia que move a plataforma é conectar profissionais e empresas que tenham interesses em comum.

18/07/2022 - Serviços

Conciliar períodos de trabalho com momentos de descanso, ou ainda vida profissional com pessoal, é um desafio para os trabalhadores modernos. Afinal, o avanço da tecnologia deixou muito tênue a linha entre uma coisa e outra, propiciando o aumento de doenças, como a Síndrome de Burnout.

Rua Machado Bittencourt, 205, sala 26
Vila Clementino - São Paulo / SP - CEP: 04044-904

+55 11 5906-7500