- Home
- Blog
BLOG
LGPD e RH: Como a nova lei está transformando a rotina corporativaVA
Você já ouviu falar em LGPD? A sigla significa “Lei Geral de Proteção de Dados” e determina as regras para a utilização de dados pessoais no Brasil. A lei não se limita apenas ao uso dos dados online nem faz distinção de tamanho ou área de atuação da empresa. Ela se aplica a todas as organizações estabelecidas no país e também aquelas que oferecem serviços ao consumidor brasileiro ou coletam e tratam dados de pessoas localizadas no Brasil.
A LGPD não proíbe ou impede o uso de dados, mas estabelece a forma adequada e responsável para fazê-lo. Antes, era comum passarmos informações pessoais para determinada empresa que repassava, sem nossa ciência, para outras ou expunha em um banco de dados inseguro. Agora, estão proibidas e sujeitas a multa a coleta, o uso e o armazenamento de dados de qualquer pessoa sem o devido consentimento, bem como a utilização dessas informações para práticas abusivas.
MAS O QUE SÃO DADOS PESSOAIS?
Alguns podem pensar que são as informações que aparecem nos nossos documentos, como número de RG ou CPF, nome completo e endereço. Mas é considerado dado pessoal toda e qualquer informação sobre uma pessoa: o histórico de navegação do celular ou computador, conversas no WhatsApp, seus contatos telefônicos, senha do Wi-Fi da sua casa, endereço de IP do seu computador, além de hábitos e gostos. Até informações ligadas à atividade profissional, como e-mail corporativo, também são consideradas dados pessoais, apesar de serem de responsabilidade e propriedade da organização.
Além de regulamentar a coleta do dado, a LGPD também disciplina a transferência, armazenamento, acesso ou modificação dele. Sendo assim, qualquer informação sobre um funcionário, cliente ou fornecedor precisa estar de acordo com a lei, desde o CPF para cadastro no sistema da empresa, passando pelo processamento da folha de pagamento e exame de admissão.
LGPD E RH
Os gestores de RH são responsáveis pelo processamento e controle de dados pessoais dos colaboradores. Por isso, para que a área esteja de acordo com as diretrizes da LGPD, precisa se certificar quais informações estão sob sua responsabilidade, como serão armazenadas e protegidas enquanto o funcionário estiver ligado à empresa. Mas o trabalho não termina aí: a adequação à lei exige dos gestores de RH, a implementação de estratégias para a conscientização das equipes em relação às novas regras, avaliando se os colaboradores sabem como evitar vazamentos e se têm responsabilidade sobre as informações.
No entanto, a obrigação de adequar a empresa à LGPD não é apenas do RH. Jurídico, TI e profissionais de diversas áreas devem ser envolvidos na criação de um programa de privacidade e proteção de dados. Cada colaborador compreende quais atividades realizadas no seu dia a dia envolvem coleta, uso e guarda de dados pessoais. Então, é preciso diagnosticar situações de risco, mapeando os procedimentos para conhecer onde, quando e como são coletados os dados pessoais de clientes, fornecedores e colaboradores, além de descobrir onde e como eles são guardados (se há proteção com senhas e criptografia).
O programa de privacidade e proteção de dados da empresa deve reestruturar processos internos da empresa para que os funcionários realizem seu trabalho com segurança e eficiência, fazendo o uso responsável dos dados de forma contínua.
MEDIDAS QUE PODEM SER ADOTADAS PARA ESTAR EM CONFORMIDADE COM A LGPD
- Use senhas seguras com letras maiúsculas, números e símbolos. Se possível, utilize o duplo fator de Autenticação: SMS, mensagem, e-mail ou token que você tem que fornecer junto com a senha.
- Não compartilhe dados que você tem acesso no trabalho. A venda deles é ilegal e pode prejudicar tanto a sua organização quanto o colaborador e a pessoa que comprou!
- Não tire fotos ou compartilhe informações pessoais de clientes, parceiros ou outros funcionários.
- Certifique que as informações que está usando sobre alguém vieram de uma fonte segura e confiável. Nunca compre dados.
- Não acumule dados desnecessários. Se não vai precisar de uma determinada informação, não anote. Se já tiver anotado, apague.
- Informações armazenadas em documentos físicos devem ser guardadas em local seguro, como armários com cadeado, gavetas trancadas ou salas de acesso controlado.
- Cuidado ao abrir links ou arquivos enviados por e-mail ou WhatsApp. Certifique que vieram de uma fonte segura e se tiver dúvidas, consulte um suporte de TI.
A Avance-Authent é uma companhia que busca se atualizar e pesquisar as novidades para prestar o melhor e mais eficiente serviço de recrutamento e seleção. Nós prezamos pela ética, transparência e respeito aos nossos clientes, oferecemos conteúdos relevantes com o objetivo de ajudar nossos parceiros a aprimorarem seus processos internos.
Post relacionados
29/09/2022 - Serviços
25/07/2022 - Serviços
18/07/2022 - Serviços
Rua Machado Bittencourt, 205, sala 26
Vila Clementino - São Paulo / SP - CEP: 04044-904