BLOG

30/11/2021 - Candidatos, Recrutadores

O que é talent acquisition?

O sucesso de uma empresa é determinado pelo seu time de colaboradores. Por isso, o processo de contratação de novos funcionários é um dos mais importantes dentro de uma organização e também do setor de recursos humanos.

 

A preocupação com a aquisição de talentos faz com que o RH busque maneiras de atração e seleção de pessoas mais qualificadas e alinhadas à cultura organizacional da instituição.

 

Para se realizar um processo de seleção certeiro, surgiu o talent acquisition: uma estratégia para construção de um banco de talentos capaz de antever as necessidades da companhia na contratação de novos colaboradores e desenvolver uma rede de relacionamento, pensando nas oportunidades a longo prazo. 

 

Podemos dizer que se trata de um processo cíclico para identificar, atrair e integrar os melhores profissionais com habilidades e aptidões relevantes para determinada posição. Colocar os talentos certos nas vagas certas é fundamental para a performance de uma empresa.

 

Cada vez mais o mercado de trabalho precisa de colaboradores muito qualificados, aumentando assim a concorrência. Os melhores profissionais, hoje, são disputados, tornando as contratações mais estratégicas e menos pontuais. Desta forma, com o talent acquisition, antes mesmo de surgir a vaga, o RH já sabe qual é o profissional indicado para preenchê-la futuramente.

 

QUAL A DIFERENÇA COM O PROCESSO DE RECRUTAMENTO?

 

Apesar de recrutamento e o talent acquisition terem como objetivo o preenchimento de vagas, o primeiro é um processo linear que envolve a procura de um candidato específico para preencher uma posição em curto tempo. E pode ser considerado um trabalho “reativo”, pois uma posição é desocupada/criada e uma nova pessoa deve ser encontrada para ocupá-la.

 

Já o talent acquisition é mais estratégico e faz parte de um planejamento maior, já que visa o preenchimento de cargos futuros, pensando em pessoas que possam assumir posição de liderança ou vagas que exigem um treinamento especializado.

 

OS PRINCIPAIS ELEMENTOS DA AQUISIÇÃO DE TALENTOS

 

  • Planejamento e estratégia: exige um olhar mais profundo sobre a natureza do negócio e compreensão das futuras necessidades da empresa, levando em consideração o mercado de trabalho local e global.

 

  • Segmentação: é preciso conhecer a fundo as habilidades, experiências e competências de cada um dentro da organização.

 

  • Marca da empresa: para atrair talentos, a instituição deve ter uma boa reputação para que se crie nos candidatos uma vontade de pertencimento. Uma marca sólida promove uma imagem positiva. 

 

  • Talento e gestão: uma vez estabelecido contato com potenciais candidatos, faz-se necessário manter e construir um relacionamento com cada um para, a partir daí, saber se eles irão preencher os requisitos procurados ou não.

 

  • Métricas e análises: estratégias de aquisição de talentos requerem uso de métricas importantes para realizar rastreamento e análise adequada, melhorando a qualidade da contratação e o nível de assertividade.

 

Com o talent acquisition, a empresa aprimora sua eficiência operacional, melhorando a jornada do candidato, o employee experience e aumentando a diversidade de profissionais.

Post relacionados

17/05/2022 - Recrutadores

O que você pretende com essa contratação? Como o produto ou serviço pode ajudar os colaboradores e a empresa, como um todo, a se desenvolver?

09/05/2022 - Recrutadores

Na hora de preencher uma nova vaga na organização, a possibilidade de recontratar um ex-colaborador se torna uma boa opção por diversos motivos: o fato de já conhecer o clima organizacional e a cultura da empresa e saber quais são os objetivos do negócio torna a reintegração mais simples.

03/05/2022 - Recrutadores

Com a pandemia, a revolução digital, que já estávamos vivendo, se intensificou. As relações pessoais, o trabalho, o consumo e o entretenimento acabaram migrando, em grande parte, para o ambiente virtual.

Rua Machado Bittencourt, 205, sala 26
Vila Clementino - São Paulo / SP - CEP: 04044-904

+55 11 5906-7500