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18/01/2022 - Recrutadores

A importância de missão e valores organizacionais de uma empresa

Elaborar missão, visão e valores organizacionais é construir ferramentas estratégicas para direcionar a empresa rumo ao caminho do desenvolvimento, criando bases para as tomadas de decisão dos profissionais e definindo a cultura do ambiente de trabalho.  Definir estes termos ajuda também a moldar a identidade da organização e seu comportamento perante o mercado (concorrentes e parceiros), além da forma como irá se relacionar com os clientes. Eles funcionam como um tripé que guia o funcionamento do negócio para que ele se destaque.

 

Que tal conhecer agora estes três conceitos muito importantes?

 

Defina missão, visão e valores para sua empresa crescer e se posicionar no mercado.

 

👉 MISSÃO – é a razão pela qual a empresa existe, o papel que quer desempenhar na sociedade e no mercado. Definir a missão ajuda a gerar mais engajamento com parceiros e colaboradores. Para tanto, é necessário entender as propostas de valor que a corporação pretende entregar: os produtos e serviços e também como pretende impactar a vida dos consumidores.

 

Algumas perguntas que precisam ser respondidas para definirmos a missão de uma instituição:

  1. O que a organização faz e qual sua atividade principal?
  2. Qual público quer atingir e por qual motivo? 
  3. Como e onde são desenvolvidos os produtos ou serviços?
  4. Qual sua responsabilidade social e os impactos na vida dos clientes?

 

👉 VISÃO – são os objetivos a longo prazo. Aqui é preciso indicar a posição que a organização quer conquistar no mercado futuramente, entendendo o que ela aspira e como vai inspirar colaboradores e clientes a ajudá-la a atingir este objetivo. 

 

Para definir a visão da organização:

 

  1. Onde exatamente a instituição quer chegar em 5 anos ou mais?
  2. Quais os objetivos que pretende alcançar?
  3. Qual imagem a empresa está construindo para o mercado? Como deseja ser vista por clientes e parceiros daqui a 5 anos ou mais?

 

👉 VALORES – São os princípios éticos e crenças que ditarão o comportamento de todos os colaboradores, independente do setor em que trabalham e da função que desempenham. O ideal aqui é elaborar uma lista de qualidades para definir a personalidade da corporação e orientar as atitudes. Definir os valores também ajudará na realização de processos seletivos identificando candidatos mais adequados e os funcionários que merecem promoção.

 

Algumas perguntas:

  1. Como os profissionais devem se portar e se relacionar?
  2. Qual é o ambiente de trabalho e o clima organizacional almejado?
  3. Como a empresa se relaciona com os clientes e fornecedores?

 

Existem empresas que ainda encaram os 3 conceitos (missão, visão e valores) como uma mera formalidade e não fazem um mergulho na hora de pensar o real propósito delas, onde pretendem chegar e quais ideais defendem. Os conceitos acabam sendo definidos de forma superficial e, consequentemente, não ajudam a guiar o desenvolvimento nem contribuem para estruturar o planejamento estratégico, o que atrapalha o crescimento do negócio.

 

Depois de definir missão, visão e valores com cautela e dedicação, empresários devem contar com o departamento de RH para disseminar esses três conceitos por meio de metodologias e estratégias e trabalhar em conjunto para alcançá-los.

 

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