BLOG

22/02/2022 - Recrutadores

Indispensável Consultoria de Diversidade no RH

Uma pauta que ganhou protagonismo nos últimos tempos é a diversidade. Tanto é que a Agenda 2030 da ONU tem como principal lema: “não deixar ninguém para trás”. Este documento, que orienta governos e demais atores a reduzir desigualdades sociais, evitar a degradação ambiental e garantir a paz, vê o capital humano como um dos principais pilares do mundo. Tal agenda coloca como objetivo conquistar trabalho decente para todas as mulheres e homens, inclusive para os jovens e as pessoas com deficiência com remuneração igual para trabalho de igual valor.

 

O mercado de trabalho já encara a diversidade nas empresas como questão indispensável. Muitas instituições estão caminhando neste sentido e aquelas que não se adaptarem acabarão se tornando obsoletas. 

Entre os benefícios de se apostar na diversidade estão o aumento da competitividade e da lucratividade, além de um melhor employer branding. Isso acontece porque um time de colaboradores e gestores diversificado consegue oferecer diferentes vivências e perspectivas, aprimorando processos internos, produtos e serviços, assim como o relacionamento com clientes e fornecedores. Como consequência, as organizações inclusivas ganham capacidade de ler e entender melhor a sociedade, antecipando demandas, identificando oportunidades e aprimorando a comunicação com diferentes públicos.

 

Empresas que apostam na inclusão social têm colaboradores mais engajados

 

Segundo pesquisa da McKinsey de 2020, quem aposta em equipes diversificadas vê sua rentabilidade aumentar em 36%, atrai os melhores profissionais do mercado e consegue formar um quadro de colaboradores mais criativo e inovador. Como os funcionários destas organizações se sentem mais confortáveis e representados, acabam desenvolvendo o senso de pertencimento e engajamento, sendo propensos a construir um plano de carreira ali dentro e contribuir para o progresso da instituição como um todo. 

 

UM LONGO CAMINHO ATÉ ALCANÇAR A INCLUSÃO SOCIAL

 

A questão da diversidade é complexa e ampla já que parte do princípio que a inclusão social proporciona oportunidades iguais de acesso a bens e serviços para todos: pessoas negras, grupos pertencentes ao LGBTQI+, cidadãos com deficiência (PCD), de diferentes classes sociais, educação, faixas etárias, gêneros, culturas, entre outros.

 

Neste sentido, uma consultoria de diversidade pode ajudar o RH a analisar a realidade atual da empresa, procurando formas de adequar os processos internos para praticar a inclusão social por meio de ações que tenham como objetivo investir na pluralidade de talentos. E o primeiro passo é um olhar cuidadoso e um levantamento demográfico da diversidade de colaboradores, gestores e terceiros. Para produzir transformações efetivas que tornem a organização inclusiva e diversa, é necessário avaliar os seguintes pontos:

 

Quais são os benefícios e programas de capacitação oferecidos atualmente pela organização que favorecem a inclusão;

Como eles podem ser aprimorados, pensando em estratégias específicas para públicos diferentes;

Se o processo de recrutamento e seleção reforça no anúncio da oportunidade de emprego que a empresa tem como compromisso um ambiente diverso e inclusivo;

Se há reserva de um percentual de vagas para grupos minoritários e inclusão de candidatos de outras cidades, caso o trabalho seja remoto; 

Se existe um Comitê de Diversidade e Inclusão formado dentro da instituição para ajudar o RH nas questões relacionadas ao assunto.

Post relacionados

17/05/2022 - Recrutadores

O que você pretende com essa contratação? Como o produto ou serviço pode ajudar os colaboradores e a empresa, como um todo, a se desenvolver?

09/05/2022 - Recrutadores

Na hora de preencher uma nova vaga na organização, a possibilidade de recontratar um ex-colaborador se torna uma boa opção por diversos motivos: o fato de já conhecer o clima organizacional e a cultura da empresa e saber quais são os objetivos do negócio torna a reintegração mais simples.

03/05/2022 - Recrutadores

Com a pandemia, a revolução digital, que já estávamos vivendo, se intensificou. As relações pessoais, o trabalho, o consumo e o entretenimento acabaram migrando, em grande parte, para o ambiente virtual.

Rua Machado Bittencourt, 205, sala 26
Vila Clementino - São Paulo / SP - CEP: 04044-904

+55 11 5906-7500