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Os benefícios de praticar empatia no trabalho
A empatia é a habilidade socioemocional de se colocar no lugar de outra pessoa, adotando a perspectiva dela e compartilhando das mesmas emoções. Ela nos permite identificar, entender e responder ao que o outro sente, conduzindo e moldando nossas ações de forma mais consciente e responsável.
Você, com certeza, já ouviu aquela máxima: “não faça para os outros aquilo que não gostaria que fizessem com você”. Mas a empatia segue um outro caminho, pois não está relacionada à tendência de agir com o outro da maneira que faz sentido para nós mesmos. Não devemos ignorar o fato de que somos todos diferentes e respondemos às situações de formas distintas.
A empatia exige que sejamos capazes de enxergar o outro e como podemos nos relacionar e responder de uma forma que faça sentido para ele e não somente para nós.
Podemos considerar que a empatia está na base de um comportamento que nos permite viver em sociedade e nos ajuda na resolução de conflitos dentro de casa e no estabelecimento de um ambiente de trabalho saudável.
Muitas empresas acabam criando um clima de competição entre a equipe, que leva a um distanciamento entre os colaboradores e, consequentemente, a um ambiente corporativo pesado. É preciso ter em mente que a prática da empatia no mundo corporativo traz vários benefícios, entre eles:
- Gera entendimento mais eficaz entre os funcionários e potencializa o trabalho colaborativo;
- Melhora a produtividade, pois todos tendem a ser mais unidos e focados nos mesmos objetivos;
- Aumenta a satisfação do cliente, já que o clima positivo dos colaboradores pode ser percebido externamente;
- Diminui tensões e discussões, trazendo uma leveza maior e menos estresse para a rotina corporativa.
COMO DESENVOLVER A PRÁTICA DA EMPATIA
- Autoconhecimento
Não é possível lidar com os sentimentos alheios se não tivermos profundo conhecimento sobre nós mesmos: pontos fracos, fortes, como lidar com as emoções etc. A partir do autoconhecimento, poderemos reagir às falhas dos outros colaboradores de forma acolhedora, entendendo as oscilações de produtividade deles e procurando conhecer melhor a realidade de vida de cada um.
- Interação entre os funcionários
É sempre bom demonstrarmos que estamos interessados em ouvir quem nos procura. A empatia se estabelece a partir do diálogo e, principalmente, da escuta ativa. Proporcionar momentos de integração para que os colaboradores se conheçam e entendam suas diferentes realidades é uma ótima estratégia para melhorar o clima corporativo.
Assim como outras habilidades que também melhoram nossos relacionamentos pessoais e profissionais, ter um comportamento mais empático é questão de prática. E a Authent levanta essa bandeira!
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