BLOG

26/04/2022 - Candidatos

Dicas para se sentir mais feliz no ambiente corporativo

O trabalho ocupa muitas horas dos nossos dias e o nosso pensamento, sendo uma parte importante da vida da maioria das pessoas. Quando nos sentimos satisfeitos com nossa situação profissional, vemos nosso desempenho melhorar, assim como a capacidade de tomar decisões e buscar novos aprendizados para o desenvolvimento.

Pessoas felizes no ambiente corporativo são colaboradores mais eficientes e chefes inspiradores. Mas, ao invés de passar uma receita de como alcançar a felicidade, nós, da Authent, resolvemos fazer uma lista de perguntas importantes para você responder. Esperamos que ao ouvir suas próprias respostas, você se sinta encorajado a entender quais emoções podem colaborar para sua felicidade profissional.

 

Colaboradores felizes são mais eficientes

 

  1. SEU TRABALHO É SIGNIFICATIVO PARA VOCÊ?

Se você adora o que faz e se sente pleno e confortável durante sua rotina corporativa, já pode ir para a próxima questão. Porém, se ficou em dúvida se seu trabalho é realmente importante, tente entender de que forma ele se conecta a um propósito maior. Seus esforços vão além de um papel individual e contribuem para a comunidade? É importante reforçar que os talentos são únicos e, por isso, independente da profissão e da área, seu jeito de executar o trabalho pode fazer toda a diferença

 

  1. VOCÊ SE SENTE RECONHECIDO?

Respeito e reconhecimento são dois objetivos sempre almejados quando falamos em carreira. Todos temos necessidade de que nosso valor seja reconhecido e de sermos respeitados. Tanto respeito, quanto reconhecimento estão ligados à autoestima elevada e ao bem-estar no ambiente de trabalho. E quando os dois estão acontecendo no ambiente corporativo, eles acabam se expandindo para outras áreas da sua vida, como as relações familiares e de amizade. Afinal, quem não aprecia ser tratado com simpatia e ter seu trabalho elogiado, não é? 

 

  1. GOSTA DOS COLEGAS DE TRABALHO?

Um ambiente corporativo com intrigas e conflitos, além de desagradável, pode nos abalar psicologicamente. Por esse motivo, precisamos focar em cultivar o relacionamento com colegas de trabalho e gestores, investindo em um diálogo verdadeiro que seja capaz de solucionar desentendimentos e problemas do dia a dia.

 

Uma pesquisa da Universidade de Houston, com 39.602 participantes, mostrou que a satisfação profissional está ligada aos seguintes fatores: colegas, lideranças e a cultura da empresa. Assim, mesmo que não seja a vaga dos sonhos, aceite a oportunidade de trabalhar com ótimos colegas, líderes e culturas empresariais inspiradoras. O clima organizacional influencia muito a sua felicidade.

 

  1. ESTÁ DISPONÍVEL PARA COLABORAR E AJUDAR OS OUTROS?

Já falamos aqui no nosso blog que a colaboração é uma soft skill essencial para o trabalho em equipe. Ela demonstra a intenção de unir forças a fim de atingir metas coletivas ou resolver desafios corporativos. Mas você sabia que pessoas que trabalham para o benefício do grupo são mais felizes?  Pois foi isso que a Universidade de Chicago descobriu ao entrevistar 27.587 profissionais. Então, o caminho para a felicidade no ambiente corporativo está ligado a realizar com dedicação suas tarefas diárias que são importantes para quem faz parte da sua equipe. É preciso entender que cada um contribui para o grupo, somando habilidades técnicas individuais, para alcançar os melhores resultados à empresa.

 

  1. TEM APRENDIZADO CONSTANTE?

Todas as profissões e toda empresa possuem problemas. Não existe o trabalho ideal. Só que você precisa estar aberto para aprender e sempre evoluir em sua carreira. Colaboradores felizes reconhecem os pontos positivos e negativos do ambiente de trabalho, valorizando o que agrega e se sentindo motivados a aprender mais e vencer os desafios.

Se você sente que há muito tempo vive na zona de conforto, apático e insatisfeito, talvez esteja na hora de dar uma reviravolta em sua carreira. Ninguém nasce com todas as ferramentas necessárias para ter sucesso. É preciso percorrer um longo caminho de transformação e preparo, com inteligência emocional, coragem e disciplina para alcançar a felicidade profissional.

Post relacionados

17/05/2022 - Recrutadores

O que você pretende com essa contratação? Como o produto ou serviço pode ajudar os colaboradores e a empresa, como um todo, a se desenvolver?

09/05/2022 - Recrutadores

Na hora de preencher uma nova vaga na organização, a possibilidade de recontratar um ex-colaborador se torna uma boa opção por diversos motivos: o fato de já conhecer o clima organizacional e a cultura da empresa e saber quais são os objetivos do negócio torna a reintegração mais simples.

03/05/2022 - Recrutadores

Com a pandemia, a revolução digital, que já estávamos vivendo, se intensificou. As relações pessoais, o trabalho, o consumo e o entretenimento acabaram migrando, em grande parte, para o ambiente virtual.

Rua Machado Bittencourt, 205, sala 26
Vila Clementino - São Paulo / SP - CEP: 04044-904

+55 11 5906-7500