BLOG

17/11/2021 - Recrutadores

Como gerenciar melhor o comportamento dos colaboradores

Saber lidar com o comportamento de diferentes pessoas dentro do ambiente corporativo é tarefa das mais importantes. Afinal, a maneira de agir e pensar da equipe influencia diretamente nos resultados e rotinas da empresa.

 

Nem todos os gestores e líderes sabem qual a melhor forma de gerar harmonia entre os times, além de trabalhar com as características particulares de cada um. Vale destacar que acontecimentos internos e externos acabam gerando tensões que podem desviar os colaboradores dos objetivos traçados.

 

Planejamento estratégico, tecnologia, ambiente organizacional e liderança não são suficientes. O ser-humano é complexo e deve ser gerenciado de forma adequada, dando espaço para desenvolver o sucesso de cada um.

 

Alguns fatores são responsáveis por determinar os comportamentos dos funcionários:

 

  • Valores: crenças e aprendizados adquiridos ao longo do tempo por meio da jornada individual e que influenciam as atitudes;
  • Motivação: as necessidades que cada pessoa considera importantes, aquilo que as movem e justificam suas atitudes;
  • Modelos mentais: base da experiência ou da cultura pessoal de cada um.

 

Conheça algumas dicas práticas que a Authent separou sobre o assunto para você criar um ambiente de trabalho agradável e produtivo para todos!

 

Conheça os perfis comportamentais de sua equipe

 

  • Identifique os perfis dos colaboradores. Cada profissional tem um perfil com comportamentos e necessidades distintas. É preciso identificar em qual ele se encaixa: analista, comunicador, planejador ou executor. Neste caso, invista em uma ferramenta de mapeamento e análise de perfil, que aponta uma série de reações e posicionamentos que os funcionários tendem a tomar, dando mais segurança à gestão.


  • Identifique os focos de conflitos. Conhecendo cada colaborador a fundo, é possível entender quais perfis se complementam e quais tendem a não ter uma boa relação de trabalho. Além disso, este mapeamento ajuda o gestor a descobrir quais características são necessárias para liderar aquela equipe e quais adaptações precisam ser feitas para resultados mais eficazes.


  • Crie equipes heterogêneas. Não é uma boa ideia ter setores com funcionários de perfis idênticos. É fundamental contar com uma equipe diversa que contenha pontos fortes de cada perfil, fazendo com que as habilidades se complementem.


  • Estimule o autoconhecimento dos colaboradores. A partir do momento que cada profissional consegue se conhecer melhor, pode traçar objetivos mais claros que vão de encontro com os propósitos da empresa. Cria-se, assim, um ambiente de lealdade, que reforça laços e sinergias.


  • Reavalie as atividades de cada um. Ao decifrar o perfil comportamental dos colaboradores, pode surgir a necessidade de alterar as atividades desempenhadas por eles. Evite desperdício de talento e falta de motivação e ofereça a cada profissional aquilo que realmente combina com ele.


  • feedback. Ajude sua equipe a identificar e desenvolver seus pontos a melhorar. Faça um acompanhamento ativo e transparente para que os colaboradores possam fazer parte das decisões que os envolve.

 

Para finalizar, lembre-se que o objetivo da estratégia de gestão comportamental não é mudar o perfil dos funcionários e, sim, criar possibilidades de potencializar o que há de melhor, fazendo assim uma gestão muito mais inteligente.

Post relacionados

17/05/2022 - Recrutadores

O que você pretende com essa contratação? Como o produto ou serviço pode ajudar os colaboradores e a empresa, como um todo, a se desenvolver?

09/05/2022 - Recrutadores

Na hora de preencher uma nova vaga na organização, a possibilidade de recontratar um ex-colaborador se torna uma boa opção por diversos motivos: o fato de já conhecer o clima organizacional e a cultura da empresa e saber quais são os objetivos do negócio torna a reintegração mais simples.

03/05/2022 - Recrutadores

Com a pandemia, a revolução digital, que já estávamos vivendo, se intensificou. As relações pessoais, o trabalho, o consumo e o entretenimento acabaram migrando, em grande parte, para o ambiente virtual.

Rua Machado Bittencourt, 205, sala 26
Vila Clementino - São Paulo / SP - CEP: 04044-904

+55 11 5906-7500