BLOG

31/08/2021 - Candidatos

Como se tornar uma pessoa produtiva?

Você já comparou sua performance com a de outro colega de trabalho e sentiu que rende menos do que ele e leva mais tempo para concluir as mesmas demandas? 

 

Calma!  Muitos profissionais se sentem angustiados por considerar que não estão alcançando seu potencial máximo. Mas a realidade é que a maioria de nós enfrenta momentos de procrastinação ou acaba perdendo o foco durante a realização de uma tarefa difícil.

 

Pensando em formas para melhorar sua produtividade, a Authent separou algumas dicas para você incluir em sua rotina. Confira!

 

Planejamento e concentração melhoram a nossa performance.

 

1 – ORGANIZAÇÃO E PLANEJAMENTO

É difícil ser produtivo tendo que relembrar todas as responsabilidades que não foram anotadas. Por isso, crie o costume de escrever as tarefas quando elas surgirem. Se possível, coloque os prazos e determine o grau de urgência: aquelas que devem ser realizadas primeiro ficam no topo da lista e as que não precisam de tanta prontidão, no final. Reserve 15 minutos para planejar seu próximo dia. Assim, você não fica se preocupando antes de dormir e, ao acordar, já tem as metas do dia definidas e sabe exatamente por onde começar.

2 – DIVIDA OS PROJETOS GRANDES EM PEQUENAS TAREFAS

Ao quebrar uma pendência complicada em partes menores, conseguimos ver uma “luz no final do túnel” e ter noção do passo a passo que precisamos seguir para entregar uma demanda difícil. Com a divisão, fica mais fácil definir prazos curtos (de cada etapa) e longos (da tarefa inteira). Este escalonamento também melhora a nossa motivação porque sabemos que, ao realizar cada tarefa pequena, estamos mais perto da conclusão do projeto como um todo.

3 – CUIDADO COM AS INTERRUPÇÕES

Não faça diversas coisas ao mesmo tempo porque isso sobrecarregará a sua mente. Você será mais produtivo se focar em somente uma tarefa e realizá-la de forma integral: com começo, meio e fim. Por isso, analise as pequenas atitudes que estão roubando seu tempo e, se possível, elimine-as. Caso sejam essenciais, tente organizá-las de forma a não interromper a finalização da pendência. Por exemplo: não fique parando o que você está produzindo, a cada cinco minutos, para checar o e-mail do trabalho ou os aplicativos para troca de mensagens. Estabeleça os horários em que fará isso e desative as notificações que atrapalham nosso rendimento. Outra dica é avisar as pessoas ao redor (colegas do escritório ou familiares – para quem está de home office) para não o interromper enquanto você estiver finalizando o seu projeto.

As pequenas pausas causam estresse e fazem com que o nosso raciocínio se perca. Retomá-lo toma tempo e exige muito esforço mental. Sem distrações, você ficará focado e renderá muito mais. 

 

4 – FAÇA PAUSAS PARA LIMPAR SUA MENTE

Parar um pouco, nos momentos corretos, é fundamental para não sobrecarregar a nossa cabeça e recuperar o fôlego. A pausa também é importante para refletir sobre o que já foi realizado, percebendo erros e propondo soluções. Diante disso, defina alguns momentos de pausa para limpar sua mente e se recuperar das preocupações. Estes pequenos descansos mentais ajudarão você a render mais, trabalhando por períodos mais longos, sem se esgotar. 

5 – ESTEJA PREPARADO E CONFIANTE

Antes de começar seu dia de trabalho, que tal ler um livro motivacional, fazer um exercício físico ou tomar aquele café da manhã reforçado? Incluir pequenas ações positivas na nossa rotina podem melhorar muito nossa disposição. Trabalhe também sua autoconfiança. Acredite! Você é sim capaz de se tornar mais produtivo! Não fique se remoendo por experiências negativas e procrastinações que teve antes. Decidir ser produtivo já é vencer metade da batalha. Continue adiante, firme no seu propósito e enfrente os desafios um dia de cada vez.

6 – REVISE SEMPRE SEUS RESULTADOS

Independentemente de qual técnica de produtividade que você esteja aplicando, é necessário comparar seu rendimento anterior e atual para se necessário ajustar a rota. Quanto tempo você gastava antes para concluir suas atividades? Quanto está gastando agora? Ao checar os resultados de forma objetiva, você perceberá quais pontos podem ser melhorados e poderá aprimorar ainda mais sua performance profissional.

Post relacionados

17/05/2022 - Recrutadores

O que você pretende com essa contratação? Como o produto ou serviço pode ajudar os colaboradores e a empresa, como um todo, a se desenvolver?

09/05/2022 - Recrutadores

Na hora de preencher uma nova vaga na organização, a possibilidade de recontratar um ex-colaborador se torna uma boa opção por diversos motivos: o fato de já conhecer o clima organizacional e a cultura da empresa e saber quais são os objetivos do negócio torna a reintegração mais simples.

03/05/2022 - Recrutadores

Com a pandemia, a revolução digital, que já estávamos vivendo, se intensificou. As relações pessoais, o trabalho, o consumo e o entretenimento acabaram migrando, em grande parte, para o ambiente virtual.

Rua Machado Bittencourt, 205, sala 26
Vila Clementino - São Paulo / SP - CEP: 04044-904

+55 11 5906-7500