BLOG

08/06/2022 - Serviços

O trabalho remoto no Brasil para vagas no exterior

A pandemia da Covid-19 fez com que muitas empresas optassem pelo trabalho remoto. Com essa mudança, agora é possível conquistar um emprego fora do Brasil sem precisar estar presente no país-sede da vaga. E como tudo pode ser feito pelo computador, com interação online entre os membros da equipe, dá para trabalhar para companhias de qualquer lugar do mundo.

Cada vez mais, empresas estrangeiras têm procurado brasileiros para este tipo de trabalho à distância. Isso por conta da crescente desvalorização do real em relação ao dólar. Nossos profissionais são uma excelente opção de mão de obra acessível e, ao mesmo tempo, talentosa e experiente.

Neste sentido, a internet é uma ótima aliada para promover o encontro entre candidato e empresa. Caso você esteja interessado, faça uma ampla pesquisa, descubra quais companhias atuam no exterior e não possuem base no Brasil, e quais tem vagas remotas disponíveis. Mas, antes de fechar uma proposta, você precisa conhecer detalhes importantes que vão fazer toda a diferença. Confira agora as informações que a Authent separou!

 

Tecnologia tornou o trabalho remoto acessível

 

As diferenças do trabalho remoto no exterior

 

Obviamente, um dos critérios para conquistar uma vaga remota no exterior é dominar muito bem o inglês para conseguir interagir com líderes, colegas de trabalho e clientes. Além disso, existe a possibilidade de o inglês não ser a língua dominante do país-sede da companhia. Neste caso, é bom que você saiba, pelo menos, o básico do idioma falado na nação da empresa contratante.

Outra questão diz respeito aos benefícios e direitos trabalhistas. Lembre-se de que trabalhos fora do Brasil não são regidos pela CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), fazendo com que regras, como salário-mínimo, horas extras, benefícios, férias, feriados, afastamentos, 13º salário, entre outras, sejam diferentes. Por isso, deixe tudo muito bem acordado e claro no contrato de trabalho.

Cabe ressaltar que, na hora de aceitar um trabalho remoto no exterior, você deve considerar a questão do fuso horário. Sua jornada de trabalho será no horário do país onde a empresa se encontra. Se a diferença de fuso for pequena, não haverá grandes problemas; mas se for grande, como 10 ou 12 horas, você terá sua rotina muito afetada.

Por último, mas não menos importante, é preciso se atentar ao pagamento de impostos, emissão de notas fiscais e geração de invoice:

👉 para vagas remotas no exterior, você necessariamente precisa ter aberta uma empresa com CNPJ, pois os impostos cobrados como pessoa física são muito altos e não compensam. O tipo de conta PJ que deverá ser aberta vai depender do contrato assinado e do valor a ser recebido pelos serviços;

👉 o invoice nada mais é do que uma nota fiscal para faturar serviços para o exterior, só que o idioma deste documento varia de acordo com país de origem da empresa;

👉 mesmo emitindo o invoice, você também deverá emitir uma nota fiscal no Brasil, para que a tributação seja cobrada corretamente e não tenha problemas fiscais;

👉 por último, ao receber em moeda estrangeira, você vai precisar fazer uma operação de câmbio, convertendo seu “salário” para o real.

 

As vantagens do trabalho remoto no exterior

 

Podemos destacar algumas vantagens quando o assunto é trabalhar de forma remota para empresa estrangeira. Uma delas é ter o pagamento em uma moeda mais valorizada do que a nossa, o que faz com que o profissional receba muito mais do que ganharia aqui no Brasil.

Você também pode ter a possibilidade de ser convidado a conhecer a sede da empresa em outro país, tendo a chance de ter mais conhecimento e de vivenciar uma cultura diferente da sua.

E, não tenha dúvidas, trabalhar para uma companhia estrangeira é um diferencial bastante importante para o seu currículo, agregando valor e qualificação à sua carreira e, ainda, podendo gerar outras oportunidades de trabalho mais interessantes.

Post relacionados

27/06/2022 - Recrutadores

Além de uma grande responsabilidade, contratar um novo colaborador é uma tarefa complexa e delicada. Primeiro, há o risco de realizar um processo de recrutamento e seleção falho com consequências negativas para a companhia. Depois, existe a questão da integração do novato à equipe e à empresa. Quando esta etapa não é bem realizada, ela pode prejudicar o engajamento do profissional, provocando queda de produtividade, dificuldades para que o contratado atinja seu desempenho máximo e possibilitando um maior turnover.

20/06/2022 - Não categorizado

Você sabe qual é uma das palavras mais buscadas na internet desde o fim de 2021? É a palavra metaverso: um universo virtual onde cada pessoa pode ser, fazer e construir o que quiser. Podemos dizer que ele é uma espécie de realidade paralela – em alguns casos ficcional, como os games – em que temos a possibilidade de vivenciar uma experiência de imersão.

14/06/2022 - Serviços

Todo mundo já ouviu falar dos cargos de auxiliar, assistente e analista, principalmente quando recebem mensagens sobre novas vagas, né? Mas na hora de procurar emprego pode surgir a dúvida: será que você tem o perfil desta vaga?

Rua Machado Bittencourt, 205, sala 26
Vila Clementino - São Paulo / SP - CEP: 04044-904

+55 11 5906-7500