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23/11/2021 - Recrutadores

As boas práticas da Comunicação Interna

om o objetivo de garantir um bom relacionamento e alinhamento entre colaboradores, gestores e profissionais de diferentes setores, a comunicação interna vem sendo cada vez mais valorizada pelas empresas. Além de manter uma boa conexão entre as equipes e dar a oportunidade para todos se expressarem, uma boa comunicação corporativa ajuda a construir a imagem da organização, promovendo seus valores e melhorando o desempenho.

 

Fato é que todas as atividades dependem de algum tipo de comunicação. Quando o processo falha e quem recebe a mensagem não consegue interpretá-la da forma correta, muitos danos são causados, como: clientes insatisfeitos, equipes improdutivas e colaboradores sem engajamento.

 

Por isso, é tão importante saber como compartilhar e transmitir informações dentro do ambiente de trabalho. Entre os tipos de comunicação mais comuns estão:

 

Vertical – contém informações restritas e estratégicas, sendo direcionada aos líderes.

Horizontal – com o objetivo de melhorar as relações, trazer novidades e informar direcionamentos, este tipo de comunicação atinge todos os setores, posições e cargos.

Verbal – pode ser tanto uma conversa informal, quanto formal. Envolve colaboradores, equipes e gestores em diferentes situações, como: reuniões, feedbacks, treinamentos e confraternizações.

Escrita – pode ser um e-mail, mensagem enviada por um aplicativo, quadro de avisos ou até blogs e redes sociais que visam o quadro de colaboradores.

Visual – são as sinalizações, banners, cartazes e adesivos de parede que fazem parte do ambiente corporativo e ajudam a organizar melhor os espaços.

 

A comunicação assertiva impulsiona os colaboradores e garante mais produtividade na equipe.

 

A comunicação permite que cada profissional entenda qual seu papel dentro da empresa e como seu trabalho impacta nos resultados da companhia. Uma troca de informações clara e transparente é necessária para gerar empatia e um maior engajamento, refletindo na motivação, nas entregas e na produtividade.

 

Com os avanços tecnológicos, novas formas de se comunicar foram criadas, deixando para os líderes e o RH a missão de definir quais os melhores canais de comunicação interna a serem utilizados e com qual finalidade. Entre eles, estão:

 

  1. Chat interno ou aplicativos

Ferramentas que incluem texto e áudio são muito usadas para enviar mensagens instantâneas aos colegas de trabalho com mais eficiência. São indicadas para assuntos rápidos e pontuais relacionados às entregas do dia a dia. Exemplos: WhatsApp, Teams, Skype, entre outros.

 

  1. Newsletter

Funciona como um pequeno jornal digital que é personalizado pela instituição para se comunicar com o quadro de funcionários. Dinâmico, pode conter textos, fotos e vídeos e, geralmente, tem como objetivo informar e motivar os colaboradores.

 

  1. Mural

Mesmo sendo um recurso mais antigo, ele ainda está presente em muitas organizações, trazendo recados, datas importantes e notícias. O ideal é usar títulos chamativos, textos curtos e apostar em imagens. 

 

  1. E-mail

Formal ou informal, o e-mail pode transmitir informações muito importantes ou dados simples. É muito usado para formalizar debates, armazenar conversas relevantes e arquivos.

Uma boa comunicação interna é capaz de reduzir o turnover, aumentando a proximidade entre os profissionais e, consequentemente, gerando uma maior permanência deles na instituição. Além de influenciar positivamente o ambiente de trabalho, ela faz com que gestores consigam manter suas equipes engajadas e motivadas, aumentando a performance e contribuindo para uma rotina corporativa mais respeitosa, leve e harmoniosa.

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