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16/03/2021 - Recrutadores

Employee Experience: Como fortalecer sua empresa

Muitos profissionais passam mais tempo no ambiente de trabalho, ao lado de seus colegas, do que com a própria família em suas casas. Por isso, para mantê-los sempre engajados e satisfeitos com a empresa em que trabalham, novas tendências no departamento de Recursos Humanos vão surgindo.

A grande maioria dos trabalhadores não coloca mais como foco principal apenas a remuneração que uma instituição pode oferecer. Eles querem também se sentir valorizados, em processo de ascensão e compreendidos dentro do ambiente corporativo.

Percebeu-se, então, que era fundamental otimizar a experiência dos colaboradores no trabalho, a fim de promover o bem-estar físico, psicológico, financeiro e competitivo. Ou seja, colocá-los como centro para promover equipes de alta performance.

Essa tendência – chamada de employee experience – visa beneficiar o elo entre a empresa e seus funcionários e, ainda, pode beneficiar na atração e retenção de talentos.

O QUE É EMPLOYEE EXPERIENCE?

Foco no capital humano

Employee experience é uma estratégia de gestão de pessoas que atua no engajamento dos colaboradores, o que contribui na apreciação do capital humano de uma empresa e para o sucesso do negócio como um todo.

A partir desta prática, é possível acompanhar a rotina dos funcionários e como estão se sentindo no trabalho, os problemas enfrentados e os níveis de satisfação, bem como desenvolver estratégias para criar uma liderança motivadora, um ambiente organizacional agradável e um plano de carreira para cada área.

FORTALECIMENTO DA EMPRESA

A função exercida com excelência por cada funcionário é responsável pelo sucesso de uma empresa. Quando eles percebem que estão sendo valorizados, aumentam a produtividade individual e também da equipe, pois se sentem estimulados a prestar um trabalho de qualidade.

Por isso, vale a pena investir na experiência do colaborador por vários motivos:

  1. Melhora as relações interpessoais: ao alinhar os valores de sua empresa com os dos colaboradores e monitorar para que todos sejam exemplos do que a organização acredita, estimula-se o diálogo e a transparência. Como consequência, os funcionários tendem a replicar as boas práticas e fortalecem a comunicação e o sentido de pertencimento à equipe.

  2. Constrói um clima favorável: é possível construir um clima corporativo favorável ao melhorar os relacionamentos interpessoais, desenvolver líderes que saibam lidar com os diferentes perfis comportamentais e implementar benefícios aos trabalhadores.

  3. Promove a empresa: mostrando as ações que a organização adota, sua imagem é fortalecida como um bom lugar para se trabalhar. Os profissionais vão querer fazer parte de seu negócio e buscarão a candidatura nos seus processos seletivos.

  4. Reduz a taxa de turnover e absenteísmo: ao enfatizar a preocupação com o bem-estar dos colaboradores e colocá-los como essenciais, a taxa de rotatividade e de faltas são reduzidas. Os colaboradores com expertise se mantêm na operação e a empresa garante o seu know-how e só tende a ganhar em produtividade.
  5. Reduz os custos com recursos humanos: ao diminuir a taxa de turnover, a empresa passará a investir menos em novos processos seletivos, reduzindo seus gastos com rescisões contratuais e com treinamento de onboarding.

Nós, da Avance-Authent, costumamos dizer que não existem padrões de sucesso. Diferentes práticas podem melhorar a experiência dos trabalhadores no ambiente corporativo, mas é importante saber lidar com as pessoas, seus sonhos e suas demandas. Por isso, prezamos pelo respeito ao indivíduo e um dos nossos atributos mais importantes é justamente a habilidade que temos para estabelecer boas relações interpessoais.

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