- Home
- Blog
BLOG
Entenda o que é arquitetura de vaga
Você, provavelmente, já vivenciou uma entrevista de emprego onde o recrutador estimulou uma conversa não estruturada que parecia não estar avaliando o seu real potencial como candidato ou suas experiências profissionais pregressas.
A verdade é que muitas empresas ainda sentem dificuldade para realizar o recrutamento e seleção. E, como já abordamos em nosso blog, os prejuízos de um processo conduzido de forma errada são muitos, como:
⚠ Surgimento de custos com a demissão de um colaborador que não se adaptou;
⚠Alocação de recursos de tempo e dinheiro para novas contratações;
⚠ Perda de investimentos em treinamentos e capacitações.
Estratégias e conhecimento técnico são necessários para garantir contratações mais assertivas em que o profissional escolhido esteja alinhado à cultura organizacional da empresa e possua os pré-requisitos exigidos para o cargo em termos de comportamento e competência, como de experiência.
Uma destas estratégias é justamente a arquitetura da vaga, que ajuda a organização a aumentar a eficiência dos processos de recrutamento e seleção, reduzindo o custo e o tempo gastos com a contratação de colaboradores. Ela é realizada logo no início, na etapa de planejamento, após a identificação da necessidade de abrir uma nova vaga para aumentar o quadro de colaboradores ou substituir funcionário que foi desligado.
DEFINIÇÃO DE ARQUITETURA DE VAGA
É uma estratégia que, em um primeiro momento, define como posicionar a marca empregadora para, então, descrever a vaga de forma eficiente e capaz de atrair candidatos que tenham valores compatíveis com a empresa, área e gestor e sejam, realmente, capacitados para o cargo.
Em um segundo momento, a arquitetura de vaga estabelece quantas etapas terá o processo seletivo e qual a performance esperada do candidato ideal ao longo dos testes, assim como os critérios de corte de cada fase.
É muito importante que todos os envolvidos no processo de Recrutamento e Seleção, o gestor da área, o RH e a consultoria especializada que foi contratada foquem em delimitar de forma clara quais são as atribuições que o novo colaborador deve desempenhar e qual o perfil desejado para definir, antecipadamente, como ele se relacionará com o resto do time, o que cada integrante do quadro de colaboradores executará e qual é o organograma da empresa.
A arquitetura da vaga funciona como um norte que ajuda a estruturar os critérios de triagem, determinando as características procuradas nos candidatos que serão avaliadas por métodos, como: análise de currículos, testes de conhecimentos, dinâmicas de grupo, psicotestes, entrevistas. Ela também auxilia na definição dos indicadores que ajudarão no controle e monitoramento do processo de seleção.
A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO NO PROCESSO DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO
A comunicação é peça fundamental na hora de divulgar a oportunidade de trabalho para atrair talentos. Ela deve ser atraente e potente, mantendo os participantes engajados do início ao fim do processo, mesmo que não haja a contratação.
De acordo com a arquitetura da vaga, é preciso escolher os melhores canais de contato com possíveis candidatos, definir o nome da vaga e a descrição, além de alinhar internamente como serão os feedbacks dados aos candidatos dispensados e àqueles que passarem para as próximas etapas, a fim de transparecer a cultura da organização e seus valores.
A comunicação correta também pode trazer ações afirmativas em termos de diversidade que melhoram muito o employer branding e a produtividade da empresa.
Post relacionados
29/09/2022 - Serviços
25/07/2022 - Serviços
18/07/2022 - Serviços
Rua Machado Bittencourt, 205, sala 26
Vila Clementino - São Paulo / SP - CEP: 04044-904