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Home Office: Como manter a equipe engajada trabalhando de casa
Desde março, os brasileiros estão mergulhados nas incertezas e angústias de enfrentar a pandemia e as empresas vêm se desdobrando para adequar suas operações. Apesar da flexibilização do isolamento social, muitas continuarão adotando o home office integralmente ou fazendo rodízio entre trabalho presencial e remoto até que todos possam retornar ao trabalho em segurança.
2020 foi o ano em que o ambiente online se tornou a realidade na rotina de trabalho. As organizações tiveram que repensar suas culturas organizacionais e líderes precisaram adaptar processos internos. No entanto, o gerenciamento de colaboradores à distância continua com um desafio que vai além de oferecer os equipamentos necessários para trabalhar (notebooks, cadeiras ergonômicas e headsets).
A Avance-Authent acredita que só uma cultura digital saudável garante confiança para os funcionários reconhecerem erros no processo de trabalho e compartilharem insights capazes de aprimorar as operações. Confira alguns pontos cruciais de como exercer bem o papel de gestão à distância:
1) Organização
Plataformas de gestão de trabalho possibilitam que os colaboradores interajam de forma remota e são essenciais para uma boa prática do home office, pois garantem que as tarefas sejam distribuídas e que sua execução seja acompanhada pelos gestores.
Estes aplicativos organizam o trabalho em equipe através de cartões (boards) onde é permitido escrever comentários, adicionar links, salvar anexos e determinar prazos, podendo ser utilizados por empresas de diferentes áreas de atuação.
Neste momento em que estamos fora da normalidade, é importante que os planos de trabalho sejam adaptados, cabendo ao gestor avaliar a relevância de cada tarefa, quais são suas prioridades e o que pode ficar para depois.
2) Reuniões Online
Para manter a produtividade das equipes, crie uma rotina de comunicação com conversas de alinhamento. Seja claro sobre quais são as entregas, os prazos e a melhor forma de realizá-las. As videochamadas permitem ao gestor acompanhar o andamento do projeto e ter indicadores de desempenho individual.
Combine com os colaboradores para deixar a câmera ligada porque esta atitude aumenta a conexão entre os participantes da reunião online. 55% da nossa comunicação é não verbal, portanto, o vídeo pode ajudar na compreensão.
Metodologias ágeis usam reuniões regulares de grupos grandes, chamadas ”cerimônias”, e estruturam o trabalho em blocos rígidos de ciclo curto, chamados ”sprints”.
3) Empatia
A produtividade está ligada ao emocional dos colaboradores. Converse individualmente com cada funcionário, demonstrando empatia e escutando as dificuldades de adaptação da rotina de trabalho. Considere estratégias personalizadas, pois cada colaborador vive uma realidade diferente e encontrará a melhor forma de trabalhar para alcançar os resultados.
4) Transparência
Envolva o time todo na hora de definir as metas, contribuindo, assim, para o engajamento. Mostre os fluxos de trabalho com transparência. Quanto mais desenhado o processo, maior a produtividade. Caso seja necessário rever metodologias, dê a oportunidade para os colaboradores participarem e trazerem soluções inovadoras. Para diminuir o clima de incertezas, divulgue as tomadas de decisões e faça updates sobre a situação por qual a empresa está passando.
5) Senso de pertencimento
No trabalho presencial, há uma série de interações, como happy hours, cafés, reuniões semanais. Na medida do possível, tente adaptar estas situações para a realidade virtual, pois elas aproximam os membros da equipe e estimulem o senso de pertencimento.
6) Elogio
É imprescindível dar feedbacks para sua equipe. Reconheça as realizações, elogie e compartilhe a performance dos colaboradores, destacando as atitudes que levaram a pessoa alcançar o resultado positivo. Assim, é possível inspirar os outros a adotarem o mesmo comportamento.
A Avance-Authent acredita que respeitar e incentivar os colaboradores é fundamental para estabelecer boas relações e conquistar produtividade. Neste momento de instabilidade, cabe aos gestores ter empatia, transparência e organização para manterem suas equipes engajadas. A pandemia é uma oportunidade de aprendizado: as organizações podem se reinventar, enquanto os indivíduos podem se superar, tornando-se mais resilientes e aptos a enfrentar novos desafios.
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