BLOG

13/10/2021 - Candidatos, Recrutadores

Os benefícios de praticar empatia no trabalho

A empatia é a habilidade socioemocional de se colocar no lugar de outra pessoa, adotando a perspectiva dela e compartilhando das mesmas emoções. Ela nos permite identificar, entender e responder ao que o outro sente, conduzindo e moldando nossas ações de forma mais consciente e responsável.

 

Você, com certeza, já ouviu aquela máxima: “não faça para os outros aquilo que não gostaria que fizessem com você”. Mas a empatia segue um outro caminho, pois não está relacionada à tendência de agir com o outro da maneira que faz sentido para nós mesmos. Não devemos ignorar o fato de que somos todos diferentes e respondemos às situações de formas distintas.

 

A empatia exige que sejamos capazes de enxergar o outro e como podemos nos relacionar e responder de uma forma que faça sentido para ele e não somente para nós.

 

A prática da empatia é transformadora

 

Podemos considerar que a empatia está na base de um comportamento que nos permite viver em sociedade e nos ajuda na resolução de conflitos dentro de casa e no estabelecimento de um ambiente de trabalho saudável.

 

Muitas empresas acabam criando um clima de competição entre a equipe, que leva a um distanciamento entre os colaboradores e, consequentemente, a um ambiente corporativo pesado. É preciso ter em mente que a prática da empatia no mundo corporativo traz vários benefícios, entre eles:

 

  • Gera entendimento mais eficaz entre os funcionários e potencializa o trabalho colaborativo;
  • Melhora a produtividade, pois todos tendem a ser mais unidos e focados nos mesmos objetivos;
  • Aumenta a satisfação do cliente, já que o clima positivo dos colaboradores pode ser percebido externamente;
  • Diminui tensões e discussões, trazendo uma leveza maior e menos estresse para a rotina corporativa.

 

COMO DESENVOLVER A PRÁTICA DA EMPATIA

 

  • Autoconhecimento

Não é possível lidar com os sentimentos alheios se não tivermos profundo conhecimento sobre nós mesmos: pontos fracos, fortes, como lidar com as emoções etc. A partir do autoconhecimento, poderemos reagir às falhas dos outros colaboradores de forma acolhedora, entendendo as oscilações de produtividade deles e procurando conhecer melhor a realidade de vida de cada um.

  • Interação entre os funcionários

É sempre bom demonstrarmos que estamos interessados em ouvir quem nos procura. A empatia se estabelece a partir do diálogo e, principalmente, da escuta ativa. Proporcionar momentos de integração para que os colaboradores se conheçam e entendam suas diferentes realidades é uma ótima estratégia para melhorar o clima corporativo.

 

Assim como outras habilidades que também melhoram nossos relacionamentos pessoais e profissionais, ter um comportamento mais empático é questão de prática. E a Authent levanta essa bandeira!

 

 

Post relacionados

17/05/2022 - Recrutadores

O que você pretende com essa contratação? Como o produto ou serviço pode ajudar os colaboradores e a empresa, como um todo, a se desenvolver?

09/05/2022 - Recrutadores

Na hora de preencher uma nova vaga na organização, a possibilidade de recontratar um ex-colaborador se torna uma boa opção por diversos motivos: o fato de já conhecer o clima organizacional e a cultura da empresa e saber quais são os objetivos do negócio torna a reintegração mais simples.

03/05/2022 - Recrutadores

Com a pandemia, a revolução digital, que já estávamos vivendo, se intensificou. As relações pessoais, o trabalho, o consumo e o entretenimento acabaram migrando, em grande parte, para o ambiente virtual.

Rua Machado Bittencourt, 205, sala 26
Vila Clementino - São Paulo / SP - CEP: 04044-904

+55 11 5906-7500