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01/10/2021 - Recrutadores

Aprenda a delegar tarefas com exelência

Delegar tarefas é uma dificuldade bastante comum no mundo corporativo, principalmente, para gestores que estão acostumados a centralizar todos os processos, o que pode causar contratempos, como atraso na entrega e um resultado não tão bom quanto o esperado pelo cliente.

 

Podemos dizer que o gestor inteligente e conectado com o mercado é aquele que sabe delegar. Além de trazer confiança, responsabilidade e aprendizado para os colaboradores, delegar as tarefas ajuda a melhorar o ambiente de trabalho e torna a equipe mais produtiva.

 

Por isso, preparar lideranças para delegar tarefas é um dos maiores desafios para o setor de Recursos Humanos. E para dar o primeiro passo neste sentido, responda às seguintes perguntas:

  1. Qual o papel do líder na sua empresa?
  2. Ele consegue identificar os pontos fortes da equipe e orientar as atividades?
  3. O gestor sabe como realizar o alinhamento entre as demandas e os objetivos?

 

A Authent separou algumas dicas que podem ajudar líderes e gestores nessa árdua missão!

 

Saber delegar é a maior habilidade de um líder

 

  • Organize as demandas. O líder de uma equipe precisa conhecer todos os projetos que estão em andamento dentro da empresa. Sabendo de tudo o que está se passando e qual é o grau de urgência, fica mais fácil direcionar os profissionais que são capacitados para as respectivas tarefas.


  • Conheça sua equipe. O bom gestor não é um profissional inalcançável, mas, sim, aquele que está próximo de sua equipe. Só assim ele será capaz de conhecer a personalidade, particularidades e habilidades de cada um para distribuir as tarefas. Lembre-se: nem sempre o colaborador que tem uma qualificação técnica maior é o melhor para desempenhar determinada função. É um conjunto de fatores que define a performance de um profissional e apenas a proximidade é capaz de escancarar os pontos fortes e fracos de cada um.

 

  • Defina prazos. Esta é a melhor forma de evitar preocupações exageradas sobre os processos em andamento. Os colaboradores envolvidos precisam estar cientes não apenas em relação aos deadlines, mas também de todas as etapas envolvidas no trabalho. Seja claro sobre o que necessita de cada colaborador. Assim, o trabalho pode render melhor.

 

  • Invista em treinamento. A empresa só tem a ganhar quando os colaboradores passam por treinamentos e capacitações. Isso deixa a equipe mais engajada por perceber que mereceu um voto de confiança da organização, além de preparada para realizar as atividades com qualidade e assertividade.

  • feedbacks regulares. O líder precisa estar sempre de olho para saber como os processos estão caminhando. Prestar feedbacks regulares à equipe ajuda a tornar o trabalho mais eficiente. Assim, todos juntos compreendem quais são as principais dificuldades e obstáculos que estão surgindo e pensam na melhor forma de resolvê-los.

 

Delegar tarefas não exime o líder de suas responsabilidades. No entanto, é necessário criar uma engrenagem de sucesso capaz de permitir que a equipe funcione sem a necessidade da intervenção do gestor no dia a dia, deixando-o atuar apenas em eventuais ajustes ou removendo grandes obstáculos.

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