BLOG

18/02/2020 - Recrutadores

Pesquisa de engajamento: como aplicar e ter resultados

Saiba como extrair todas as vantagens proporcionadas por uma pesquisa de engajamento.

Manter o nível de engajamento de um time é um dos principais desafios de gestão e também uma das tarefas mais importantes a serem tiradas do papel.

Isso porque o engajamento dos profissionais está diretamente relacionado ao sucesso da empresa, ao cumprimento de metas e prazos de entrega e ao turnover.

Mas, como saber se a equipe está satisfeita com o ambiente interno, valorização, reconhecimento e relacionamento com os colegas e gestores? Aplicando periodicamente uma pesquisa de engajamento.

Pensando nos inúmeros benefícios obtidos com essa prática, a Avance Authent listou dicas de como elaborar uma boa pesquisa e como fazer para realmente extrair as vantagens que ela oferece.

 

Elaborando uma pesquisa de engajamento

Quando falamos em elaborar uma pesquisa, precisamos lembrar que termo vai além de copiar um questionário já pronto.

A ideia é que as perguntas estejam alinhadas com a realidade da empresa e, mais do que isso, que realmente respondam às dúvidas que existem relacionadas ao engajamento dos colaboradores.

Com base nessas particularidades, a pesquisa deve:

– Responder a um escopo pré-definido entre gestores, trazendo retorno sobre temas específicos;
– Ser anônima, a fim de garantir que todos os profissionais se sintam à vontade para expor seus pontos de vista, sem medo de sofrerem algum tipo de retaliação;
– Ser informada com antecedência, para que todos possam reservar um tempo para respondê-la e que, se necessário, os líderes possam organizar suas equipes para participarem;
– Ser clara e objetiva, composta por perguntas diretas sobre engajamento e evitando questionários muito extensos.

Importante: se sua empresa for muito grande, o ideal é trabalhar com perguntas de alternativas, para que seja possível escalonar as respostas e enxergar o cenário com mais praticidade. Pesquisas qualitativas costumam ser mais facilmente aplicadas em corporações menores, onde é possível avaliar respostas dissertativas individualmente.

 

Mas, o que fazer com as respostas da pesquisa de engajamento?

Depois de aplicada a pesquisa de engajamento, tendo atingido o maior número de participantes possível, é hora de compilar as respostas sobre os diferentes aspectos abordados e avaliar quais providências necessárias.

Sim, de nada adianta aplicar uma pesquisa para descobrir qual o nível de engajamento dos seus colaboradores e o que os tornaria ainda mais engajados, se você não estruturar um planejamento para implementar ações posteriores.

Desde o princípio, é preciso ter em mente quais são os seus objetivos, e não mobilizar todos para preencher o questionário à toa.

É compreensível que nem todas as solicitações sejam passíveis de serem atendidas. No entanto, é fundamental atuar com transparência.

Os profissionais precisam saber quais pontos levantados se tornarão ações concretas dentro do ambiente empresarial. Já os gestores precisam ter claros quais os demais pontos de melhoria foram citados na pesquisa de engajamento e que não poderão ser implementados/realizados, para que possam travar diálogos honestos com suas equipes e mostrar quais são as limitações que os impedem de atuar sobre esses.

Levar a sério a opinião dos profissionais, agindo de forma transparente, é uma das formas mais efetivas de aumentar a satisfação dos colaboradores, que, por sua vez, se sentirão ouvidos e respeitados, fazendo com que a pesquisa de engajamento cumpra sua função.

Quer saber mais sobre temas relevantes relacionados ao ambiente corporativo e processos de recrutamento e seleção? Confira o blog da Avance Authent e fique por dentro das melhores dicas de profissionais que atuam há mais de 25 anos no mercado de RH.

No nosso site, você encontra ainda todo o escopo dos serviços prestados pelo time da Avance. Acesse agora.

Post relacionados

17/05/2022 - Recrutadores

O que você pretende com essa contratação? Como o produto ou serviço pode ajudar os colaboradores e a empresa, como um todo, a se desenvolver?

09/05/2022 - Recrutadores

Na hora de preencher uma nova vaga na organização, a possibilidade de recontratar um ex-colaborador se torna uma boa opção por diversos motivos: o fato de já conhecer o clima organizacional e a cultura da empresa e saber quais são os objetivos do negócio torna a reintegração mais simples.

03/05/2022 - Recrutadores

Com a pandemia, a revolução digital, que já estávamos vivendo, se intensificou. As relações pessoais, o trabalho, o consumo e o entretenimento acabaram migrando, em grande parte, para o ambiente virtual.

Rua Machado Bittencourt, 205, sala 26
Vila Clementino - São Paulo / SP - CEP: 04044-904

+55 11 5906-7500