BLOG

02/06/2022 - Recrutadores

Como se sair bem em uma entrevista online de emprego

As entrevistas online de emprego se intensificaram por conta do isolamento social, devido à pandemia da Covid-19, e vieram para ficar. Elas tornam o processo seletivo mais rápido e abrangente: além de evitar deslocamentos, permitem que profissionais de diversas localidades participem do recrutamento.

Tais entrevistas tem o mesmo objetivo que as presenciais, ou seja, conhecer melhor os candidatos à vaga, seu perfil e suas competências. A diferença é que a conversa acontecerá por meio de um computador ou dispositivo móvel (tablet ou smartphone) e pode ser de duas maneiras:

  • em tempo real, com a participação dos candidatos e entrevistadores na reunião ao mesmo tempo;
  • ou por meio de uma gravação, onde os entrevistadores enviam todas as perguntas para que os profissionais gravem suas respostas e enviem depois.

Apesar da dinâmica ser praticamente a mesma das entrevistas com que estamos acostumados, existem diferenças técnicas. Por isso, a Authent separou algumas dicas para que você possa se sair bem na seleção online. Confira!

Mostre todo seu potencial em uma entrevista online de emprego

 

  1. O fato de, provavelmente, você estar na sua casa na hora da entrevista não faz com que ela seja um papo descontraído. Lembre-se de que você está sendo analisado o tempo todo e sua postura é muito importante. Vista-se adequadamente e escolha um local apropriado, que seja silencioso, tranquilo e visualmente neutro.
  1. Para que a entrevista ocorra da melhor maneira possível, certifique-se de que sua conexão de internet esteja com bom sinal e já deixe seu dispositivo conectado a ela. Não custa testar também a qualidade do áudio e da câmera. Além disso, ao acessar o local da reunião, utilize uma conta profissional sua (não de terceiros) com perfil personalizado. Não se esqueça de fechar todos os outros programas e aplicativos para que nada interfira na conversa com o recrutador.
  1. COMUNICAÇÃO. Falar de forma clara e objetiva é um diferencial em um processo seletivo. Isso inclui o tom de voz, que não pode nem ser muito alto nem tão baixo, fazendo com que o entrevistador não compreenda o que você está dizendo. Organize as ideias de forma lógica, assertiva e amigável, comunique apenas o necessário e seja pontual nas respostas e colocações. Não deixe que o nervosismo e a ansiedade te atrapalhem. Por se tratar de uma entrevista online, um delay pode acontecer entre você e o recrutador: uma boa ideia é, após a fala da outra pessoa, aguardar alguns segundos antes de responder; assim, você evita sobreposição de vozes e confusão.
  1. OLHAR SEGURO. No ambiente remoto, a câmera faz as vezes do olhar do interlocutor. Fale, portanto, olhando para ela e não para a tela ou teclado. Já quando estiver ouvindo o recrutador, olhe para a tela para visualizar as expressões e perceber os sinais emitidos por ele.
  1. PREPARE-SE. Tenha todas as suas competências e principais resultados na ponta da língua para mostrar o quanto você é profissional e merece aquela vaga. Ademais, faça uma pesquisa sobre a empresa para que você conheça a cultura organizacional e suas particularidades. Desta forma, você saberá apontar como a sua contratação poderá agregar valor e produtividade a ela.

Post relacionados

27/06/2022 - Recrutadores

Além de uma grande responsabilidade, contratar um novo colaborador é uma tarefa complexa e delicada. Primeiro, há o risco de realizar um processo de recrutamento e seleção falho com consequências negativas para a companhia. Depois, existe a questão da integração do novato à equipe e à empresa. Quando esta etapa não é bem realizada, ela pode prejudicar o engajamento do profissional, provocando queda de produtividade, dificuldades para que o contratado atinja seu desempenho máximo e possibilitando um maior turnover.

20/06/2022 - Não categorizado

Você sabe qual é uma das palavras mais buscadas na internet desde o fim de 2021? É a palavra metaverso: um universo virtual onde cada pessoa pode ser, fazer e construir o que quiser. Podemos dizer que ele é uma espécie de realidade paralela – em alguns casos ficcional, como os games – em que temos a possibilidade de vivenciar uma experiência de imersão.

14/06/2022 - Serviços

Todo mundo já ouviu falar dos cargos de auxiliar, assistente e analista, principalmente quando recebem mensagens sobre novas vagas, né? Mas na hora de procurar emprego pode surgir a dúvida: será que você tem o perfil desta vaga?

Rua Machado Bittencourt, 205, sala 26
Vila Clementino - São Paulo / SP - CEP: 04044-904

+55 11 5906-7500