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04/03/2021 - Candidatos

Como se tornar protagonista da sua própria carreira

Uma das decisões mais difíceis que enfrentamos na vida é escolher a carreira que pretendemos seguir. Não cabe ao outro decidir, a escolha deve, necessariamente, partir de nós mesmos.

A carreira selecionada precisa ter a ver com a nossa essência para que nos sintamos felizes e realizados. E isso exige competências comportamentais, investigação e atitude adequada: entender quem você é, o que te motiva, suas principais características, como se relaciona com as outras pessoas, pontos fortes e fracos. Resumindo, é preciso ter autoconhecimento.

Afinal, ser protagonista da sua própria carreira está relacionado à maneira como você conduz a sua vida, fazendo-a evoluir. Manter uma carreira de sucesso num mercado tão competitivo como o atual não é tarefa das mais fáceis. Então, para se sobressair na profissão, deve-se ficar atento às oportunidades, aprender sobre diversas áreas, se especializar e atuar de forma a fazer diferença no mercado.

 

 

Carreira de sucesso

  1. Busque conhecimento prático. Uma boa formação técnica e acadêmica é fundamental, mas é preciso ter conhecimento geral: pesquisar sobre o mercado e as empresas, a cultura de outros países, política, artes, tecnologia etc. Esta visão mais abrangente sobre o mundo ajuda a embasar suas opiniões e melhorar sua capacidade de argumentação. Saber sobre finanças, gestão do tempo, marketing e vendas é importante para qualquer profissão e pode ajudar a melhorar sua produtividade, gerando oportunidades de trabalho e negócios.

  2. Foque no seu objetivo de carreira. Tenha um bom plano de carreira bem desenhado para que você possa traçar estratégias e metas a médio e longo prazo. Estabeleça deadlines para atingir seus objetivos porque, desta forma, você não se perderá no caminho. Saiba lidar com obstáculos e pressões do dia a dia, com calma e competência. E não tenha medo de dar uma reviravolta, caso fique insatisfeito com os rumos que sua carreira esteja tomando.

  3. Seja pró-ativo. Isso demonstra que você tem interesse real pela carreira e seus deveres e não vive na zona de conforto. Mostre que você se importa com os projetos dos quais faz parte e coloque-se como um profissional responsável, que se preocupa com entregas e prazos, assim como com a produtividade da equipe como um todo. Na medida do possível, antecipe soluções para os problemas futuros e se coloque à disposição para ajudar outros colaboradores.

  4. Contribua com outras áreas. A interdisciplinaridade facilita o seu trabalho. Processos e demandas pendentes podem ser melhorados se todos trabalharem como um time. O que muitas empresas buscam hoje em seus processos seletivos são pessoas versáteis com conhecimentos em várias áreas e capazes de desempenhar funções variadas. Por isso, aproveite todas as oportunidades de aprendizado que surgirem em sua carreira, seja realizando cursos e treinamentos, seja conversando com profissionais mais experientes.

  5. Mantenha boas relações. Um bom networking profissional é o canal para novas oportunidades e desafios dentro da empresa. Mas não só isso. Você precisa se relacionar com pessoas positivas, corajosas e solidárias para que essas virtudes te sirvam de inspiração. Caso contrário, esses relacionamentos poderão exercer influência negativa sobre você. Evite fofocas, comentários maldosos e não faça, nas redes sociais, críticas relacionadas ao seu trabalho ou gestor. Não se exponha também durante as confraternizações da empresa. Construa uma imagem profissional de credibilidade.

  6. Assuma as responsabilidades pelo sucesso ou fracasso. Em todas as hipóteses, você deve assumir a responsabilidade e refletir sobre as suas experiências. É isso que gera aprendizados e mudanças.

  7. Pense como vencedor. Você é capaz de conquistar qualquer posto que tenha como objetivo. Mude seus resultados, aprimore-se, aja como uma pessoa de sucesso. E tenha sempre em mente suas conquistas e resultados positivos.

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