BLOG

26/11/2019 - Candidatos

Aprendendo a lidar com feedbacks

Saiba como tirar proveito dos feedbacks recebidos, tornando-se um profissional cada vez melhor.

Uma das práticas mais recomendadas no universo corporativo é a de dar feedbacks.

Muito se fala sobre o treinamento de líderes, para que possam estar preparados para dar feedbacks aos profissionais de sua equipe, no entanto, é preciso lembrar que esse bate-papo ocorre, como todo diálogo, em uma via de mão dupla. Ou seja, de que o colaborador também é parte ativa nesse momento.

Nesse processo, cabe ao ouvinte extrair a mensagem dos feedbacks e processá-la em seu benefício.

Outro ponto a ser lembrado quando falamos em feedbacks é que nem sempre esses retornos precisam ser dados exclusivamente pela chefia. É comum que colegas de trabalho tenham esse tipo de conversa uns com os outros também.

Essas conversas podem ser conduzidas em reuniões previamente agendadas ou em diversas ocasiões oportunas que necessitem da proposta de melhorias. Independente do cenário, é fundamental estar preparado para receber esses feedbacks – principalmente os considerados “negativos” – de maneira profissional e madura.

Pensando nisso, separamos algumas dicas para que você se saia bem em ocasiões como essa e tire proveito de apontamentos que, antes, poderiam te colocar para baixo.

 

1. Escute com atenção e interesse

O primeiro passo para conseguir aproveitar feedbacks, dados a você, é ser um bom ouvinte. Escute tudo o que a pessoa se preparou para dizer, prestando atenção em todos os pontos apresentados.

Tente não interromper a pessoa enquanto ela estiver falando. Interrupções constantes podem gerar uma imagem imatura ou inflexível, o que fatalmente seria visto como outra característica que lhe renderia feedbacks negativos.

Ao final do discurso da chefia ou do colega, peça a palavra e estabeleça o diálogo.

 

2. Tire dúvidas e peça exemplos

Ouvir tudo o que a pessoa tem a dizer não significa que você deva sair calado de reuniões de feedbacks.

Tire dúvidas e peça exemplos. Muitas falhas de comunicação acontecem por conta de suposições, indiretas ou falas nas entrelinhas.

Torne o momento uma oportunidade de comunicação efetiva. E, é claro, faça isso de forma educada.

 

3. Saia da defensiva

Feedbacks negativos costumam despertar nossos mecanismos de defesa. Apesar disso, tente se controlar para não ficar se justificando ou apontando culpados.

Caso você saiba que errou, o ideal é pedir desculpas, sem tentar argumentar a falha. Nas mais diversas áreas de atuação, é normal que ocorram erros, portanto, admiti-los é a maneira mais madura de seguir em frente.

 

4. Agradeça

Pode parecer hipócrita, mas quando você faz dos feedbacks negativos oportunidades de melhoria e crescimento, é natural que você agradeça seu líder ou colega.

Seja receptivo e mostre que você vai processar todas as informações que lhe foram fornecidas.

 

Mas, e depois da reunião de feedback, como agir?

Assimilar tudo que escutou é primordial para aperfeiçoar determinados comportamentos ou atividades. No entanto, um grande erro de quem recebe feedbacks negativos é o de absorver 100% da crítica, tornando-a, muitas vezes, maior do que ela realmente é.

Da mesma forma que recusar tudo que foi dito, aceitar exageradamente também é um problema, já que a pessoa pode passar a se sentir absolutamente incompetente, ou incapaz, prejudicando ainda mais seu desempenho.

Como em tudo na vida, o equilíbrio aqui é fundamental. Faça uma breve lista de tudo o que ouviu, procure estabelecer pontos de melhoria com foco em resultados práticos e, periodicamente, faça uma reavaliação de como está se saindo.

Se achar interessante, solicite novos feedbacks para a pessoa, a fim de analisar como está se saindo.

 

Avance Authent

Ser um profissional de sucesso não é uma tarefa fácil, por isso, semanalmente, reunimos dicas de nossos especialistas, voltadas não somente aos candidatos, como também aos profissionais de recrutamento e seleção.

Siga nossas páginas nas redes sociais e acesse nosso blog, nele, você confere todos os conteúdos disponíveis para se manter informado sobre mercado e carreira.

Se você está procurando oportunidades de emprego, não deixe também de enviar seu currículo para a Avance.

Post relacionados

29/09/2022 - Serviços

Nos tempos atuais estamos vivenciando a importância e os benefícios do trabalho remoto. Esse novo formato tem refletido diretamente em diversos fatores, como por exemplo na produtividade e satisfação do colaborador de forma positiva, consequentemente, gerando para o empregador baixos índices de insatisfação por parte dos funcionários, diminuição no turnover , redução dos encargos sociais, retenção de talentos, contratação de mão de obra especialista de outras localidades entre outros diversos benefícios.  

25/07/2022 - Serviços

Criada em 2003, o LinkedIn é a mais famosa e maior rede social profissional e nasceu com o objetivo de gerar conexões e relacionamentos entre as pessoas que estão no mercado de trabalho. A ideia que move a plataforma é conectar profissionais e empresas que tenham interesses em comum.

18/07/2022 - Serviços

Conciliar períodos de trabalho com momentos de descanso, ou ainda vida profissional com pessoal, é um desafio para os trabalhadores modernos. Afinal, o avanço da tecnologia deixou muito tênue a linha entre uma coisa e outra, propiciando o aumento de doenças, como a Síndrome de Burnout.

Rua Machado Bittencourt, 205, sala 26
Vila Clementino - São Paulo / SP - CEP: 04044-904

+55 11 5906-7500