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07/07/2020 - Candidatos

Os protocolos de segurança na retomada ao trabalho

Com a flexibilização do isolamento social, muitos colaboradores, que estavam há quase três meses trabalhando em home office, se preparam para voltar às empresas. Porém, os hábitos não serão mais os mesmos, pelo menos, num primeiro momento. Para garantir a proteção das equipes e minimizar o risco de contágio é necessário repensar o conceito de escritório.

 

Adaptação dos ambientes de trabalho, um maior espaço entre os colaboradores, janelas abertas e reforço na limpeza e na higienização… Afinal, quais serão os protocolos de segurança adotados dentro dos escritórios na retomada ao trabalho presencial?

AS MEDIDAS DE SEGURANÇA ADOTADAS PELOS ESCRITÓRIOS

Nós, da Avance-Authent, atentos aos protocolos de segurança, preparamos uma lista com medidas que recomendamos ser implementadas pelos escritórios, visando a saúde e o bem-estar de seus colaboradores. Confira!

  • Criar um manual prático de como agir para que os colaboradores se atentem às medidas de segurança que precisam ser adotadas pelas diferentes áreas da empresa.Uma boa ideia é conversar com os gestores para levantar os principais desafios que serão enfrentados e qual a melhor forma de comunicar os protocolos às equipes.
  • Usar máscaras durante todo o expediente e substituí-las a cada 2 ou 3 horas. Como a demanda é grande e as máscaras devem ser lavadas diariamente, sugerimos que as empresas ofereçam kits de máscaras aos seus colaboradores.
  • Medir a temperatura corporal dos funcionários no início e ao término da jornada também ajuda no combate à disseminação do vírus. Ao apresentar qualquer sintoma – tosse, febre, falta de ar e/ou dor de garganta – o colaborador deverá ficar afastado do trabalho.
  • Investir na comunicação visual para indicar o distanciamento correto entre os colaboradores. A OMS – Organização Mundial de Saúde – recomenda a distância de 1.80m, lateral e frontalmente. É possível sinalizar o chão, adesivar postos de trabalho que não poderão ser utilizados por enquanto, entre outros.
  • Cadeiras podem ficar dispostas alternadamente nas baias ou mesas, por exemplo. Arquitetos e consultores sanitários podem ajudar neste momento a repensar a ocupação dos ambientes de forma a garantir um maior espaçamento entre os colaboradores. Uma possibilidade é aderir a móveis com rodinha (inclusive mesas) e pequenas bancadas para os funcionários fazerem videochamadas com outros membros da equipe, fornecedores e clientes.
  • Junto com os gestores é necessário reorganizar o processo de trabalho para aumentar a distância entre as pessoas. Orientar que não haja contato físico, se possível, durante a execução de cada função e instruir os colaboradores para evitarem cumprimentos como aperto de mãos, abraços e beijos.
  • Disponibilizar álcool em gel 70% em todos os ambientes dos escritórios para que os colaboradores possam se higienizar de tempos em tempos, bem como as ferramentas, computadores, celulares, superfícies onde há a necessidade de utilização das mãos para o acionamento ou apoio para a execução dos trabalhos.
  • Orientar as práticas de higiene a todos: no início dos trabalhos, no retorno do almoço ou ao deixarem o escritório. Todos deverão lavar as mãos com sabonete e/ou realizar a higienização com álcool em gel 70% nas mãos e antebraços. Uma possibilidade é o escritório reservar um armário ou uma sapateira para cada colaborador guardar o sapato que usou na rua e trocar por um par que será usado no escritório. Outra opção é investir em protetores de sapato que são descartáveis.
  • Os banheiros devem ser limpos frequentemente, mais vezes ao dia do que de costume. Colocar um lembrete sobre a importância de se lavar as mãos é válido.
  • Evitar o alto fluxo de circulação entre os ambientes do escritório, além de ter a higienização intensificada.
  • Se houver possibilidade, criar um rodízio entre os funcionários para que trabalhem em dias alternados, a fim de evitar a lotação dos escritórios.
  • A ventilação é um fator primordial para evitar o contágio, por isso, recomendamos a importância de se manter as janelas abertas neste período de pandemia para que o local de trabalho fique mais arejado.
  • Reduzir ao máximo reuniões presenciais mesmo entre funcionários de dentro da empresa. Priorizar as videochamadas e, assim, restringir também o acesso de público externo.

Por fim, é importante orientar os colaboradores que, em seus momentos de lazer, evitem sair de suas casas enquanto a situação não se estabilizar. Todos precisam ter consciência de suas responsabilidades individuais para não prejudicar o coletivo e preservar sua integridade física e de suas famílias.

 

 

 

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