BLOG

10/03/2022 - Candidatos

Confira dicas para conquistar o primeiro emprego

O primeiro emprego é um passo muito importante na nossa trajetória profissional e o ponto de partida de uma longa jornada. É a oportunidade de colocarmos em prática os conhecimentos estudados no mundo escolar e acadêmico e desenvolvermos novas habilidades. Além disso, é o momento de passar a lidar com chefes, cobranças e diferentes culturas organizacionais.

 

Essa primeira experiência pode ajudar a definir o futuro da sua carreira. Com um mercado cada vez mais exigente e competitivo, muitas empresas buscam profissionais com experiência e as dificuldades para conquistar a primeira vaga são grandes. Para se ter uma ideia, a taxa de desemprego entre os jovens de 18 a 24 anos é de 29,5%, de acordo com o IBGE.

 

Mas todo profissional precisa começar por algum lugar, não é mesmo? Por isso, programas para jovem aprendiz, de estágio e de trainee continuam sendo a melhor forma para os iniciantes demonstrarem comportamentos e habilidades que irão permitir que cresçam dentro da organização.

 

Se você que está passando pelo desafio da transição para a vida adulta e busca o tão almejado primeiro emprego, preste atenção nestas dicas da Authent!

 

O primeiro emprego é a porta de entrada para o ambiente corporativo.

 

1- TENHA CERTEZA DA ÁREA EM QUE VOCÊ QUER TRABALHAR. Defina quais são seus objetivos a longo prazo e procure por empresas que tenham a ver com eles. Já na faculdade é possível desenvolver seus interesses com projetos, trabalhos e estudos. Enquanto não consegue uma vaga, aproveite para ampliar seus conhecimentos porque isso é muito bem-visto pelos recrutadores. E, por fim, pesquise pelas vagas corretas, principalmente, por aquelas que tem o título de “analista”, comum para profissionais recém-formados e sem experiência.

2- CRIE UM BOM CURRÍCULO. Sempre afirmamos que um currículo deve ser completo, claro e objetivo, valorizando suas competências profissionais. Em muitos casos, esse documento é avaliado em poucos segundos, então, foque nas informações que tenham a ver com aquela vaga específica. Cuidado com os erros de português!

 

3- FAÇA NETWORKING. Para se conseguir uma colocação, principalmente a primeira, é bom ter uma rede de contatos que poderão abrir portas. Use aqueles que você adquiriu ao longo da faculdade ou dos cursos de extensão. Participe de encontros e eventos da sua área, troque experiências, mostre interesse. Além disso, o LinkedIn pode ser usado tanto na pesquisa quanto nos contatos. Interaja com outros usuários, curta e comente postagens, se faça presente e ativo.


4- PREPARE-SE PARA ENTREVISTAS E PROCESSOS SELETIVOS. Muitos tem medo de participar de processo de seleção, mas essa é uma etapa natural. Os recrutadores querem checar se o seu perfil tem a ver com a vaga. Por isso, não desperdice a oportunidade e chegue preparado para responder às perguntas de forma honesta e profissional: seja franco sobre suas experiências, qualidades, defeitos e mostre capacidade de aprender. Não tenha receio de admitir que tem pouca experiência!


5- FIQUE POR DENTRO DAS ATUALIZAÇÕES DO MERCADO. Esteja atento às tendências do mercado. O desenvolvimento da tecnologia, as teorias comportamentais, a questão da sustentabilidade, tudo influencia na postura das empresas. Mantenha-se atualizado por meio de portais de notícias e cursos de especialização para não ficar para trás. Lembre-se: o conhecimento é sempre o grande diferencial na vida profissional.

 

Post relacionados

17/05/2022 - Recrutadores

O que você pretende com essa contratação? Como o produto ou serviço pode ajudar os colaboradores e a empresa, como um todo, a se desenvolver?

09/05/2022 - Recrutadores

Na hora de preencher uma nova vaga na organização, a possibilidade de recontratar um ex-colaborador se torna uma boa opção por diversos motivos: o fato de já conhecer o clima organizacional e a cultura da empresa e saber quais são os objetivos do negócio torna a reintegração mais simples.

03/05/2022 - Recrutadores

Com a pandemia, a revolução digital, que já estávamos vivendo, se intensificou. As relações pessoais, o trabalho, o consumo e o entretenimento acabaram migrando, em grande parte, para o ambiente virtual.

Rua Machado Bittencourt, 205, sala 26
Vila Clementino - São Paulo / SP - CEP: 04044-904

+55 11 5906-7500