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4 passos para desenvolver um bom líder
Liderança é um talento nato? Descubra estratégias para “criar” um bom líder dentro da sua equipe.
Contar com um bom líder dentro da sua empresa é, com certeza, uma chave para o sucesso de seus resultados e para a diminuição do turnover.
Isso porque um bom líder consegue planejar bem, controlar e estipular prazos, além de engajar a equipe e manter seus colaboradores motivados.
Em suma: o bom líder é aquele capaz de gerir de forma eficaz os processos e, principalmente, as pessoas. Afinal, a tarefa fundamental de uma liderança competente é saber delegar os profissionais de sua área e promover um bom relacionamento interno entre colegas e entre funcionário e gestor.
É importante lembrar que nem todo bom profissional operacional se sairá bem “de cara” em um cargo de liderança. Por isso, se a sua empresa possui um plano de carreira, é fundamental dar margem de crescimento para esses profissionais com cargos em diferentes níveis (júnior, pleno e sênior ou I, II e III), a fim de conseguir, dentro de um intervalo maior de tempo, desenvolver esse futuro líder.
Embora muita gente acredite que o perfil de liderança é um talento nato, alguns especialistas garantem que tudo é uma questão de prática, e que qualquer profissional disposto a crescer e se aperfeiçoar também como pessoa e com grande capacidade de aprendizado, pode se tornar um bom gestor.
Mas, afinal, quais são as principais características de um bom líder?
– Ética;
– Proatividade;
– Disposição para aprender;
– Empatia;
– Respeito.
Muitas outras características podem estar na lista de uma pessoa que se sairá bem em um cargo de liderança, mas essas, sem dúvidas, estão no topo da maioria das listas.
Ser um bom ouvinte e um bom comunicador também é importante para alcançar sucesso na gestão de equipes, já que o diálogo é fundamental para demandar os colaboradores e lidar com eles de forma clara e objetiva.
E como é possível desenvolver alguém para ser um bom líder?
1. Ofereça treinamentos
Ofereça treinamentos, workshops, palestras e a participação em eventos externos a seus líderes. Além disso, também incentive a realização de cursos de aperfeiçoamento e atualização.
Essas são formas de ampliar sua capacidade de obter novos conhecimentos e fazer com que ele enxergue que sempre há algo que se possa aprender com o outro.
2. Inclua o profissional em execuções reais
Nada melhor para se aperfeiçoar em determinadas funções do que a prática. Por isso, que tal incluir o potencial líder em reuniões de resoluções de problemas diários (não somente de sua própria área)?
Além de poder observar sua criatividade e agilidade de raciocínio, ainda é possível exercitar seu relacionamento interpessoal com os demais líderes e promover a troca de conhecimento mútuo.
Você também pode incentivar a participação dele em diferentes atividades dentro da empresa e na condução de reuniões internas, para melhorar sua capacidade de comunicação.
3. Oriente sobre condutas e defina objetivos
Informe sobre as normas de ética e conduta da empresa, garantindo que o líder esteja ciente de como se comportar e como avaliar os colaboradores que estão sob sua responsabilidade.
Também deixe clara a necessidade de manter organizados dados e documentos, não só para garantir o histórico de atividades do setor, como também para estar bem informado sobre o andamento dos processos e das demandas de cada cliente, melhorando a gestão de tarefas.
Por fim, defina metas e objetivos junto ao potencial líder, assim ele poderá idealizar e colocar em prática ações de curto, médio e longo prazo.
4. Trabalhe suas limitações
Acompanhe de perto o potencial líder e mantenha um canal aberto para corrigir atividades e posturas, sempre que necessário, como em uma espécie “adaptação” contínua.
Conheça os atributos, mas, principalmente, as limitações de seus líderes, para conseguir trabalhá-las de forma individual, conquistando melhores performances.
Se você quer garantir que suas lideranças atuem com êxito, os passos acima são imprescindíveis. Afinal, a presença de bons líderes na empresa vai muito além da contratação de profissionais com um bom currículo e experiência em cargos de gestão.
De qualquer forma, conseguir recrutar grandes talentos do mercado pode ajudar (e muito!) a ter líderes experientes em sua equipe.
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