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O que é talent acquisition?
O sucesso de uma empresa é determinado pelo seu time de colaboradores. Por isso, o processo de contratação de novos funcionários é um dos mais importantes dentro de uma organização e também do setor de recursos humanos.
A preocupação com a aquisição de talentos faz com que o RH busque maneiras de atração e seleção de pessoas mais qualificadas e alinhadas à cultura organizacional da instituição.
Para se realizar um processo de seleção certeiro, surgiu o talent acquisition: uma estratégia para construção de um banco de talentos capaz de antever as necessidades da companhia na contratação de novos colaboradores e desenvolver uma rede de relacionamento, pensando nas oportunidades a longo prazo.
Podemos dizer que se trata de um processo cíclico para identificar, atrair e integrar os melhores profissionais com habilidades e aptidões relevantes para determinada posição. Colocar os talentos certos nas vagas certas é fundamental para a performance de uma empresa.
Cada vez mais o mercado de trabalho precisa de colaboradores muito qualificados, aumentando assim a concorrência. Os melhores profissionais, hoje, são disputados, tornando as contratações mais estratégicas e menos pontuais. Desta forma, com o talent acquisition, antes mesmo de surgir a vaga, o RH já sabe qual é o profissional indicado para preenchê-la futuramente.
QUAL A DIFERENÇA COM O PROCESSO DE RECRUTAMENTO?
Apesar de recrutamento e o talent acquisition terem como objetivo o preenchimento de vagas, o primeiro é um processo linear que envolve a procura de um candidato específico para preencher uma posição em curto tempo. E pode ser considerado um trabalho “reativo”, pois uma posição é desocupada/criada e uma nova pessoa deve ser encontrada para ocupá-la.
Já o talent acquisition é mais estratégico e faz parte de um planejamento maior, já que visa o preenchimento de cargos futuros, pensando em pessoas que possam assumir posição de liderança ou vagas que exigem um treinamento especializado.
OS PRINCIPAIS ELEMENTOS DA AQUISIÇÃO DE TALENTOS
- Planejamento e estratégia: exige um olhar mais profundo sobre a natureza do negócio e compreensão das futuras necessidades da empresa, levando em consideração o mercado de trabalho local e global.
- Segmentação: é preciso conhecer a fundo as habilidades, experiências e competências de cada um dentro da organização.
- Marca da empresa: para atrair talentos, a instituição deve ter uma boa reputação para que se crie nos candidatos uma vontade de pertencimento. Uma marca sólida promove uma imagem positiva.
- Talento e gestão: uma vez estabelecido contato com potenciais candidatos, faz-se necessário manter e construir um relacionamento com cada um para, a partir daí, saber se eles irão preencher os requisitos procurados ou não.
- Métricas e análises: estratégias de aquisição de talentos requerem uso de métricas importantes para realizar rastreamento e análise adequada, melhorando a qualidade da contratação e o nível de assertividade.
Com o talent acquisition, a empresa aprimora sua eficiência operacional, melhorando a jornada do candidato, o employee experience e aumentando a diversidade de profissionais.
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