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16/11/2021 - Candidatos, Recrutadores

Conheça as 5 maiores dores dos líderes

A posição de liderança traz reconhecimento profissional, uma boa bonificação e, ao mesmo tempo, grandes desafios para quem a executa. Por isso, a Authent listou as 5 principais angústias vividas pelos gestores e as formas de lidar melhor com elas. Confira!

 

  1. ATINGIR METAS E ENTREGAR RESULTADOS

 

Um gestor precisa ter um time bem preparado e disposto a trabalhar junto com ele para alcançar bons resultados. Quando alguém não está insatisfeito ou comprometido, é capaz de influenciar negativamente o resto da equipe prejudicando a produtividade de todos. Um dos segredos para atingir metas e performar bem é trabalhar a motivação da equipe, pensando em estratégias para engajar os colaboradores, estimulando o trabalho em equipe e, consequentemente, melhorando a rotina corporativa.

 

Outro ponto importante é o treinamento. O líder deve se preocupar com a capacitação constante do time para manter todos os colaboradores atualizados e alinhados com o propósito da empresa. Os treinamentos podem acontecer tanto externamente, quanto internamente. Cursos, palestras, webinars ou até bons livros estimulam o progresso da equipe e sua performance. 

 

  1. CONSEGUIR UMA COMUNICAÇÃO ASSERTIVA COM O TIME

 

Considerada soft skill fundamental, comunicação não significa apenas ter boa oratória, mas ter a habilidade de conversar com a equipe, evitando conflitos e resolvendo problemas sem prejudicar o ambiente de trabalho. Um líder precisa saber ouvir os outros colaboradores, receber críticas e dosar o momento de falar e de ouvir.  A produtividade e o desempenho de um time são consequências de uma comunicação clara e objetiva estabelecida pelo líder.

 

E uma das ferramentas mais importantes na comunicação corporativa é o feedback que deve ser constante. Ele funciona muito mais do que uma avaliação anual do colaborador, pois permite a rápida correção de processos e ajustes de condutas da equipe.

 

  1. FAZER UMA BOA GESTÃO DO TEMPO

 

Saber gerir bem o tempo é um dos calcanhares de Aquiles que muitos profissionais enfrentam. Para os líderes, esta habilidade é ainda mais urgente porque saber controlar o tempo significa resolver as demandas de trabalho dentro do prazo. A falta de planejamento e organização são os grandes empecilhos. Por isso, o gestor deve definir um plano de trabalho, com etapas, prazos e responsáveis. Ele precisa também colocar as pessoas certas para executar cada atividade, mostrando como o atraso de um colaborador impacta a sequência das entregas, prejudicando o time como um todo.

 

  1. DELEGAR RESPONSABILIDADES

 

Delegar faz parte do trabalho de qualquer líder. É necessário criar uma engrenagem de sucesso capaz de permitir que a equipe funcione sem a necessidade da intervenção do gestor no dia a dia, deixando-o atuar apenas em eventuais ajustes ou removendo grandes obstáculos.

 

Mas delegar é um ato complexo que exige respeito, planejamento e monitoramento. Além de organizar as demandas, conhecendo todos os projetos que estão em andamento e qual é o grau de urgência de cada um, o gestor precisa conhecer a personalidade e habilidades de cada colaborador para distribuir as tarefas conforme os deadlines. Ao delegar responsabilidades de forma assertiva, o líder proporciona autonomia e aprendizado para os colaboradores, melhorando o clima corporativo e tornando sua equipe mais produtiva.

 

  1. RETER OS MELHORES TALENTOS

 

Manter bons profissionais em sua equipe é uma grande preocupação dos líderes. Mas os colaboradores mais capacitados só permanecem nas instituições quando estão satisfeitos e motivados. E é papel do gestor criar um ambiente de trabalho saudável para que eles possam se sentir valorizados, crescer e assumir novos desafios. A evolução de um colaborador é consequência natural do amadurecimento dele.

 

Grandes talentos sob uma liderança com excelência conseguem progredir em suas carreiras dentro da própria empresa, agregando ainda mais valor à instituição. Para tanto, é preciso um plano de sucessão que avalie as competências dos colaboradores para possíveis promoções, envolvendo os líderes na formação de novos gestores.

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