BLOG

11/08/2020 - Recrutadores

Como conseguir uma vaga de emprego em meio à crise?

O mercado de trabalho mundial não atravessa um momento tranquilo. A crise econômica tem causado bastante impacto na geração de empregos. Como conseguir uma vaga de emprego em meio à crise financeira do país? Vale a pena buscar uma recolocação profissional no olho do furacão? Essas são as perguntas que rondam os profissionais que perderam o emprego recentemente ou que estão fora do mercado há algum tempo.

 

Vale a pena buscar uma recolocação profissional no meio da crise?

Realmente, a tarefa não é das mais fáceis. Porém, se você precisa trabalhar, não pode se dar ao luxo de só procurar uma vaga quando a crise passar. Claro, as oportunidades no mercado de trabalho são menores, mas elas existem. Ou seja, é possível conseguir uma vaga neste período tão complicado!

É preciso ter foco e disciplina durante a busca por emprego, utilizando-se das ferramentas corretas e procurando nos lugares certos. Alguns setores apresentaram um grande crescimento neste período de pandemia. É o caso das áreas ligadas à saúde, logística, tecnologia e telecomunicações. Setores como os de supermercados, farmácias e higiene também estão aumentando o número de vagas.

 

A BUSCA POR UMA VAGA

Em tempos difíceis, primeiramente, é preciso analisar seu currículo, atualizá-lo, melhorar os textos e adaptá-lo ao que as empresas estão buscando. Destaque competências e conhecimentos que sejam mais relevantes para o momento em que estamos vivendo.

Em seguida, cadastre-se em plataformas e empresas de seleção e recrutamento, como a Avance-Authent que é conhecedora do mercado de trabalho e do perfil dos candidatos e está sempre divulgando novas oportunidades de emprego. Crie o hábito de buscar vagas todos os dias.

Além disso, faça uma busca informal – o tão conhecido networking – com antigos colegas, amigos próximos ou contatos através das redes sociais. É importante que as pessoas saibam que você está em busca de uma nova colocação, só assim elas poderão indicá-lo caso fiquem sabendo de uma oportunidade.

Por onde começar a procurar por uma nova vaga de emprego?

Por onde começar a procurar por uma nova vaga de emprego?

Devemos ressaltar também que, em momentos como este, é preciso ser flexível para conseguir um trabalho. Ou seja, ele pode não corresponder exatamente às suas expectativas, porém, você precisa de um salário para manter as contas em dia, vai aprender algo novo e poderá ter a chance de crescer dentro da empresa, chegando ao cargo procurado ou até mesmo na faixa salarial pretendida inicialmente.

Outra dica para aproveitar o tempo livre é aprimorar seus conhecimentos. Faça cursos online (há várias opções gratuitas na internet), a fim de desenvolver novas competências e mostrar que você é uma pessoa que está em constante reciclagem profissional.

 

A palavra de ordem para quem está em busca de uma recolocação é preparar-se, pois, na retomada da crise, as empresas vão precisar ser rápidas na contratação para retomar o crescimento rapidamente. Esteja um passo à frente dos seus concorrentes!

Ah! E não dê espaço para o pessimismo. É preciso manter a autoconfiança, o otimismo e ser bastante criativo!

Post relacionados

17/05/2022 - Recrutadores

O que você pretende com essa contratação? Como o produto ou serviço pode ajudar os colaboradores e a empresa, como um todo, a se desenvolver?

09/05/2022 - Recrutadores

Na hora de preencher uma nova vaga na organização, a possibilidade de recontratar um ex-colaborador se torna uma boa opção por diversos motivos: o fato de já conhecer o clima organizacional e a cultura da empresa e saber quais são os objetivos do negócio torna a reintegração mais simples.

03/05/2022 - Recrutadores

Com a pandemia, a revolução digital, que já estávamos vivendo, se intensificou. As relações pessoais, o trabalho, o consumo e o entretenimento acabaram migrando, em grande parte, para o ambiente virtual.

Rua Machado Bittencourt, 205, sala 26
Vila Clementino - São Paulo / SP - CEP: 04044-904

+55 11 5906-7500