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Plano de carreira: A importância da gestão de cargos e salários
Um dos caminhos para reter talentos na empresa e desenvolver ao máximo seus potenciais é oferecer um bom plano de carreira para seus colaboradores. Mas o que vem a ser um plano de carreira?
É um programa estruturado que dá aos funcionários uma visão de crescimento ou caminho a ser percorrido antes mesmo de fazerem parte de uma instituição. Nele, são determinadas as competências necessárias para cada posição hierárquica e qual é a expectativa da empresa em relação àquela posição.
Ao utilizarem ferramentas e processos de gestão de cargos e salários, as organizações melhoram o clima organizacional, criam oportunidades de desenvolvimento e estimulam os funcionários a serem mais produtivos.
Esta visão é adequada para empresas com estrutura de carreira formal, ou seja, quando o organograma já foi definido há um tempo e tem cargos e funções bem desenhados. Os colaboradores conseguem visualizar qual é o seu momento atual e o que podem esperar nos próximos anos, quais indicadores de desempenho são avaliados e o que precisam fazer para alcançar outras posições ou cargos.
OS DIFERENTES TIPOS DE PLANOS DE CARREIRA
1. Plano de carreira em Y: este plano sugere que, a partir de um determinado cargo, o funcionário precisará escolher se segue carreira de especialista ou gestor.
2. Plano de carreira em W: ao invés de dois caminhos de crescimento, este plano sugere um terceiro, que é um misto das outras duas opções, ou seja, ele pode se tornar um gestor de projetos. O profissional não chega a ser um líder tradicional, mas acompanha o desempenho das pessoas dentro de um projeto, dando feedbacks técnicos e atuando de forma consultiva.
3. Plano de carreira para empresas em alto crescimento: o próprio funcionário é quem constrói os degraus que irá fazê-lo crescer dentro da empresa.
A GESTÃO DE CARGOS E SALÁRIOS
Uma boa gestão de cargos e salários ajuda a melhorar a experiência do colaborador com a empresa. Para tanto, é preciso superar alguns desafios. Confira!
- Divida a empresa em cargos na medida certa, descreva as atividades de cada função e estabeleça salários justos, dentro da média do mercado, para toda a equipe.
- Mostre que o sucesso da gestão depende de todas as áreas da empresa, desde a definição dos critérios até a aplicação do plano no dia a dia.
- Estabeleça uma comunicação transparente e direta com todos os colaboradores para evitar expectativas difíceis de serem alcançadas.
- Deixe claro quais serão os requisitos que os funcionários terão que cumprir para assumir um determinado cargo.
- Aplique ações que possibilitem a manutenção e continuidade dos talentos, mantendo o crescimento da empresa.
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