BLOG

22/06/2021 - Candidatos

Conheça boas práticas para vagas confidenciais

É muito comum profissionais que estão em busca de novas oportunidades no mercado de trabalho se depararem com anúncios de vagas confidenciais que não apresentam dados sobre a empresa contratante, endereço ou salário do cargo.

 

Por que existem vagas confidenciais?

 

A confidencialidade das vagas é uma prática comum no mercado e não significa que a empresa esteja tentando esconder algo ou que não seja confiável. Na verdade, este tipo de vaga existe por uma série de motivos, dentre eles:

  • Por uma questão estratégica, a empresa não quer que os concorrentes saibam detalhes sobre a vaga e busca por um novo profissional;
  • A instituição não quer que os colaboradores internos tomem conhecimento do processo de recrutamento e seleção, pois está buscando no mercado um substituto para uma posição que ainda está sendo ocupada;
  • A organização optou pela prática de vagas confidenciais porque quer receber currículos vindos de apenas um único canal, evitando assim um processo mais longo e complicado;
  • Empresas de capital aberto costumam utilizar essa técnica para não criar problemas ou ruídos com os acionistas.

Uma boa dica para checar se determinada vaga é realmente confidencial é fazer pesquisas pela internet, a partir da descrição da vaga, para ver se encontra as mesmas informações que foram disponibilizadas em outro site.

 

ESTRATÉGIAS PARA CONDUZIR OS PROCESSOS SELETIVOS

Descubra agora com a Authent quais são as boas práticas para que um processo de recrutamento e seleção com vagas confidenciais passe credibilidade aos candidatos.

 

1. PLANEJAMENTO

Detalhe o que a instituição espera do candidato, quais serão suas funções e como será o plano de carreira. Defina também se serão permitidas candidaturas internas. Por fim, determine em quais canais a vaga confidencial será divulgada.

2. CRONOGRAMA

Estabeleça prazos para todo o processo: em qual momento o nome da empresa será revelado; a seleção terá quantas etapas e com qual duração; as entrevistas serão online ou presenciais; qual será o período de adaptação do contratado e que tipo de treinamento ele precisará?

3. DESCRIÇÃO DETALHADA DA VAGA

Como o nome da empresa não vai ser divulgado, a descrição da vaga deve ser mais precisa, a fim de atrair atenção para o processo de recrutamento e seleção. Deixe claro qual a formação que se espera dos candidatos, se há um limite de idade e exigência de experiência prévia. Quanto mais detalhada, maiores as chances de encontrar um candidato com perfil adequado ao cargo.

4. ESTRATÉGIA

Defina se irá encaminhar o anúncio da vaga apenas para profissionais que tenham exatamente o perfil desejado, diminuindo o número de participantes do processo ou se vale a pena divulgar a vaga confidencial em plataformas, sites e aplicativos e depois fazer a triagem de um número maior de candidatos.

Conte com a Authent para realizar o processo de recrutamento e seleção para vagas confidenciais. Nós promovemos o encontro ideal entre candidatos e empresas ao mapear a cultura organizacional das instituições e avaliar conhecimentos técnicos, experiências anteriores, competências e habilidades dos profissionais. 

 

Post relacionados

17/05/2022 - Recrutadores

O que você pretende com essa contratação? Como o produto ou serviço pode ajudar os colaboradores e a empresa, como um todo, a se desenvolver?

09/05/2022 - Recrutadores

Na hora de preencher uma nova vaga na organização, a possibilidade de recontratar um ex-colaborador se torna uma boa opção por diversos motivos: o fato de já conhecer o clima organizacional e a cultura da empresa e saber quais são os objetivos do negócio torna a reintegração mais simples.

03/05/2022 - Recrutadores

Com a pandemia, a revolução digital, que já estávamos vivendo, se intensificou. As relações pessoais, o trabalho, o consumo e o entretenimento acabaram migrando, em grande parte, para o ambiente virtual.

Rua Machado Bittencourt, 205, sala 26
Vila Clementino - São Paulo / SP - CEP: 04044-904

+55 11 5906-7500