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26/01/2021 - Candidatos

Processo Seletivo: Saiba os critérios mais avaliados na hora da contratação

O ano começou e você está se esforçando para se recolocar profissionalmente? A Avance-Authent separou uma lista com os principais itens avaliados pelos recrutadores para que você possa conquistar a tão sonhada vaga. Confira!

 

Critérios avaliados pelos recrutadores

 

1 – EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL

O profissional que já ingressa apresentando resultados almejados acaba economizando tempo e dinheiro com treinamentos internos. Por isso, as empresas valorizam tanto a experiência profissional.

No currículo, descreva as atividades realizadas nos empregos passados, os resultados alcançados e promoções, pois assim você mostra suas competências profissionais e o seu perfil. Se a vaga pleiteada for de gerência, destaque quais eram suas responsabilidades, número de subordinados e êxito alcançado pela equipe.  

Além de avaliar o currículo, durante a etapa da entrevista, os selecionadores também farão perguntas para entender melhor sua experiência, dando a oportunidade para que você comprove capacidades, descrevendo metas atingidas e números que reforcem suas conquistas.

2- FORMAÇÃO

Ter estudado em boas instituições, feito graduação, pós-graduação ou especializações mostram que o candidato adquiriu conhecimento específico para o cargo e teria mais facilidade em desempenhar seu trabalho. Então, mantenha seu currículo sempre atualizado e não se esqueça de colocar os cursos por ordem de importância, dando destaque para os mais relevantes.

3 – POSTURA E BOM RELACIONAMENTO

O candidato que pesquisa sobre a empresa e a vaga sai na frente durante o processo seletivo porque esta atitude demonstra interesse real em trabalhar naquela organização. 

Outro ponto avaliado é a capacidade de se relacionar, já que, para um ambiente corporativo ser satisfatório, é necessário haver uma convivência saudável entre os colaboradores. Existem dinâmicas em grupo que permitem aos recrutadores avaliarem a postura e o bom relacionamento e outras características, como: persistência, otimismo, cooperação, espírito de liderança e organização, que podem ser observadas na forma como o candidato reage às tarefas propostas e se relaciona com os outros participantes.

Além de mapear os perfis dos candidatos, os selecionadores analisam as referências para descobrir se houve boa conduta nos últimos empregos. Por isso, em uma entrevista, leve sempre uma lista de referências de pessoas que já trabalharam com você e que podem apontar seus pontos positivos.

4 – REPUTAÇÃO 

Ética é um dos principais pilares para o crescimento profissional e para prever o desempenho futuro de um colaborador. É fundamental cuidar da sua imagem perante o mercado de trabalho, evitando colocar a carreira em risco ao se envolver em situações duvidosas e reforçando sempre atitudes positivas como a pontualidade que demonstra o respeito com seu trabalho e os colegas. Durante as dinâmicas em grupo, atitudes manipuladoras e tentar puxar o tapete dos outros candidatos sinaliza falta de integridade.

5 – ESTABILIDADE

Ficar curto período contratado por uma empresa pode indicar que o candidato não cria vínculos ou enfrenta dificuldades de adaptação. A contratante pode ficar com a impressão de que a qualquer momento o profissional pedirá demissão para ir atrás de uma proposta mais atraente. Por essa razão, os recrutadores verificam com cautela as datas de entrada e saída na carteira de trabalho, mas sempre cientes de que há exceções também. 

Caso você tenha ficado pouco tempo no emprego anterior, esteja preparado para justificar a questão durante a entrevista e reforce o interesse em crescer na empresa a qual está se candidatando.

6 – EVOLUÇÃO PROFISSIONAL

Ao analisar a cronologia das experiências do candidato, o recrutador consegue entender melhor o histórico profissional e a evolução da carreira com a passagem em diferentes funções e empresas. Um dos fatores analisados é se aconteceram pausas e se os últimos empregos estavam de acordo com a experiência e formação do candidato. Na entrevista, também é possível que os recrutadores façam perguntas para descobrir se o profissional pretende seguir carreira naquela empresa e se está disposto a executar as funções previstas com excelência.

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