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08/02/2022 - Recrutadores

O que é anywhere office? Saiba se sua empresa está preparada

Até antes do início da pandemia da Covid-19, quem trabalhava em home office uma ou duas vezes na semana era considerado privilegiado. Afinal, a cultura do trabalho presencial, dentro do escritório, era muito forte no nosso país. 

Com a chegada do coronavírus, o trabalho remoto se tornou bastante popular e foi discutido à exaustão com dicas para separar a vida pessoal e profissional dentro de casa, como se manter produtivo trabalhando à distância e como criar a cultura de entendimento que a eficácia deve ser medida pelo resultado conquistado e não pela quantidade de horas trabalhadas, além de questões como adaptações de rotina, saúde física e mental, entre outras pautas.

 

Agora, nos últimos tempos, surge uma nova denominação chamada anywhere office. Se com o home office entendemos que as pessoas transformam as próprias casas em seus escritórios, dando um passo em busca da flexibilidade, neste outro modelo, os colaboradores podem trabalhar de onde quiserem: na própria empresa, em casa, em um coworking, em um cybercafé, em um hotel ou em qualquer outro lugar do mundo.

 

O importante é ter um dispositivo para se conectar, remotamente, à empresa, aos colegas e ao ambiente digital de trabalho a partir de ferramentas de colaboração. A filosofia do anywhere office é simples: “trabalhar é uma atividade e não um lugar”.

 

Podemos ir mais além e dizer que este tipo de modelo é um conceito que fala sobre liberdade de escolha para os colaboradores equilibrarem as suas rotinas de acordo com as suas necessidades e vontades. É a criação de uma cultura organizacional mais livre, saudável e inovadora.

 

Qual vai ser o destino do seu home office?

 

Trabalhar à distância permite diferentes tipos de jornadas, alinhando-se com um universo profissional mais democrático. A tendência é que, no pós-pandemia, 30% dos trabalhadores irão desempenhar suas funções de casa e 70% passarão a trabalhar remotamente pelo menos cinco dias por mês.

 

Implementar o anywhere office é uma decisão que pode alterar toda a estrutura de uma instituição, mas que traz benefícios importantes na gestão da experiência humana, tais como: mais flexibilidade, aumento da produtividade, otimização do tempo dos funcionários, estímulo à criatividade e economia de recursos.

 

É preciso adequar a sua empresa à nova era. Será que ela está preparada?

 

  • Para que os funcionários acessem dados e arquivos em qualquer lugar de forma simultânea e coordenada, eles precisam estar disponíveis em algum software especializado e que proteja tanto os dados da empresa quanto dos colaboradores.

 

  • Regras de trabalho devem ser adaptadas, principalmente no que diz respeito aos horários. As rotinas são mais flexíveis e a decisão, dentro do que foi estabelecido pelos gestores, permitem que os funcionários trabalhem nos horários em que são mais produtivos.

 

  • A boa comunicação entre as equipes sempre foi fator importante, mesmo no modelo de trabalho presencial. No online, então, mais ainda! E-mails mais detalhados, videoconferências e áudios ajudam bastante nesse processo, assim como uma boa gestão de arquivos.

 

  • A cultura de confiança e colaboração entre as equipes é que permite que os processos realmente funcionem. Líderes capacitados para cuidar de equipes à distância, delegando com eficiência, motivação e engajamento ajudam a manter o time performando.

 

  • A convivência com outras pessoas é um fator importante para que a relação com o trabalho se mantenha saudável. Encontros presenciais, reuniões e usar o escritório para rever colegas para conversar, trocar ideias ou trabalhar de modo mais focado faz parte do modelo.

 

A Authent afirma: é tempo de pensar diferente! No Brasil, o anywhere office vem se popularizando entre as empresas mais inovadoras. Já não é hora de repensar o modelo de trabalho da sua organização?

 

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