BLOG

05/04/2022 - Candidatos

Como conquistar uma vaga fora do país?

Encontrar um emprego no exterior é o objetivo profissional de muitos trabalhadores brasileiros. E essa tarefa não é tão complicada como imaginamos. Afinal, a globalização cada vez mais crescente está fazendo com que os mercados de trabalho internacionais estejam disponíveis para nossos profissionais. Alguns países, como Canadá, Austrália e Alemanha, têm inclusive implementado programas para atrair mão de obra estrangeira qualificada nos mais diferentes setores.

Existem diversas maneiras de conseguir a tão almejada vaga, mas é preciso saber identificar as oportunidades que cada país oferece e se preparar para se candidatar a elas.

 

 

Vagas no exterior: pesquisa, dedicação e paciência

 

Vale ressaltar que este tipo de contratação costuma ter concorrência acirrada e exige uma série de requisitos e experiências prévias. Vamos juntos entender, então, como agir se você realmente está disposto a conquistar uma vaga assim?

 

O CAMINHO DAS PEDRAS PARA UMA VAGA NO EXTERIOR

 

O governo de vários países tem criado programas para atrair mão de obra estrangeira e facilitar a contratação. Para conhecer as oportunidades, a fonte mais confiável de pesquisa são os sites oficiais dos próprios governos. A partir daí, confira algumas dicas úteis:

 

  • Pesquise sobre o mercado de trabalho do país para onde você pretende ir e descubra como funciona a candidatura para as diferentes vagas por lá. Além disso, procure saber como é o formato de currículo que eles preferem, quais são as exigências profissionais e pessoais, como você deve se comportar, entre outros detalhes que façam a diferença.

 

  • É imprescindível que você tenha uma versão do seu currículo e portifólio em inglês. Prepare uma apresentação pessoal com uma rápida introdução e que demonstre todo seu interesse na vaga.

 

  • Não saber falar praticamente nada do idioma do país estrangeiro diminui muito suas chances de conseguir uma vaga. Você precisa saber o básico da língua local para se dar bem no ambiente de trabalho. Por isso, é importante investir neste aprendizado. 

 

  • Fazer cursos no exterior, mesmo que seja online, poderá demonstrar aos seus futuros empregadores seu interesse em aprender coisas novas e se manter atualizado. Já um curso presencial te dá vantagens porque você vivencia a cultura e costumes daquele país, adquire fluência no idioma estrangeiro e também consegue fazer network.

 

  • Esteja aberto à possibilidade de trabalhar em um cargo que não seja da sua área. Desta forma, as oportunidades podem aumentar.

 

  • E, por fim, não deixe os documentos para uma possível mudança ao exterior para a última hora. Você pode acabar perdendo a vaga! Separe o passaporte, certificados de cursos e diplomas traduzidos (verifique as exigências legais do local) e os documentos para identificação.

 

PROCURE OS SERVIÇOS DE UMA EMPRESA DE RECRUTAMENTO

 

Utilizar um serviço profissional de recrutamento que considere vagas internacionais é uma ótima opção para quem deseja trabalhar no exterior porque, para conquistar uma oportunidade, é necessário ter conhecimento sobre as regras de vistos de trabalho e negociações de contrato. 

 

Nós, da Authent, atendemos empresas estrangeiras que buscam candidatos brasileiros com experiência, qualificações e habilidades. Estamos sempre abrindo processos de recrutamento e seleção para vagas no exterior, pois acreditamos que atuar em outro país é uma experiência bastante enriquecedora que resultará no aprimoramento de sua carreira.

Post relacionados

17/05/2022 - Recrutadores

O que você pretende com essa contratação? Como o produto ou serviço pode ajudar os colaboradores e a empresa, como um todo, a se desenvolver?

09/05/2022 - Recrutadores

Na hora de preencher uma nova vaga na organização, a possibilidade de recontratar um ex-colaborador se torna uma boa opção por diversos motivos: o fato de já conhecer o clima organizacional e a cultura da empresa e saber quais são os objetivos do negócio torna a reintegração mais simples.

03/05/2022 - Recrutadores

Com a pandemia, a revolução digital, que já estávamos vivendo, se intensificou. As relações pessoais, o trabalho, o consumo e o entretenimento acabaram migrando, em grande parte, para o ambiente virtual.

Rua Machado Bittencourt, 205, sala 26
Vila Clementino - São Paulo / SP - CEP: 04044-904

+55 11 5906-7500