BLOG

16/02/2021 - Candidatos, Recrutadores

Idosos e o mercado de trabalho

Segundo pesquisa do IBGE de 2020, o Brasil tinha 34 milhões de idosos que correspondiam a 16,2% da nossa população. A tendência é que este número dobre nas próximas décadas em nosso país, pois notamos uma taxa de nascimentos cada vez menor. No entanto, hoje em dia, a idade ainda é um fator importante na inserção de profissionais no mercado de trabalho. 

Com o envelhecimento da população e, consequentemente, da força de trabalho, surge a necessidade de conscientizar os gestores para práticas direcionadas aos profissionais mais velhos. Por isso, a Avance-Authent levantou os benefícios que as empresas ganham admitindo colaboradores idosos ou mantendo-os trabalhando mesmo depois de aposentados.

Idosos e o mercado de trabalho

BENEFÍCIOS DE SE APROVEITAR O POTENCIAL DO PROFISSIONAL MADURO

  1. Diversidade e maior produtividade das equipes: contratando um idoso, a empresa oxigena sua força de trabalho ao permitir a troca de experiências entre colaboradores de diferentes idades e pontos de vista. A diversidade tende a enriquecer as abordagens e melhorar a capacidade de solução de problemas do time, além de aumentar a produtividade da empresa. 
  2. Mais confiabilidade para os gestores: pessoas acima de 60 anos tendem a ser mais pontuais do que profissionais de outras idades e apresentam menor absenteísmo. Assim, tornam-se mão de obra comprometida e com um senso grande de responsabilidade, o que facilita o trabalho dos gestores. Idosos também tendem a se preocupar mais com o risco, sofrendo menos acidentes no trabalho do que os mais jovens e tendo mais rigor no cumprimento de normas e políticas da empresa. Além disso, eles tendem a apresentar um bom comportamento ético, segundo pesquisa realizada pela FGV/EAESP.
  3. Grande experiência profissional: devido aos anos em que passaram no mercado de trabalho e as transformações que vivenciaram, pessoas mais velhas acabam adquirindo uma gama de conhecimentos técnicos ao longo da carreira. E importante também ressaltar que estes profissionais possuem uma grande bagagem de vida, o que garante maior equilíbrio emocional, facilidade de relacionamento e postura diante dos conflitos. Segundo o MIT, trabalhadores acima de 60 anos conseguem identificar melhor os panoramas do que aqueles mais jovens e inexperientes. Eles também são capazes de acompanhar o ritmo das atividades e aprender novas habilidades.
  4.  Programas de mentoring para colaboradores mais novos: a grande experiência profissional e de vida coloca os idosos em posição de orientar novos talentos. As empresas só ganham ao envolvê-los em programas de trainees ou na formação dos trabalhadores mais jovens, pois eles podem assumir o papel de mentores, consultores ou assistentes de campo, além de participarem da formação de memórias de projetos.
  5. Fortalecem a cultura organizacional da empresa: idosos possuem uma maior capacidade de disseminar a cultura das instituições para os mais novos porque tem uma tendência a respeitar mais os comportamentos esperados, assim como a missão e os valores da empresa. Por serem cooperativos e fiéis à empresa, acabam se tornado exemplos no ambiente corporativo e influenciando positivamente os mais novos.

Apesar de ser comum vermos profissionais mais velhos prestando serviços para as empresas, como consultorias ou freelancer, ainda enfrentamos barreiras que inibem o aproveitamento deles no mercado de trabalho. Não há políticas para recrutamento e seleção de idosos e nem programas de formação de equipes multigeracionais.

Em grande parte, as dificuldades de inserção estão relacionadas ao preconceito por conta da idade (ageism). O novo perfil demográfico da força de trabalho traz o desafio para os responsáveis pela gestão de pessoas de estimular a manutenção e reinserção do profissional maduro, promovendo práticas que prolonguem a vida ativa deste grupo tão importante.

Post relacionados

17/05/2022 - Recrutadores

O que você pretende com essa contratação? Como o produto ou serviço pode ajudar os colaboradores e a empresa, como um todo, a se desenvolver?

09/05/2022 - Recrutadores

Na hora de preencher uma nova vaga na organização, a possibilidade de recontratar um ex-colaborador se torna uma boa opção por diversos motivos: o fato de já conhecer o clima organizacional e a cultura da empresa e saber quais são os objetivos do negócio torna a reintegração mais simples.

03/05/2022 - Recrutadores

Com a pandemia, a revolução digital, que já estávamos vivendo, se intensificou. As relações pessoais, o trabalho, o consumo e o entretenimento acabaram migrando, em grande parte, para o ambiente virtual.

Rua Machado Bittencourt, 205, sala 26
Vila Clementino - São Paulo / SP - CEP: 04044-904

+55 11 5906-7500