- Home
- Blog
BLOG
Recolocação profissional na maturidade
Com o avanço da ciência, possibilitando melhores condições de saúde e bem-estar, a expectativa de vida mundial tem se tornado cada vez maior. Podemos dizer que uma pessoa na faixa de 50 a 70 anos tem, hoje, uma rotina muito diferente de alguém que tinha a mesma idade há algumas décadas, porque os profissionais mais velhos estão se mantendo bastante ativos, seja por vontade própria ou por necessidade.
Na maturidade é que o indivíduo atinge o desenvolvimento pleno da inteligência e dos processos emocionais e está na fase de maior plenitude. Porém, apesar disso, muitos profissionais com mais de 50 anos sofrem preconceito para permanecer em suas posições ou conquistar novas vagas no mercado de trabalho.
Os motivos que dificultam a contratação de colaboradores mais maduros, erroneamente, são:
- Pouca afinidade com a área de informática e tecnologia;
- Salários mais elevados, no geral;
- Conflitos de gerações no ambiente de trabalho;
- Resistência às mudanças;
- Custos do plano de saúde;
- Estabilidade pré-aposentadoria;
- Nível de energia e força física.
Mesmo diante de tantas adversidades, este cenário no Brasil está começando a mudar. Afinal, temos que estar preparados para o futuro já que, segundo a Projeção População 2018, divulgada pelo IBGE, mostra que, em 2060, a população com 65 anos ou mais no Brasil chegará a 25,5%, equivalendo a 58,2 milhões de idosos.
AS TENDÊNCIAS MERCADOLÓGICAS PARA PERFIS MAIS SENIORES
Há uma tendência mercadológica das empresas em que o conhecimento intelectual é mais valorizado em áreas onde há a necessidade de liderança, relacionamentos humanos e conhecimentos técnicos específicos.
Vale ressaltar que ter um ambiente com jovens e com colaboradores mais experientes faz parte da diversidade e torna qualquer organização muito mais equilibrada. Se por um lado os jovens trazem a intimidade com a tecnologia e renovação, profissionais mais maduros podem contribuir com:
- Equilíbrio emocional e prudência na tomada de decisões;
- Paciência para ouvir, entender os problemas e lidar com clientes;
- Pontualidade, faltando menos e sendo mais fiéis à empresa;
- Alta capacidade de network, a fim de gerar melhores contatos e potenciais negócios.
Mas lembre-se que, para virar o jogo e se manter no mercado de trabalho ou conseguir uma recolocação nesta etapa da vida, é importante que os profissionais façam a sua parte também:
- Passe por um processo de autoconhecimento: tenha clareza em quais são suas habilidades e os pontos que precisam ser aprimorados.
- Mantenha-se atualizado: esteja ciente das movimentações de mercado, novas tecnologias e aperfeiçoe suas capacidades.
- Seja flexível: esteja aberto a atuar em vínculos diferentes de trabalho, como autônomo, carteira assinada, associado, MEI, entre outros.
- Invista em networking: manter a rede de relacionamentos aquecida ajuda com troca de informações e indicações.
- Tenha um currículo claro e assertivo: destaque os principais projetos que esteve a frente e como isso fez diferença para a empresa em atuava.
- Conte com um serviço de recolocação: ter orientação de como começar a busca por uma nova colocação é fundamental.
A Authent ajuda a traçar planos estratégicos para conseguir a oportunidade que tem mais a ver com seu perfil.
Post relacionados
29/09/2022 - Serviços
25/07/2022 - Serviços
18/07/2022 - Serviços
Rua Machado Bittencourt, 205, sala 26
Vila Clementino - São Paulo / SP - CEP: 04044-904