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Como superar os momentos de crise?
O mundo corporativo é cheio de contratempos, com problemas relacionados às oscilações na economia mundial, planejamentos administrativos errados, parceiros sem ética e até mesmo quarentenas que impedem a rotina funcional das pessoas. São adversidades que podem levar meses para cessar e que nem sempre tem uma solução fácil e rápida. E o que fazer numa situação dessas? Tanto as empresas quanto os colaboradores se perguntam qual a melhor estratégia para vencer essa fase. Diante de circunstâncias desfavoráveis, a primeira coisa que pensamos é que tudo está perdido e não conseguimos enxergar soluções.
Por isso, a Avance-Authent elaborou uma relação de condutas e precauções para ajudar nossos clientes a superar os momentos de dificuldades e encará-los como períodos de muito aprendizado.
Para líderes e gestores:
1. Pare e respire. Agir com racionalidade é muito importante, pois ter uma crise de pânico não adianta em nada. Tomar decisões com as emoções à flor da pele, sem planejamento ou sustentadas em boatos aumenta a chance de termos um grande fracasso.
2. Estude detalhadamente a situação e procure tomar providências para reduzir os prejuízos como: perda de clientes, cancelamento de contratos com fornecedores, demissões e até falência.
3. Em tempos difíceis, o planejamento das empresas deve levar em conta as seguintes orientações:
a) Verificar quais compromissos são mais urgentes e focar naquilo que é possível controlar, além de dimensionar os efeitos da crise sobre o negócio.
b) Não adianta ficar pensando que acontecerá um milagre e tudo se resolverá num passe de mágica. É necessário agilidade em analisar a situação, identificar o que precisa ser feito e tomar rapidamente as decisões essenciais para manter a saúde da empresa.
c) Economizar, reduzindo custos e estoques, diminuindo a estrutura, negociando e alongando prazos de dívidas, buscando oportunidades de crédito com menores taxas, para assim, evitar ao máximo demissões, pois não é hora de perder talentos.
d) Elevar a autoestima de todos é uma iniciativa urgente para a sobrevivência dos negócios. A motivação é determinante para o crescimento empresarial e manter uma equipe entusiasmada, apesar de ser um grande desafio num momento de instabilidade, é uma das chaves para sair mais rápido do problema.
e) Descobrir formas de se diferenciar dos concorrentes, criando alternativas inovadoras para se destacar no mercado e atrair novos recursos para a manutenção da empresa. Fortalecer parcerias com outras empresas também é importante se for com o objetivo de conquistar novos clientes para ambas.
f) Aprender com a crise e criar um bom plano de negócios, o qual deverá prever ações em períodos de estagnação, ou seja, daqui para frente, funciona aquela velha máxima: “é melhor prevenir do que remediar”.
Para colaboradores:
O impacto de uma crise atinge as empresas e, consequentemente, seus funcionários. Sendo assim, os colaboradores devem ter em mente as seguintes diretrizes:
1. Após superar o medo e o pessimismo inicial, estabeleça um plano de metas semanal para conseguir ajudar sua equipe a ultrapassar os problemas decorrentes da crise. Organização neste momento será determinante para que o trabalho seja cumprido.
2. É hora de perder a timidez e tomar iniciativa para apresentar aquela ideia criativa que pode gerar lucro ou solucionar um problema da empresa.
3. Também é um ótimo momento para conversar com seus superiores e mostrar que pode ser aproveitado em outros setores. Coloque em prática aptidões e exponha outras competências que podem contribuir para a empresa superar esses tempos conturbados.
4. Caso perceba que uma demissão está em curso, converse com seus familiares e planeje sua vida financeira: corte custos supérfluos, renegocie dívidas e priorize as despesas obrigatórias. Além disso, atualize seu currículo, faça pesquisas em sites de empregos e veja se alguém com quem trabalha poderia dar uma boa referência dos seus serviços.
5. Visualize o fim da crise e como será sua vida depois que tudo passar. Nada é eterno, portanto, é importante manter o otimismo e criar boas expectativas em relação ao futuro, isto ajudará a manter o foco para solucionar as dificuldades.
A Avance-Authent tem como princípio a valorização do capital humano e, em um momento de crise, preconiza que se deve sempre agir com responsabilidade a fim de preservar as equipes nas empresas.
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